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ENTRETENIMENTO

Como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital de forma eficiente e potencializar o atendimento aos clientes?  

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Como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital de forma eficiente e potencializar o atendimento aos clientes?

Em um cenário no qual,  pelo menos 74% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com marcas e 54% já compraram alguma coisa pelo app segundo a pesquisa Mensageria no Brasil e 2 bilhões de pessoas usam a ferramenta no mundo inteiro, de acordo com a própria empresa, entender essas estratégias é fundamental.

Pare e pense: enquanto consumidor e empresário, você consegue fugir do WhatsApp para se comunicar com seus clientes e parceiros de negócios?

Se a resposta é não, está mais do que na hora de aprender como criar uma conta comercial no WhatsApp Business e utilizar os recursos  do serviço para transformar seus contatos em oportunidades.

Afinal, como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital e por que é importante fazer isso? Quais são os recursos que o WhatsApp Business oferece para as empresas divulgarem seus produtos ou serviços? Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business?

Caso você tenha essas dúvidas, amigo (a) empreendedor (a), esse artigo é para você. Ao longo do conteúdo vamos explorar dicas práticas para te ajudar a melhorar a comunicação do seu negócio com WhatsApp Business. Leia mais!

Como criar uma conta comercial no WhatsApp Business?

Como criar uma conta comercial no WhatsApp Business? É preciso pagar para usar o aplicativo com funcionalidades exclusivas? É preciso ter CNPJ para utilizar a ferramenta?

A criação da conta comercial no WhatsApp para negócios pode ser mais simples do que você imagina. O aplicativo é gratuito, não precisa de CNPJ (apenas um segundo chip) e está disponível para os sistema Android  e IOS, na Google Play Store e App Store.

Baixou o aplicativo? Hora de configurar sua conta comercial no WhatsApp. Veja o passo a passo abaixo:

  1. Após baixar o aplicativo, você precisa aceitar os termos e condições de uso do aplicativo;
  2. Em seguida, é preciso inserir seu número de telefone comercial e confirmar o cadastro por SMS. Você pode usar um número de celular ou um número fixo. Caso escolha a segunda opção, a ativação do cadastro deve ser feita a partir do botão ‘me ligue’;
  3. Tudo certo? Hora de configurar o perfil da sua empresa. Na aba configurações da empresa, selecione a aba perfil e insira as seguintes informações:
  • Nome e foto de exibição;
  • Segmento da empresa;
  • Endereço comercial;
  • Horário de atendimento;
  • E-mail;
  • Site;
  • Mensagem de status.

Agora que você já tem uma conta comercial no WhatsApp Business, é muito  importante entender na prática o que dá para fazer com essa ferramenta e quais os recursos que podem torná-la uma poderosa estratégia de relacionamento, comunicação e vendas!

Vamos lá?

Quais são os recursos exclusivos do WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um software que surgiu com a proposta de facilitar a comunicação empresarial.

Agilidade. Essa é a palavra que define o que qualquer cliente espera ao entrar em contato com uma empresa com o objetivo de fazer uma compra ou solucionar um problema. Neste cenário, o WhatsApp é a ferramenta perfeita para descomplicar a vida e fortalecer a comunicação com seus clientes.

O aplicativo oferece recursos exclusivos para quem tem uma conta comercial. Ou seja, com o WhatsApp Business você pode:

  • Criar um catálogo comercial para mostrar seus produtos para os clientes;
  • Configurar respostas automáticas para agilizar o primeiro contato com o cliente;
  • Mostrar o site, o endereço e outras informações da sua empresa;
  • Analisar métricas de atendimento;
  • Classificar suas conversas com os clientes a partir de etiquetas e encontrá-las facilmente quando for necessário.

Gostou? Veja como usar essas funcionalidades na prática!

Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business

Aprender como criar um  catálogo de produtos no WhatsApp Business  é uma excelente estratégia de marketing digital para mostrar seus produtos de forma assertiva para o cliente.

 

 

O catálogo de produtos do WhatsApp Business é basicamente  uma vitrine virtual, que facilita a comunicação e te ajuda a organizar as informações de forma objetiva e atraente. Chega de trocar mil arquivos de fotos com o cliente e encher a memória do celular. Se identificou?

Veja como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business com o tutorial abaixo!

  1. Acesse o menu configurações, em seguida, clique na aba configurações da sua empresa;
  2. Selecione a opção catálogo, localizada abaixo do menu perfil comercial;
  3. Clique em adicionar um produto ou serviço;
  4. Insira as fotos do seu produto e preencha a descrição com informações de preço, nome do produto e destaques;
  5. Pronto. Para adicionar mais produtos, é só repetir o processo. Simples, viu só?

Dica extra: para criar um catálogo atraente, invista em fotos de qualidade e capriche na descrição dos produtos. Faça o exercício de se colocar no lugar da persona do seu negócio: o que ela gostaria de encontrar em um catálogo? O ditado pode parecer clichê, mas a primeira impressão realmente pode ficar!

Dicas para agilizar o atendimento com o WhatsApp Business

Por ser um canal de troca de mensagens entre o cliente e a empresa, o WhatsApp Business oferece uma série de recursos que podem e devem ser explorados a favor da sua estratégia. Abaixo, descrevemos algumas possibilidades.

Use o recurso das mensagens automáticas

No menu “Configurações da empresa”, é possível personalizar mensagens para situações diversas como: mensagem de ausência, mensagem automática para envio aos clientes caso você esteja offline, mensagem de saudação para novos clientes e respostas favoritas.

O próprio WhatsApp Business já conta com algumas sugestões, mas é possível alterar o texto, configurar os horários de envio das mensagens. No caso das mensagens favoritas, você pode criar vários atalhos  e inserir novas mensagens a partir das configurações.

Classifique suas conversas com etiquetas

Como não perder as mensagens durante as inúmeras conversas que podem ser iniciadas no WhatsApp Business, é possível?

Para a alegria das equipes de atendimento, é sim. Ao contrário do WhatsApp tradicional, a conta comercial do aplicativo permite que você  adicione rótulos e etiquetas coloridas nas conversas e grupos.

Essa funcionalidade também pode ser ativada no menu de configurações e o WhatsApp Business já conta com 5 etiquetas iniciais.

Digamos que você precisa classificar as conversas de novos clientes, pedidos entregues ou pagamento pendente e precisa transferir esses dados para uma planilha.

Com as etiquetas do WhatsApp Business, essa tarefa fica muito menos complicada. Basta selecionar as mensagens, clicar no símbolo de etiqueta que fica na parte superior e selecionar quais etiquetas se encaixam no caso do seu cliente.

Ao usar  essas dicas, você terá uma estratégia muito mais organizada e dificilmente se esquecerá de um caso específico do cliente.

 

 

Fonte: https://nerdweb.com.br/noticias/2020/09/como-usar-o-whatsapp-em-estrategias-de-marketing-digital.html

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Empreendedorismo

Afinal, por que a identidade visual de uma empresa é tão necessária?

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Afinal, por que a identidade visual de uma empresa é tão necessária?

Em um mercado cada vez mais competitivo, a identidade visual se tornou um dos elementos responsáveis por impactar novos compradores e manter o […]

Em um mercado cada vez mais competitivo, a identidade visual se tornou um dos elementos responsáveis por impactar novos compradores e manter o empreendimento bem posicionado. Afinal, isso permite que a sua organização seja mais atraente e demonstre mais profissionalismo sob o ponto de vista de seus parceiros e consumidores, aumentando, assim, a credibilidade e a confiabilidade na sua marca.

Para que você saiba mais sobre o assunto, abordaremos, neste artigo, a relevância de criar uma identidade visual de uma empresa no meio online e como ela ajuda o e-commerce a aumentar as suas vendas. Continue a leitura e confira!

O que é a identidade visual de uma empresa?

De forma simples, a identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos, sobretudo gráficos, que é planejado para caracterizar os valores e ideias do negócio e apresentá-los ao cliente. Ela é um importante elemento na construção da marca de uma empresa, a famosa “cara da marca” e que geram empatia e identificação aos clientes.

Logotipo, tipografia, cores, cartões de visita, imagens, ícones e flyers são alguns dos elementos que fazem parte do ambiente de um e-commerce e que compõe a sua identidade visual. No comércio virtual, é fundamental que o empreendedor pense em algo personalizado, com tipografia e cores adequadas.

Por que é tão importante ter uma identidade visual adequada?

Além de facilitar a identificação da organização nas mais diversas localidades, criar uma identidade gráfica marcante e versátil contribui para transmitir confiança e estabilidade ao consumidor. Um ótimo exemplo disso é o clássico rótulo vermelho com tipografia branca da Coca-Cola — reconhecível em qualquer lugar do mundo e uma marca que ajuda a gerar muitas vendas à empresa.

Em resumo, a identidade visual é importante para:

  • ampliar a reputação da organização e dos seus produtos ou serviços;
  • aumentar a confiabilidade da marca entre os parceiros e consumidores;
  • melhorar a reputação da empresa;
  • destacar-se da concorrência;
  • elaborar campanhas de marketing e fazer com que se tornem reconhecidas;
  • vender novos produtos.

Como ela ajuda a aumentar as vendas?

Os fatores da identidade visual do negócio impactam diretamente nas vendas. Isso porque ela influencia a decisão de compra do consumidor. Quando um cliente se depara com um site moderno, organizado e atraente, ele experimenta novas sensações e sente vontade de retornar, tornando-se fiel à marca.

De modo geral, as suas vendas dependem da sua marca e o seu negócio de como você o apresenta no mercado aos consumidores. Portanto, uma identidade visual bem elaborada permite atrair cada vez mais clientes.

Como criar uma identidade visual?

A essa altura você já deve estar se perguntando como criar uma identidade visual de qualidade, já que ela pode melhorar consideravelmente o seu negócio, não é mesmo? Confira, a seguir, algumas dicas que o ajudarão a criar uma identidade visual para o seu e-commerce.

Tenha um nome de impacto

Criar o nome da empresa é o primeiro passo para o sucesso. Afinal, ele é um importante elemento para promovê-la, ajudando a destacar as suas mercadorias e serviços daqueles idênticos oferecidos pela concorrência.

Quando o nome da sua empresa chama a atenção dos clientes pela criatividade, fica mais fácil de lembrá-lo, aumentando, assim, as vendas por impulso.

Crie uma relação emocional

De nada adianta ter um produto inovador e o melhor site de vendas da internet se a empresa não se conecta emocionalmente com o público.

A identidade visual da empresa, na maioria das vezes, transmite essa sensação às pessoas, criando uma conexão com o consumidor. Por exemplo, quando alguém se refere à Apple, você imediatamente pensa em produtos com alta qualidade, inovação, prestígio e layout diferenciado.

Ao criar sua identidade visual tenha em mente como ela afetará as pessoas e como seus futuros clientes se apropriarão dela.

Considere o design

Não se esqueça que, no mundo do design, menos é mais. Portanto, procure desenvolver uma imagem simples e fácil de reproduzir em vários tamanhos e tipografias adequadas.

Para lojas virtuais, o design deve seguir um padrão definido, capaz de transmitir a mensagem que sua empresa quer passar. É a harmonia do design que o ajudará a decidir os conceitos estéticos da sua marca.

Pesquise a concorrência

Focar apenas no seu negócio é correr olhando para o chão. É necessário conhecer o que já foi feito pelas marcas que compartilham produtos e serviços semelhantes ao que você está criando. Isso poderá ajudar a excluir algumas ideais parecidas e criar identidade visuais melhores para se destacar no mercado.

Domine a psicologia das cores

Ter domínio sobre as cores e criar diversidades na hora de produzir a identidade visual da sua empresa é uma das atividades mais importantes e com maior representatividade comercial.

As cores são fundamentais em qualquer área, e cada uma delas desperta uma sensação específica em quem as vê. Por isso, é importante conhecer bem os significados transmitidos por cada uma antes de escolher qual usar, isso tudo conforme o seu público-alvo e sua área de atuação.

Faça o brainstorming

Embora seja um termo associado ao mundo publicitário, o brainstorming, traduzido como “tempestade de ideias”, consiste em levantar ideias para solucionar problemas ou criar coisas novas. No contexto da identidade visual, ele é essencial para encontrar possíveis modelos de marcas e saídas visuais que reflitam os interesses e posicionamentos da sua empresa diante do seu público.

Vale destacar que, na maioria das vezes, contratar um profissional ou uma empresa especializada para planejar e desenvolver o processo é a melhor opção para atender às suas necessidades, visto que ele realizará a tarefa com o menor tempo, menos burocracia e maior qualidade.

Lembre-se de que não dá para ser diferente se você pensar igual a todo mundo. Portanto, se a intenção é se destacar no mercado, a inovação é crucial na hora de criar uma identidade visual. Esteja sempre atento às tendências do marketing digital para não perder oportunidades de projetar a sua loja virtual. E lembre-se que se você não tem conhecimento o suficiente para desenvolver sua marca, procure um profissional da área!

 

 

Fonte: Afinal, por que a identidade visual de uma empresa é tão necessária? – TecnoTriks

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Empreendedorismo

TikTok lança legendas automáticas e novo editor de vídeo voltado para marcas

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TikTok lança legendas automáticas e novo editor de vídeo voltado para marcas

Ontem a plataforma fez o anúncio oficial de que criadores agora poderão ativar a geração automática de legendas (transcrição) em seus clipes.

O TikTok explica: “As legendas automáticas [Auto captions] geram legendas, permitindo que os espectadores leiam ou ouçam o conteúdo. Conforme os criadores criam o conteúdo, eles podem selecionar as legendas automáticas na página de edição depois de enviar ou gravar um vídeo para que o texto seja automaticamente transcrito e exibido em seus vídeos”.

O recurso conta ainda com uma opção bastante relevante: criadores têm a capacidade de editar as legendas geradas automaticamente para seus clipes, o que ajuda a manter a qualidade da transcrição.

Uma vez que as legendas são ativadas, elas aparecem sobrepostas ao vídeo por padrão, mas os usuários que preferirem, podem desativá-las em suas opções de reprodução.

Pesquisas mostraram que as legendas podem ajudar a aumentar o tempo de visualização e aumentar a capacidade de resposta, ao mesmo tempo que adiciona outra consideração às opções de apresentação e ajudará a abrir o aplicativo para mais usuários.

Anúncio da empresa:Introducing auto captions

Além disso, outro lançamento recente do TikTok é um novo editor de vídeos, projetado para ajudar os profissionais de marketing a criar videoclipes de aparência nativa e mais eficazes para seus canais:

“O TikTok Video Editor é um editor inteligente on-line que dá aos anunciantes acesso a um conjunto de recursos de edição no estilo TikTok. Ele permite que você produza conteúdo com sensação nativa com elementos do estilo TikTok, incluindo música popular, fontes, cores e muito mais . Você pode facilmente adicionar legendas personalizadas, recursos de corte e cenas de corte exatamente como você deseja em instantes”.

O editor também possibilita a remoção de objetos do videoclipe e dividir e alterar o volume de suas faixas de áudio. E talvez o mais importante: cortar o vídeo para ajustá-los à proporção correta.

A relevância dessa ferramenta, de acordo com a própria empresa: “O TikTok mudou [a criação de vídeo], não apenas por fornecer ferramentas intuitivas de filmagem e edição no aplicativo – onde qualquer um pode produzir um TikTok facilmente no momento, com apenas alguns toques – mas também por meio da cultura única gerada por nossa comunidade, onde a autenticidade simples é valorizada sobre a perfeição”.

Ou seja, alinhar suas promoções com a cultura do aplicativo é a melhor forma de ter uma resposta dentro do TikTok.

Anúncio da empresa: Introducing TikTok Video Editor: Easily create native video ads in your browser (com um passo a passo de utilização da ferramenta)

 

Fonte: – TecnoTriks

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Porque a presença digital é importante para sua empresa

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Porque a presença digital é importante para sua empresa

A internet transformou nossa vida, começando com a nossa forma de se informar, nossa forma de nos relacionar e nossa forma de consumir. Isso é tão fácil de observar, que eu te pergunto: quando você precisa checar alguma informação, o que você faz?

Procura no Google, certo?

Para você ter uma perspectiva ainda maior… De acordo com uma pesquisa feita em parceria pela Hubspot e We Are Social, são mais de 139 milhões de pessoas que têm contato com a internet no Brasil.

Isso representa uma penetração de 66% em um país formado por mais de 210 milhões de pessoas.

Se conseguimos observar essas mudanças no nosso dia a dia, então devemos nos perguntar: e o dia a dia das empresas? Como a internet mudou isso?

Bem, as empresas tiveram que acompanhar a movimentação da sociedade e precisaram adotar novas ferramentas, canais e formatos.

E a presença digital de uma marca se tornou condição essencial para que empresas possam garantir cada vez mais clientes e fechem muito mais negócios, sem precisar de investimentos em materiais físicos ou deslocamento de pessoal para divulgar seus produtos.

Para garantir a presença digital da sua empresa e a relevância no mundo online para atrair atenção de potenciais clientes e ter a sua marca lembrada na hora de uma compra ou indicação de serviços, existem uma gama de ferramentas que podem ser utilizadas.

Parte importante de fazer negócios atualmente é conhecer essas plataformas ou ferramentas para conseguir se comunicar de maneira efetiva com o seu público-alvo ou personas.

Se você já tem esse conhecimento em mãos, tem uma facilidade muito maior de planejar quais usar e em que momento entrar em contato com o cliente. Dessa forma, seu contato não vai parecer uma coisa invasiva e vai respeitar o timing do seu cliente.

Para você ter uma presença digital relevante, você tem que ter:

  • Site informativo da sua empresa;
  • Cadastro no Google Meu Negócio;
  • Presença nas principais Redes Sociais;

 

Site

Um dos primeiros passos para começar a marcar presença online é desenvolver um site sobre a sua empresa, destacando os principais serviços ou produtos e contando um pouco sobre o que é feito no seu estabelecimento.

Mesmo que você não tenha um comércio eletrônico, não faça vendas pela internet, é mais fácil dos clientes encontrarem o seu negócio se ele estiver disponível no mundo digital e puder ser encontrado a partir de uma busca.

O site pode servir como um grande portfólio da empresa, indicando casos de sucesso, trabalhos já realizados, quais são os clientes atendidos e também informações úteis sobre os produtos e serviços ofertados.

Crie um site que seja fácil de navegar, otimizado para SEO, com belas imagens ilustrativas e que gere valor para todos que acessarem.

Redes Sociais

Poucos lugares proporcionam tanto uma interação entre pessoas com as marcas, quanto as redes sociais. Elas são canais que foram criados com o propósito de comunicar, influenciar e dialogar.

Por isso, ter uma página nas principais redes sociais onde seu público se encontra é indispensável para sua empresa se manter atualizada no que seu público consome. Então use os canais para promover suas ações, conteúdos, seja para que as pessoas conheçam o “por trás câmeras” da sua empresa.

Isso se tornou um fato essencial para a escolha de uma marca por parte dos consumidores. Os potenciais clientes escolhem marcas com quem eles se identificam, vai bem além dos produtos e serviços. As redes sociais são uma forma de fomentar seu branding e buzz, e com isso, geração de tráfego e conversões.

Google Meu Negócio

Ao longo do dia, inúmeras pessoas em busca de algum tipo de serviço utilizam o Google para tentar encontrar sua solução. A presença no Google Meu Negócio é essencial para que o seu endereço seja encontrado nesta pesquisa.

Por isso, é importante criar o seu cadastro e mantê-lo sempre atualizado, com o endereço correto, fotos, horário de funcionamento e qualquer informação adicional que seja relevante para o seu cliente.

Para entender a importância desta opção, basta pensar quantas vezes já aconteceu de precisar de um serviço específico em algum local desconhecido e como foi possível encontrar a solução utilizando a geolocalização e informações postadas por empresas no Google.

Uma ação simples que pode gerar muitos resultados e, também, fazer com o que o seu negócio receba avaliações positivas pelo serviço prestado, se tornando mais atraente para quem está em busca do que você oferece.

Iai, você acha que já passou da hora de sua empresa ser consolidada digitalmente?

 

 

fonte: Porque a presença digital é importante para sua empresa – TecnoTriks

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