Connect with us

Porto Nacional

‘Não pude dar um abraço’, diz filho de caminhoneiro que morreu com suspeita de coronavírus; Corpo deve ser cremado

Published

on

“Não teve como me despedir, não pude dar um abraço”. As palavras são do engenheiro agrônomo Derli Müller, de 29 anos, filho do caminhoneiro Ancelmo Müller, de 55, que morreu com suspeita de coronavírus, no Hospital Regional de Porto Nacional, na noite deste sábado (21). Por causa da pandemia que se espalhou pelo pais, o velório não será realizado em Jacutinga, no Rio Grande do Sul, onde a família mora. O corpo deve ser cremado no Tocantins, segundo a família.

Até a manhã deste domingo (22), o governo confirmou dois casos. Outros 79 casos suspeitos eram acompanhados e 17 foram descartados. A morte do caminhoneiro ainda está sendo investigada pela Secretaria Estadual da Saúde. O resultado do exame ainda não foi divulgado.

No dia 12 de fevereiro, Ancelmo pegou o caminhão e saiu de Jacutinga em direção ao Tocantins. O filho lembra que há 10 anos, o pai fazia o mesmo trajeto. Ele tinha amigos em Silvanópolis, no interior do estado, e ia até a região para transportar até os silos a soja colhida nas fazendas.

“Quando eu liguei na quinta-feira [dia 18 de março], ele me falou que estava com febre. Um bichinho tinha mordido ele, pensamos que até era um escorpião e achamos que a febre poderia ter sido por isso. Lá na fazenda onde ele estava, ele tinha pouco acesso à informação, lá quase não pega sinal de telefone. Meu pai não sabia direito o que estava acontecendo, a proporção que a doença tinha tomado. Eu até expliquei para ele”, comenta o filho.

Derli disse que falou para o pai ir até uma farmácia comprar remédios para controlar a febre. Ancelmo também tinha diabete e os remédios que ele tomava havia acabado. “Eu conversei com ele na sexta-feira, no momento ele estava comprando remédio, depois não conseguimos mais contato”, contou.

Depois disso, Derli recebeu telefonema da unidade de saúde de Silvanópolis, onde o caminhoneiro foi internado. Por causa dos sintomas de febre, tosse e desconforto respiratório, ele foi encaminhado para o Hospital Regional de Porto Nacional. “O isolamento foi muito rápido, a gente não conseguiu se comunicar com ele porque o celular dele tinha acabado a bateria. Ficamos angustiados, sem saber muitas notícias”.

A notícia da morte foi dada na madrugada deste domingo (22). Derli disse que a família tem esperanças de que não seja coronavírus. “Estamos torcendo para que não seja, justamente porque ele teve contato com muitas pessoas, nos preocupamos com isso”.

O engenheiro informou também que um amigo do pai está providenciando os documentos para que o corpo seja cremado no Tocantins, até porque velórios estão proibidos na cidade do Rio Grande do Sul, onde a família vive.

“A gente espera que quando a situação seja normalizada, conseguimos buscar a urna com as cinzas para velar na nossa cidade. Foi uma fatalidade, meu pai não vai voltar, mas podemos contribuir para que a doença não se alastre mais”, disse.

Derli era muito apegado ao pai. Lembrou que sempre gostava de viajar com Ancelmo no caminhão. “Meu pai viajou no dia 12 de fevereiro. Por causa disso, ele não participou do dia de campo, que é realizado pela empresa na qual trabalho, no dia 13. Eu não pude me despedir dele, não pude dar um abraço”, finalizou.

Secretaria Estadual da Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde disse que as amostras do paciente tinham sido colhidas pelo município de Silvanópolis, já que o quadro estava dentro dos critérios para casos suspeitos do novo coronavírus. Além disso, ele já estava dentro da lista do último boletim de acompanhamento divulgado pelo governo.

O município de Silvanópolis fará monitoramento das pessoas que estiveram em contato com o paciente antes da internação e repassará as informações ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, segundo informou a secretaria.

Com informações do G1 Tocantins

 10,647 total views,  8 views today

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias

Militar portuense recebe importante premiação dentro do 4º Festival de Fotografias Militares em Brasília.

Published

on

Militar portuense recebe importante premiação dentro do 4º Festival de Fotografias Militares em Brasília.

 

O registro fotográfico feito pelo 2º Sargento Wagner Ribeiro Pires, nascido em Porto Nacional, e lotado em Brasília onde exerce suas funções, recebeu destaque especial dentro do 4º Festival de Fotografias Militares, promovido pelo Centro de Comunicação Social do Exército.

A foto foi premiada em 2 º lugar na categoria geral, foi realizada pelo Sargento Pires, durante missão cumprida na Ilha do Bananal na Operação Xavante do Ministério da Defesa que ocorreu em agosto deste ano.
Sobre o festival.

O Festival reuniu cerca de 300 fotografias, registradas por mais de 70 participantes que acompanham, com suas lentes, as atividades da Força Terrestre nas mais distintas regiões do País. Patrocinado pela Fundação Habitacional do Exército (FHE), o concurso tem como objetivo ressaltar os valores e as tradições militares do Exército Brasileiro. Sua realização destaca civis e militares que possuem habilidades na área de fotografia e descobre novos talentos, de forma a contribuir para o Sistema de Comunicação Social do Exército.

A cerimônia de premiação foi presidida pelo General de Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, Chefe do Estado-Maior do Exército. O evento contou com a participação do Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão Richard Fernandez Nunez, que destacou que o Festival de Fotografias Militares atende a uma das diretrizes do Comandante do Exército Brasileiro no sentido de fortalecer a Comunicação Social.

Ele ressaltou que a participação de profissionais de distintas cidades mostra o crescimento do Festival de Fotografias Militares.

Resultado do 4º Festival de Fotografias Militares:
Categoria Geral:

1º lugar – Sr Luciano Lopes de Sousa (Santa Maria -RS);
2º lugar – 2º Sgt Wagner Ribeiro Pires (Brasília – DF);
3º lugar – Asp Of R/2 Gabriel Leite Azambuja (Pelotas – RS).

Categoria Internet:
1º lugar – Cb Leonardo Passos Silva (Guarujá-SP)

 5,888 total views,  24 views today

Continue lendo

Noticias

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE PORTO NACIONAL, SHYRLEIDE MAIA, ASSUME PRESIDÊNCIA DA UNDIME/TO

Published

on

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE PORTO NACIONAL, SHYRLEIDE MAIA, ASSUME PRESIDÊNCIA DA UNDIME/TO

 

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), tem como objetivos defender a educação básica de qualidade como direito público e incentivar a formação dos Dirigentes Municipais de Educação para que, no desempenho de suas funções, contribuam decisivamente para a melhoria da educação pública.

 

Com o afastamento do antigo presidente e do vice-presidente, para o cumprimento do estatuto assume interinamente como Presidente da Undime / TO a Secretária de Assuntos Jurídicos, Shyrleide Maria Maia Barros, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Porto Nacional, e o Secretário de Coordenação Técnica Marco Antônio Bento da Costa, DME de Caseara/TO como Vice-Presidente.

 

Em cada estado, os DME se organizam em seccionais da Undime, as quais podem se subdividir em microrregionais, para intensificar a comunicação e acelerar processos de mobilização. Além de promover as ações da Undime, as seccionais devem trabalhar de forma articulada com os princípios e as diretrizes da nacional.

 

A Undime a cada ano vem se fortalecendo, criando asas, e é nessa perspectiva que vamos continuar trabalhando. Precisamos avançar, seguir em frente. Principalmente nesse tempo que estamos vivendo. Agradeço a todos e em especial à Undime Nacional, na pessoa do Presidente Nacional, Luiz Miguel, em nos apoiar nas necessidades solicitadas, afirma a Presidente interina Shyrleide Maia.

 5,051 total views,  6 views today

Continue lendo

ENTRETENIMENTO

Dom Romualdo Preside Missa Solene de Nossa Sra das Mercês, em Porto Nacional

Published

on

Dom Romualdo Preside Missa Solene de Nossa Sra das Mercês, em Porto Nacional

O Bispo Diocesano de Porto Nacional – TO, Dom Romualdo Matias presidiu na noite de ontem (24), Missa Solene de Nossa Sra das Mercês, Padroeira da Diocese, em Porto Nacional – TO. Na homilia ele enfatizou a importância do nome Mercês, “que significa Mãe das misericórdias, que aos pés da cruz Ela contemplou a dolorosa paixão do seu Filho”. E concluiu, “O papel de Maria é nos ajudar a reconhecer Cristo como Salvador, durante a Pandemia o homem precisa ser mais cristocêntrico e não afastar-se Deus”.

O Pe. Jucimar Ribeiro fez o agradecimento geral, “Sou muito grato com o nosso novenário, ele foi uma bênção de Deus, com todas provações, nossa Mãe das Mercês continua conosco, obrigado Sr. Bispo e Pe. Eldinei, a comunidade e nossas PASCOM”. Já o Pe. Eldinei Carneiro, agradeceu ao Bispo e Pe. Jucimar, ao Governo do Estado do Tocantins (Mauro Carlesse), as secretarias de Turismo (Tom Lyra) e Secom (Elson Mendes) e ainda a TV Assembleia (Dep. Est. Toinho Andrade) e os patrocinadores da Sil TV/ Band e Rádio Mais FM 95, 90. E conclui: “Muito gratificante servir a Igreja através da evangelização pelos meios de comunicação, obrigado aos colaboradores da nossa Pascom”.

A missa foi concelebrada pelos Pe. Valdemir Alves, Vigário Geral, Pe. Douglas Aires, Reitor do Seminário São José, Pe. Luan Aguiar, Pe. Marquinélio Rodrigues, Pe. Aroldo, Pe. Eldinei Carneiro e Pe. Jucimar Ribeiro e a presença do Diácono Adeilton Ferreira. Aproximadamente 200 fiéis participaram da missa respeitando as recomendações das autoridades de saúde e o decreto do município.

A celebração foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia (Palmas), Sil TV/Band (Gurupi), Rádio Mais 95,90 (Gurupi), Rádio Porto FM 87,90 (Porto Nacional), Facebook, YouTube e Instagram da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, Facebook do Seminário São José, Facebook da Diocese de Porto Nacional, YouTube, Instagram , Facebook da Paróquia da Paróquia Santo Antônio de Gurupi e Porto Mídia.

 1,316 total views,  34 views today

Continue lendo

Frete Grátis para Porto Nacional

Facebook

Advertisement

Categorias

Trending

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com