Connect with us

Tecnologia

Educação oferta curso de Magistério Indígena para 100 professores

Published

on

Começou na segunda-feira, 3, a 27ª edição do curso de Formação Inicial de Professores Indígenas do Tocantins, Magistério Indígena, que está sendo realizado no Centro de Ensino Médio Xerente (Cemix), na Aldeia Centro, na Terra Indígena Xerente, localizada no município de Tocantínia. Nessa etapa participam 100 professores.

Durante o curso, que será oferecido até o dia 28 de julho, haverá a solenidade de formatura para 12 estutandes. Até o momento, 268 professores concluiram o curso.

“Além da aprendizagem também é momento de integração entre indígenas de todos os povos e regiões do Estado”, contou Cleide Araújo Barbosa, gerente de Desenvolvimento da Educação Indígena da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

O curso faz parte do Programa de Formação de Professores Indígenas do Tocantins, e promove a formação de professores para atuarem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental com o objetivo de atender as especificidades e exigências próprias dos povos indígenas.

“Embora a Educação Escola Indígena deva promover questões culturais de cada povo indígena e sua preservação, as vivências e contatos com o mundo dinâmico exige do professor uma abertura para aprender e aperfeiçoar suas técnicas e ferramentas pedagógicas para interagir por meio de seu próprio conhecimento e estabelecimento de novas conexões com o aprendizado e a interculturalidade”, comentou Cleide.

A professora Lídia Soraya Barroso ministra a disciplina ‘Pesquisa de campo’ para os alunos que estão em fase de conclusão do curso e ‘Metodologia cultural e diversidade’. Ela contou que preparou o material didático e disse que o curso está sendo uma oportunidade de troca de saberes entre os povos. “Os indígenas conhecem sua história, mas não conhece a história das outras etnias, e aqui, compartilhamos e discutimos a contribuição cultural de cada um e as metodologias que poderemos utilizar para transmitir esse conhecimento”, disse Lídia.

 

Fonte:Secom/Tocantins por Josélia Lima

Imagens:Secom

 593 total views,  14 views today

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empreendedorismo

TikTok lança legendas automáticas e novo editor de vídeo voltado para marcas

Published

on

TikTok lança legendas automáticas e novo editor de vídeo voltado para marcas

Ontem a plataforma fez o anúncio oficial de que criadores agora poderão ativar a geração automática de legendas (transcrição) em seus clipes.

O TikTok explica: “As legendas automáticas [Auto captions] geram legendas, permitindo que os espectadores leiam ou ouçam o conteúdo. Conforme os criadores criam o conteúdo, eles podem selecionar as legendas automáticas na página de edição depois de enviar ou gravar um vídeo para que o texto seja automaticamente transcrito e exibido em seus vídeos”.

O recurso conta ainda com uma opção bastante relevante: criadores têm a capacidade de editar as legendas geradas automaticamente para seus clipes, o que ajuda a manter a qualidade da transcrição.

Uma vez que as legendas são ativadas, elas aparecem sobrepostas ao vídeo por padrão, mas os usuários que preferirem, podem desativá-las em suas opções de reprodução.

Pesquisas mostraram que as legendas podem ajudar a aumentar o tempo de visualização e aumentar a capacidade de resposta, ao mesmo tempo que adiciona outra consideração às opções de apresentação e ajudará a abrir o aplicativo para mais usuários.

Anúncio da empresa:Introducing auto captions

Além disso, outro lançamento recente do TikTok é um novo editor de vídeos, projetado para ajudar os profissionais de marketing a criar videoclipes de aparência nativa e mais eficazes para seus canais:

“O TikTok Video Editor é um editor inteligente on-line que dá aos anunciantes acesso a um conjunto de recursos de edição no estilo TikTok. Ele permite que você produza conteúdo com sensação nativa com elementos do estilo TikTok, incluindo música popular, fontes, cores e muito mais . Você pode facilmente adicionar legendas personalizadas, recursos de corte e cenas de corte exatamente como você deseja em instantes”.

O editor também possibilita a remoção de objetos do videoclipe e dividir e alterar o volume de suas faixas de áudio. E talvez o mais importante: cortar o vídeo para ajustá-los à proporção correta.

A relevância dessa ferramenta, de acordo com a própria empresa: “O TikTok mudou [a criação de vídeo], não apenas por fornecer ferramentas intuitivas de filmagem e edição no aplicativo – onde qualquer um pode produzir um TikTok facilmente no momento, com apenas alguns toques – mas também por meio da cultura única gerada por nossa comunidade, onde a autenticidade simples é valorizada sobre a perfeição”.

Ou seja, alinhar suas promoções com a cultura do aplicativo é a melhor forma de ter uma resposta dentro do TikTok.

Anúncio da empresa: Introducing TikTok Video Editor: Easily create native video ads in your browser (com um passo a passo de utilização da ferramenta)

 

Fonte: – TecnoTriks

 541 total views,  5 views today

Continue lendo

Business

WhatsApp testa deixar transferir conversas entre Android e iPhone (iOS)

Published

on

O WhatsApp está testando uma função para migrar o histórico de mensagens entre celulares com sistemas operacionais diferentes. A nova ferramenta permite recuperar conversas do WhatsApp para iPhone (iOS) para visualizá-las num celular com Android. As informações são do site especializado WABetaInfo, conhecido por divulgar novidades do mensageiro em primeira mão, que divulgou as novidades nesta segunda-feira (5).

Segundo o site, essa atualização deve vir após o update que permitirá o uso da conta do WhatsApp em vários dispositivos ao mesmo tempo. De acordo com o portal, o WhatsApp está priorizando a ferramenta de acesso múltiplo, e não há data prevista de lançamento para a função de transferir conversas entre celulares.

Atualmente, o recurso para recuperar e transferir históricos de conversas só está disponível em apps terceiros ou em modificações do WhatsApp, como GB WhatsApp e WhatsApp Plus. Contudo, o uso de plataformas do gênero vai contra os termos de uso do WhatsApp, e seus usuários podem, inclusive, ter a conta do mensageiro banida de forma definitiva.

De acordo com o WABetaInfo, o recurso para transferir o histórico de mensagens será nativo do WhatsApp. Para transferir os arquivos, seria necessário apenas atualizar o aplicativo antes de vincular a conta a um novo dispositivo, para evitar incompatibilidade entre as versões do app nos sistemas operacionais.

Vale lembrar que o recurso ainda está em fase experimental e, por isso, não há previsão de quando — e se — o recurso será liberado para a versão estável do mensageiro.

Fonte: – TecnoTriks

 1,281 total views,  6 views today

Continue lendo

Redes Sociais

Twitter está trabalhando num botão de desfazer o envio de um tweet

Published

on

Twitter está trabalhando num botão de desfazer o envio de um tweet

 

Ainda não é o botão de “editar”, tão pedido pelos usuários da plataforma, mas a especialista em engenharia reversa, Jane Manchun Wong, descobriu um novo recurso, o “Undo Send” – desfazer o enviado:

 

 

 

Como pode ser visto na animação que ela compartilhou em seu Twitter, o recurso deve trazer uma nova notificação assim que você postar um tweet, com um botão de “desfazer” com um cronômetro. Antes que o tempo acabe será possível clicar neste botão para cancelar seu envio.

Por enquanto o tempo para decidir a ação parece bastante curto. Se esse for o tempo com o qual o botão será lançado, os usuários terão que decidir de forma bem ágil se querem desfazer o envio de seus tweets e corrigir o erro de digitação antes que o tempo acabe, por exemplo.

Porém, essa não é a primeira vez que ficamos sabendo da intensão do Twitter em lançar o recurso “desfazer envio”. Em julho de 2020 o especialista em mídias sociais, Matt Navarra, revelou que a plataforma estava considerando oferecer o botão como parte de seu serviço de assinatura. Na época, as informações sugeriam que o recurso daria aos usuário uma janela de 30 segundos para cancelar o envio de um tweet.

Especula-se agora que talvez o tempo do cronômetro tenha ficado menor para oferecer a opção a todos os usuários, já que vários esforços de monetização do Twitter foram deixados de lado. Teremos que aguardar para obter mais informações.

 

 

Fonte: Twitter está trabalhando num botão de desfazer o envio de um tweet – TecnoTriks

 249 total views,  7 views today

Continue lendo

Publicidade

Desenvolvimento de Sites! +Bônus!

2

Facebook

Advertisement

Categorias

Trending