Connect with us

Noticias

PM divulga balanço semestral que aponta queda na criminalidade

Published

on

Um novo balanço divulgado pela Polícia Militar do Tocantins (PMTO) nesta sexta-feira, 13, com dados do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC) aponta considerável diminuição nos índices das principais ocorrências registradas no estado em 2018, em um comparativo com os cinco primeiros meses do ano de 2017. As três principais cidades do Tocantins, Palmas, Gurupi e Araguaína também seguiram a tendência observada no estado e apontam queda nos indicativos de criminalidade.

A análise levou em consideração as ocorrências registradas pela PM, nos casos de roubo e furto a transeunte, em estabelecimento comercial ou de serviços, em residência, porte ilegal de arma de fogo e entorpecentes (posse, porte, uso e tráfico), furtos e roubos a instituições financeiras, dentre outros.

A queda mais considerável no estado foi em relação ao roubo à transeunte, no qual as pessoas são abordadas na rua mediante uso de violência, como no caso de roubo de celulares, com redução de 46,11%. No período de janeiro a maio de 2017 foram registradas pela PM 1.748 ocorrências em todo estado, já no mesmo período de 2018 o número caiu para 942.

Dentre as principais cidades, Araguaína foi a que apresentou a maior queda nesse tipo de ocorrência com diminuição de 53,28%, seguida por Gurupi (50,67%) e Palmas (31,45%). Os registros de roubo e furto em residência tiveram queda de 22,56% e 18,93% respectivamente.

Quanto aos furtos em instituições financeiras (bancos, agência dos Correios e Casas lotéricas), a redução em relação ao primeiro semestre de 2017 para o primeiro semestre de 2018 foi de mais de 50% (de 24 para 11) . O número de roubos a estes locais teve uma queda de 83,78% (de 37 para 6). Ou seja, o primeiro semestre de 2018 obteve uma redução de 72% no total de ocorrências, com relação ao mesmo período de 2017.

O comando da PM atribui esses números positivos ao constante trabalho que a instituição vem empenhando, como diversas reuniões que foram realizadas com representantes de instituições financeiras e empresas de segurança privada, no intuito de desenvolver estratégias de prevenção às ações criminosas.

Palestras, ações sociais, cursos e capacitações internas do efetivo contribuem para combate ao crime

A PM também tem investido em palestras e ações sociais, por meio das unidades operacionais. Foram realizadas 235 palestras e eventos/ações sociais pelo Comando de Policiamento da Capital; 187 palestras e eventos/ações sociais realizadas pelo Comando de Policiamento do Interior e 39 palestras e eventos/ações sociais promovidas pelo Comando de Policiamento Especializado.

 

Sobre cursos e capacitações, a PM realizou diversos seminários. dentre eles, um sobre a Rede de enfrentamento à violência contra a mulher e outro voltado para o Direito Militar. Também, continuamente, são realizadas instruções sobre o Procedimento Operacional Padrão (POP) da PM. Em 2017 foram formados 44 multiplicadores do POP, Esse ano, os multiplicadores estão com a missão de, até o final deste ano, formar 100% do efetivo operacional.

 

A consolidação do POP transcorre conforme programa de modernização gerencial da PMTO, adotando medidas para sua disseminação em todos os cursos e treinamentos oferecidos pela corporação.

 

Operações

 

Para garantir a redução dos índices criminais, operações diversas foram desencadeadas durante o primeiro semestre de 2018 e houve um aumento destas pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), de 55 em 2017 para 70 neste ano. O Comando de Policiamento do Interior (CPI) realizou 244 operações, apenas neste primeiro semestre de 2018 e o número de intervenções do Comando de Policiamento Especializado (CPE) foi de 127, contra 66 no ano passado. A PM ainda investiu em Planos de Policiamento, que subiram de 4 para 6.

 

Como resultado das operações, em 2018 foram registradas 113 apreensões de armas de fogo. No mesmo período, foram registradas 52 ocorrências de posse de entorpecentes, ao passo que 94 ocorrências de tráfico de entorpecentes foram apresentadas nas delegacias.

 

 

 

Fonte: PM-TO

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias

Sistema de segurança flagra furto em loja no centro de Porto Nacional

Published

on

A ocorrência aconteceu na Madrugada  desse sábado (18). Uma loja de confecção foi invadida por um indivíduo. A ação criminosa foi flagradas pela câmera do circuito de segurança do estabelecimento.

Nas imagens , é possível ver um indivuduo  de bermuda estampada e camiseta de cor escura se aproximando da loja. Ele chega com um pedaço de pedra na mão, a coloca no chão e observa se há alguém dentro do estabelecimento ou pela rua.

Ao perceber que não havia mais ninguem, o indivíduo pegou a pedra e arremessou  contra uma porta de vidro, que ficou estilhaçada. Logo depois ele força a porta e consegue entrar na loja.

A Polícia Militar confirmou a ocorrência, mas não soube informar detalhes sobre o furto e nem o que foi levado do local.

Até o momento ninguém foi preso.

Continue lendo

Noticias

Namorado e comparsa acusados do assassinato de Patrícia Aline são presos pela PM.

Published

on

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Campos Lindos, a 473 quilômetros de Palmas, contando com o apoio da Polícia Militar daquele município, prendeu na tarde desta terça-feira,14, Yuri Ítalu Mendanha, de 24 anos; e Slias Barreira Borges dos Santos, de 23. Os dois são acusados de terem assassinado a jovem Patrícia Aline dos Santos, 29, no último dia 09 em Palmas. Segundo a Polícia Civil, Yuri era namorado da vítima e não aceitava o término do relacionamento.

 

De acordo com o delegado adjunto da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Palmas, Israel Andrade, os dois foram presos pela equipe do delegado Gustavo Toledo após uma denúncia anônima feita à PM de Campos Lindos. Há indícios de que os dois tentavam comprando passagem com nomes falsos na intensão de viajarem para Goiânia.

 

As suspeitas da Polícia são que após cometer o crime a dupla teria fugido em direção da região Extremo-Norte do Estado, tendo inclusive trafegado pelo Maranhão. “Há informações que os dois foram vistos pelos municípios de Estreito e Balsas no Maranhão e Itaguatins, no Tocantins”, afirmou o delegado. Ainda de acordo com Israel, os dois foram vistos nesta terça-feira comprando cerveja em Campos Lindos e estavam no automóvel Fiat Uno vermelho que fora mostrado nas imagens de segurança na véspera do homicídio de Patrícia.

 

Transferência

 

Após serem presos, os dois foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Araguaína e posteriormente serão encaminhados para a Casa de Prisão Provisória (CPP) até serem transferidos para Palmas. De acordo com o delegado Israel Andrade a previsão é que os dois sejam transferidos para a Capital nesta quarta-feira,15. “Após ouvidos os dois serão encaminhados para a CPP de Palmas”, afirmou.

 

Sobre os motivos do crime o delegado ressaltou que apenas após as oitivas serão apresentados os fatores resultaram na morte da jovem. “Eles serão autuados pelo crime de Feminicídio, que é o crime baseado em ódio de gênero e podem pegar de 12 a 30 anos de detenção”, afirmou.

Continue lendo

Noticias

Receptadores são capturados pela PC ao tentarem vender máquina furtada.

Published

on

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Delegacia de Polícia de Luzimangues, Distrito de Porto Nacional, prendeu em flagrante delito na tarde desta terça-feira (14), dois indivíduos identificados como Cícero Praxedes Camargo, 23 anos de idade, e Diogo Melquiades dos Santos, de 18 anos de idade.

 

Conforme o Delegado Fabrício Piassi, as investigações realizadas pela equipe da Delegacia de Luzimangues apontaram que a dupla ocultava em sua residência uma máquina transformadora de solda furtada de uma propriedade naquela região e que fora furtada no último dia 06 de agosto.

 

Ainda segundo o Delegado, nesta terça-feira, os indivíduos tentaram negociar a venda da referida máquina, publicando anúncio no facebook e na OLX, ocasião em que o proprietário reconheceu o bem e informou o fato a policiais civis. Dessa forma, os investigadores acompanharam toda a negociação e conseguiram efetuar a prisão da dupla quando, os dois homens entregavam a máquina ao suposto comprador.

 

O Delegado Fabrício Piassi autuou os indivíduos em flagrante delito pela prática do crime de receptação, e os colocou em liberdade após recolherem o valor da fiança fixada.

 

FONTE: Portal MV

Continue lendo

Facebook

Advertisement

Categorias

Publicidade

Publicidade

Trending