Adolescentes do Ceip de Gurupi confeccionam blocos de anotações com materiais reutilizáveis

Segundo o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) todas as instituições que atuam com medida socioeducativa devem seguir políticas que auxiliem no desenvolvimento do adolescente. Cumprindo essas recomendações, o Centro de Internação Provisória de Gurupi (Ceip Gurupi) realizou oficina de produção de blocos de anotações com os adolescentes sob o auxílio da equipe técnica da unidade, proporcionando bem estar e saúde mental aos socioeducandos e contribuindo para seu processo de ressocialização.

Para realização da oficina e confecção dos blocos de anotações foram reutilizados papéis usados pela administração da instituição. Vale destacar que as capas dos blocos foram produzidas em comemoração as festas juninas, com ilustrações de personagens nordestinos como Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga e parte do folclore brasileiro. Todos os blocos serão distribuídos entre os setores da unidade

O pedagogo do Ceip Gurupi, Geraldo Silva, contou que dois adolescentes participaram da atividade, e que é conciliada com as tarefas escolares para que uma ação complemente a outra. “Quando realizamos essa atividade percebemos o bem estar do socioeducando e reconhecemos que essa ação funciona como uma terapia ocupacional, beneficiando no seu processo de ressocialização”, ressaltou o pedagogo.

Para o socioeducando, K. R. A, 17 anos, participar de oficinas como a de confecção de blocos de anotações é um momento de desenvolver habilidades sociais que auxiliarão no seu crescimento pessoal. “O tempo que passamos na produção dos blocos é muito bom porque conseguimos conversar, nos abrir mais uns com os outros, é um momento de distração”, comentou.

O chefe do Centro de Internação Provisória de Gurupi, Marcos Gonzaga, fala que esse tipo de atividade contribui para o socialização do adolescente dentro da unidade, melhora sua relação com seus colegas e com os agentes, ou seja, traz mais tranquilidade para sua própria saúde mental.

“Na aplicação de medidas socioeducativas, o papel da unidade é de orientar o adolescente na redescoberta de seus valores, direitos e deveres, trabalhando em forma de projetos significativos para sua vida e elevando sua autoestima. Com esse trabalho, e vários outros, a unidade busca reescrever a história desses adolescentes”, comentou Marcos Gonzaga.

Fonte: Secretaria da Cidadania e Justiça

Bloco de anotações serão distribuídos internamente entre os setores do Ceip
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?