Cinco UBSs de Porto Nacional receberam do IFTO 370 litros de álcool 70%

Com uma iniciativa louvável, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Porto Nacional, doou 370 litros de álcool 70% para cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município – Maria Lopes (setor Imperial), Nana Prado (Jardim Municipal), Ceiça (Centro), Vila Nova 1 (Vila Nova) e Brigadeiro Eduardo Gomes (setor Brigadeiro Eduardo Gomes). As doações foram entregues primeiro na UBS Ceiça, para depois serem redistribuídas. No total foram produzidos 20 mil litros do produto. Cerca de 22 mil frascos, 20 mil de 500 ml e 2 mil de 5 l já estão sendo distribuídos nas Unidades de Saúde e hospitais do Tocantins.

Para a diretora de Atenção Básica do Município, Patrícia Rodrigues, “a ação foi muito otimista para a população e, também, para os profissionais de saúde, na prevenção não só do novo Coronavírus, como de outras doenças. O profissional protegido, protege a comunidade. O álcool 70% é uma agente antiinfeccioso que elimina com maior rapidez vírus e bactérias. O produto continua escasso no mercado, sem contar no super faturamento de empresas e indústrias. Somos gratos por esse benefício grandioso”, disse.

 

WhatsApp Image 2020 06 23 at 14.35.13 1

Equipe da UBS Nana Prado, no Jardim Municipal

 

O álcool sanitizante foi produzido pelo IFTO em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Para a realização do projeto foi disponibilizado um orçamento de R$ 150 mil reais. Os produtos estão sendo entregues gratuitamente, por todas as unidades do IFTO, em articulação com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

“Neste momento tão difícil, o IFTO cumpre seu papel social, com servidores e estudantes das mais diversas áreas, utilizando do conhecimento técnico-científico, para atender demandas urgentes da sociedade”, destacou o professor Luís Henrique Bembo, coordenador do projeto.

O gel sanitizante de álcool etílico apresenta uma textura intermediária entre o álcool líquido e o álcool em gel tradicional. Vale destacar que é um produto recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A produção e a distribuição do produto estão sendo realizadas com atendimento aos procedimentos de notificação aos órgão competentes, de segurança e prevenção, nos termos recomendados pela OMS. Cinco unidades do IFTO estão envolvidas diretamente nessa ação, são elas: Araguaína, Araguatins, Gurupi, Palmas e Paraíso do Tocantins.

 

WhatsApp Image 2020 06 23 at 14.35.32

Equipe da UBS Vila Nova 1

 

Cabe reforçar que muitas áreas do IFTO colaboraram para o êxito e a agilidade dessa ação, desde a Pró-Reitoria de Administração (Proad), no processo de aquisição, até o envolvimento de técnicos em laboratórios, docentes e técnico-administrativos em educação. Além disso, outros servidores e unidades colaboraram com o projeto, a exemplo de Porto Nacional e de Lagoa da Confusão, que integraram as equipes de produção do gel sanitizante.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi) atuou como parceira na coordenação desse planejamento. Este é um dos projetos desenvolvidos, no âmbito do IFTO, para enfrentamento à pandemia do Coronavírus. Atualmente existe um Edital, com financiamento próprio, para fomentar projetos de pesquisa, inovação e extensão tecnológica, que apresentem soluções de combate ao atual surto.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-04-01 at 09.34.52
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?