Assentamento Capivara recebe a 2ª edição da Caravana da Saúde

Assistencialismo. É essa a marca da gestão do prefeito Joaquim Maia em todas as áreas de sua administração. A prática chegou ao Projeto de Assentamento Capivara através da 2ª edição da Caravana da Saúde. O local fica na zona rural do Distrito de Luzimangues. Cerca de 400 pessoas foram atendidas pelo Programa, num total de 48 famílias. Houve também atendimento de saúde animal. A ação aconteceu na última sexta-feira, 24, na Escola Municipal Eulina Braga.

A ação levou ao alcance da comunidade local, inúmeros serviços de saúde, desde atendimentos médicos, odontológicos, de assistência social, a testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. O trabalho preventivo foi o carro-chefe da iniciativa.

O programa foi idealizado pelo prefeito Joaquim Maia em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, comandada pela secretária Anna Crystina.

“Levamos uma equipe multidisciplinar para atender crianças, adultos, jovens, idosos e gestantes, com atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, pra atenderem as necessidades de cada pessoa”, disse Anna Crystina.

Ao mesmo tempo, os profissionais ofertavam ações de prevenção e promoção da saúde, se dividindo no atendimento, tirando o foco das doenças e trabalhando a prevenção e o cuidado com a saúde.

Para o diretor da Escola Municipal Eulina Braga, Adailton Teixeira, “a Caravana traz esperança de vida para os moradores do assentamento. Muitos têm dificuldade de acesso aos serviços básicos, e esta grande ação vem pra amenizar esse problema. Os pais e alunos da escola igualmente foram favorecidos pela iniciativa”, observou o Diretor.

Os moradores de chácaras vizinhas ao assentamento e suas famílias também foram beneficiados com os atendimentos. É caso do senhor Lucimar dos Santos que foi com a família e outros chacareiros. “Até atividades para nossas crianças, teve. Obrigada a todos os envolvidos nessa grande ação”, ressaltou o morador.

O vice-prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, destacou que a Caravana da Saúde está em sua 18ª edição, desde que começou, em 2017. “Um comprometimento da gestão municipal em trazer qualidade de saúde para todos, sem exceção, com um atendimento totalmente humanizado. Nesta edição, os animais também foram atendidos e vacinados”, ressalvou Ronivon.

Dona Clara de Castro, que estava com suspeita de Catarata, passou pela avaliação ocular (através da escala de Snellen), e saiu satisfeita. Os olhos estão saudáveis. A idosa também foi vacinada.

Atendimentos

·         Atendimento médico com Clínico Geral

·         Atendimento médico com Pediatra

·         Atendimento de Enfermagem

·         Atendimento Odontológico         

·         Atendimento Psicológico

·         Atendimento com Assistente Social 

·         Teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites Virais

·         Teste de Glicemia

·         Aferição de pressão arterial

·         Imunização (todas as vacinas) e Campanha Influenza

·         Distribuição de medicamentos (com receitas médicas)

·         Antropometria /IMC

·         Avaliação de Tracoma

·         Avaliação Ocular (através da escala de Snellen)

·         Acompanhamento das Condicionalidades do Programa Bolsa Família       

·         Dinâmica Educativa com crianças/pintura facial                                

·         Promoção e prevenção com palestras sobre a Semana do Bebê, incluindo PSE com vários temas e orientações. Entrega de folders, preservativos e insumos de prevenção.

Fonte:  Jornalista Umbelina Costa

Fotos e vídeo: Léo Cândido
Fotos e vídeo: Léo Cândido
Fotos e vídeo: Léo Cândido
Fotos e vídeo: Léo Cândido
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?