Dia Internacional contra a corrupção terá programação em alusão à data

O Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção (FOCCO) realiza, no próximo dia 12, às 18:45h, no auditório do Ministério Público Federal-Procuradoria da República no Tocantins, em Palmas, evento público em comemoração ao Dia Internacional contra a corrupção. O FOCCO reúne diversos órgãos de controle, entre eles, o Ministério Público Estadual (MPE). Podem participar profissionais da área jurídica, estudantes e a população em geral.

Entre os debatedores está o Procurador Regional da República em Brasília, Vladimir Aras, que ministrará palestra com o tema “Corrupção, compliance e regimes globais de prevenção e repressão”. Vladimir Aras é ex-secretário de Cooperação Jurídica Internacional da PGR, ex-membro do Grupo de Trabalho em Crime Organizado e ex-membro do Grupo de Trabalho em Lavagem de Dinheiro e Crimes Financeiros da PGR.

Os integrantes do Fórum também farão um painel, no qual apresentarão trabalhos realizados em 2018 na área de enfrentamento da corrupção, bem como futuras iniciativas para o ano de 2019, no Estado do Tocantins. Haverá certificação aos presentes.

Eventos voltados à conscientização acerca dos prejuízos causados pela corrupção são realizados todos os anos pelo Focco. Segundo o Promotor de Justiça Vinícius de Oliveira e Silva, que preside o Fórum, o objetivo é levar o debate, cada vez mais, para perto da sociedade. “Segundo estudos, a corrupção drena todo os anos aproximadamente 200 bilhões de reais do erário no Brasil, prejudicando o desenvolvimento humano do país e afetando diretamente a vida da população. A sociedade brasileira, alinhada com um verdadeiro movimento mundial contra a corrupção, espera atuação na prevenção e repressão severa aos crimes contra a administração e aos atos de improbidade administrativa no Estado do Tocantins”, diz o membro do Ministério Público.

Programações simultâneas, em alusão à data, serão realizados em diversos Estados. O Dia Internacional Contra a Corrução remete à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida.

FOCCO

Criado oficialmente em 18 de novembro de 2011, o Fórum tocantinense tem a finalidade de aprimorar a fiscalização e promover, na sociedade, o debate sobre a importância de se acompanhar os gastos públicos e denunciar irregularidades na administração pública.

O FOCCO faz parte da Rede de Controle Nacional e reúne várias instituições de controle como: Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Ministério Público de Contas, Polícia Federal, Advocacia-Geral da União, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Justiça, Receita Federal, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Controladoria Geral do Gasto Público e Transparência do Estado do Tocantins e Delegacia De Repressão a Crimes de Maior Potencial Contra a Administração Pública – Dracma.

Por: (Denise Soares) MPE/TO

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?