MPTO alerta que adotará medidas judiciais contra comerciantes de Ipueiras que descumprirem decretos de prevenção à Covid-19

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) está notificando proprietários de 14 estabelecimentos comerciais da cidade de Ipueiras, alertando-os sobre a possibilidade deles virem a responder judicialmente, nas esferas civil e criminal, caso haja registro de infração aos decretos municipais de prevenção ao novo coronavírus.
Em representação ao Ministério Público, a Secretaria Municipal de Saúde informou que estes 14 comércios estavam burlando decretos que proíbem qualquer atividade que gere aglomerações e que tornam obrigatório o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais, por clientes e colaboradores. Entre os infratores dos decretos estão diversos bares, pizzaria, distribuidora de bebidas, hotel e comércios do atacado e varejo.
Nas notificações, expedidas em caráter de urgência, o promotor de Justiça Luiz Antônio Francisco Pinto adverte que o descumprimento dos decretos pode levar os responsáveis a responder por crime de infração de medida sanitária preventiva, que é previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro e prevê pena de até um ano de prisão. Na esfera civil, poderão vir a ser ajuizadas ações para o embargo dos estabelecimentos, inclusive com a revogação de alvarás e a aplicação de multas pessoais aos proprietários.
A Secretaria Municipal de Saúde foi notificada pelo MPTO sobre a comunicação feita aos comerciantes e sobre a necessidade de proceder à fiscalização do cumprimento dos decretos municipais. Caso seja constatado descumprimento, a pasta municipal deve prestar informações ao Ministério Público imediatamente, para a adoção de providências judiciais.
O MPTO está atuando no caso por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional.
Fonte / MPE-TO
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?