Curso de artesanato já capacitou mais de 200 reeducandas

Mais um módulo do projeto ‘Arte Que Faz Crescer’ que capacita profissionalmente reeducandas e egressas do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen-TO) para a fabricação de artesanatos, trabalhos manuais e costura criativa foi finalizado nesta quinta-feira, 21, no município de Palmas. O projeto funciona há três anos em regime contínuo, sendo uma iniciativa da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) com apoio de membros da sociedade, e já capacitou mais de 200 reeducandas.

Cada módulo do curso tem duração de uma semana, período esse que é ensinado um tipo de peça artesanal, tanto a parte teórica quanto a prática. O módulo é finalizado com a confecção da peça tema do módulo. Os materiais doados pela sociedade para a produção das peças artesanais são fibras siliconadas, tecido tricoline estampado, placa de papel holler, cola cascorez, algodão cru, panos de prato, dentre outros.  Os itens produzidos durante o curso são entregues às reeducandas e elas podem optar por vender para gerar renda ou guardar para seu uso pessoal.

Geração de renda

Jancleane Guimarães, instrutora do módulo que encerrou nesta quinta-feira, relatou que nesses três anos já capacitou mais 200 apenadas com trabalhos manuais, artesanais e costura criativa e que o resultado é muito positivo. “Já encontrei ex-alunas, após o cumprimento da pena, utilizando-se dos conhecimentos que adquiriu conosco para se sustentar e sustentar suas famílias. Isso mostra que nosso trabalho traz resultados palpáveis”, concluiu.

A reeducanda E. B. S. P., que cumpre pena no regime semiaberto, relatou que já trabalhava com artesanato antes de ser condenada, e que durante o cumprimento da pena teve a oportunidade de aprimorar suas habilidades. “Participei de vários cursos de aperfeiçoamento e graças a esse conhecimento adquirido enquanto cumpria minha pena, estou garantindo uma renda para minha família, mesmo estando desempregada”, ressaltou.

O Gerente de Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Leandro Bezerra de Sousa, explica que essa parceria entre poder público e a sociedade é fundamental para a redução da reincidência criminal. “Desse trabalho que realizamos com as reeducandas e egressas o resultado mais visível é a qualificação profissional que possibilita o desenvolvimento de habilidades que servem de base para a geração de renda pós-cárcere. E paralelo a isso existe algo maior que é a integração da sociedade com a apenada, situação que possibilita o processo de transição da prisão para a liberdade, algo que aumenta as chances da egressa recomeçar sua vida longe do crime”, disse.

Doações

O curso Arte Que Faz Crescer, normalmente acontece na Unidade de Regime Semiaberto de Palmas (URSA – Palmas), mas quando é direcionado para reeducandas que estão cumprindo pena em regime de condicional e para egressas é oferecido no Centro de Formação, na quadra 812 Sul, alameda 05, lote 24, local que recebe os donativos da comunidade e direciona para a formação das apenadas e egressas.

Fonte / Seciju

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?