Jucetins realiza evento para contadores em Gurupi e ouve demandas para agilizar a abertura de novas empresas

A Junta Comercial do Estado do Tocantins realizou o 1° Encontro com os Contadores em Gurupi. Servidores do órgão responderam dúvidas dos profissionais e explicaram sobre as ações que o órgão implementa para simplificar e desburocratizar a formalização de novas empresas.

Philipe Ramos/Governo do Tocantins

Gurupi recebeu na noite dessa terça-feira, 11, o 1° Encontro com os Contadores. O evento foi realizado pela Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-TO), no auditório da Câmara de Vereadores.

O Encontro teve como objetivo abrir um diálogo com os profissionais da contabilidade e ouvir suas sugestões, críticas e responder dúvidas. Além de levar ao conhecimento deles as vantagens que a Jucetins oferece para simplificar e desburocratizar o processo de formalização de empresas.

Os contadores são os principais usuários dos serviços do órgão. São eles que realizam para os empresários os trâmites para abertura, fechamento e alterações de empresas.

O auditório ficou completamente lotado. Acadêmicos do curso de ciências contábeis da UnirG também participaram. Os estudantes receberam orientações sobre procedimentos que eles realizarão logo quando entrarem no mercado profissional.

O presidente da Jucetins, Gleydson Nato, reiterou que a determinação do governador Mauro Carlesse é que os órgãos ouçam a sociedade. “O evento superou nossas expectativas. A nossa chance de errar ouvindo as classes envolvidas é muito menor”, afirmou Gleydson.

“Há muitos anos que a Junta não se reunia presencialmente com o seu público no interior para explicar, orientar e tirar dúvidas sobre nossos serviços. Esperamos assim agilizar, facilitar e desburocratizar”, reforçou o presidente.

Agilidade na formalização da empresa

O analista gerente de Tecnologia da Informação da Jucetins, Hellivan Lopes, começou o evento com uma palestra sobre os benefícios da formalização 100% digital. “Façam o certificado digital”, deixou o recado Hellivan.

Segundo o analista, os ganhos com o processo feito todo digitalmente são muitos, como: menor tempo para autenticação, maior segurança, menor custo, além de ser um dos critérios para registro automático. “A intenção é agilizar o processo. Ganha-se tempo. Você pode fazer tudo em casa”, explicou.

De acordo com Hellivan, a Jucetins está preparada para simplificar a formalização de empresas. Ele detalhou ainda aos contadores como funciona o Simplifica, ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na internet.

Menos burocracia

Os servidores da Jucetins, o secretário-geral, Erlan Milhomen, a gerente de registro mercantil, Cleci Cassol e a gerente de atendimento, Cristina Souza, responderam as dúvidas dos contadores.

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-TO), Norton Thomazi, esse momento foi muito importante e que a aproximação com o Estado será frutífera. “Os contadores resolveram muitas dúvidas, perguntando bastante e participando. Agradecemos ao presidente Gleydson Nato e ao Governador Mauro Carlesse por essa aproximação. A desburocratização não parte só do ente público, mas do ente privado também”, afirmou.

O contador de Gurupi, Joademir Rocha, que também representa o Conselho na cidade, avaliou positivamente o encontro. “Os contadores puderam expor suas demandas e isso vai levar como ideia para a Junta Comercial e o que eles puderem agilizar a vida das empresas e dos contadores será bem-vindo”, frisou.

Norton Thomazi também destacou que “a evolução da desburocratização na formalização de empresas impacta na sociedade, através da agilidade na abertura de uma empresa, através de redução de custos e da velocidade com que o empresário pode se instalar no Tocantins”. “É a sociedade que vai colher esses frutos”, complementou.

Encontro com os Contadores

Participaram ainda do evento a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UnirG, Cláudia Carvelli, o delegado da Receita Estadual, Luiz Amadeus Benites, o comandante do 4º BPM, Tenente Coronel Jaime Porfilhoo diretor da regional de Gurupi da Ruraltins, Silvino Victor, e o diretor do SINE em Gurupi, Relton Oliveira.

O Encontro com os Contadores ainda vai acontecer em Dianópolis, em um Munícipio do Bico do Papagaio, Araguaína e Palmas em datas e locais ainda a serem definidos.

Com informações Philipe Ramos

Presidente da Jucetins, Gleydson Nato, fala para auditório lotado – Foto: Philipe Ramos/Governo do Tocantins
Servidores da Jucetins tiram dúvidas dos contadores  – Foto: Philipe Ramos/Governo do Tocantins
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-04-23 at 13.09.24
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?