Connect with us

Noticias

PM divulga balanço semestral que aponta queda na criminalidade

Published

on

Um novo balanço divulgado pela Polícia Militar do Tocantins (PMTO) nesta sexta-feira, 13, com dados do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC) aponta considerável diminuição nos índices das principais ocorrências registradas no estado em 2018, em um comparativo com os cinco primeiros meses do ano de 2017. As três principais cidades do Tocantins, Palmas, Gurupi e Araguaína também seguiram a tendência observada no estado e apontam queda nos indicativos de criminalidade.

A análise levou em consideração as ocorrências registradas pela PM, nos casos de roubo e furto a transeunte, em estabelecimento comercial ou de serviços, em residência, porte ilegal de arma de fogo e entorpecentes (posse, porte, uso e tráfico), furtos e roubos a instituições financeiras, dentre outros.

A queda mais considerável no estado foi em relação ao roubo à transeunte, no qual as pessoas são abordadas na rua mediante uso de violência, como no caso de roubo de celulares, com redução de 46,11%. No período de janeiro a maio de 2017 foram registradas pela PM 1.748 ocorrências em todo estado, já no mesmo período de 2018 o número caiu para 942.

Dentre as principais cidades, Araguaína foi a que apresentou a maior queda nesse tipo de ocorrência com diminuição de 53,28%, seguida por Gurupi (50,67%) e Palmas (31,45%). Os registros de roubo e furto em residência tiveram queda de 22,56% e 18,93% respectivamente.

Quanto aos furtos em instituições financeiras (bancos, agência dos Correios e Casas lotéricas), a redução em relação ao primeiro semestre de 2017 para o primeiro semestre de 2018 foi de mais de 50% (de 24 para 11) . O número de roubos a estes locais teve uma queda de 83,78% (de 37 para 6). Ou seja, o primeiro semestre de 2018 obteve uma redução de 72% no total de ocorrências, com relação ao mesmo período de 2017.

O comando da PM atribui esses números positivos ao constante trabalho que a instituição vem empenhando, como diversas reuniões que foram realizadas com representantes de instituições financeiras e empresas de segurança privada, no intuito de desenvolver estratégias de prevenção às ações criminosas.

Palestras, ações sociais, cursos e capacitações internas do efetivo contribuem para combate ao crime

A PM também tem investido em palestras e ações sociais, por meio das unidades operacionais. Foram realizadas 235 palestras e eventos/ações sociais pelo Comando de Policiamento da Capital; 187 palestras e eventos/ações sociais realizadas pelo Comando de Policiamento do Interior e 39 palestras e eventos/ações sociais promovidas pelo Comando de Policiamento Especializado.

 

Sobre cursos e capacitações, a PM realizou diversos seminários. dentre eles, um sobre a Rede de enfrentamento à violência contra a mulher e outro voltado para o Direito Militar. Também, continuamente, são realizadas instruções sobre o Procedimento Operacional Padrão (POP) da PM. Em 2017 foram formados 44 multiplicadores do POP, Esse ano, os multiplicadores estão com a missão de, até o final deste ano, formar 100% do efetivo operacional.

 

A consolidação do POP transcorre conforme programa de modernização gerencial da PMTO, adotando medidas para sua disseminação em todos os cursos e treinamentos oferecidos pela corporação.

 

Operações

 

Para garantir a redução dos índices criminais, operações diversas foram desencadeadas durante o primeiro semestre de 2018 e houve um aumento destas pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), de 55 em 2017 para 70 neste ano. O Comando de Policiamento do Interior (CPI) realizou 244 operações, apenas neste primeiro semestre de 2018 e o número de intervenções do Comando de Policiamento Especializado (CPE) foi de 127, contra 66 no ano passado. A PM ainda investiu em Planos de Policiamento, que subiram de 4 para 6.

 

Como resultado das operações, em 2018 foram registradas 113 apreensões de armas de fogo. No mesmo período, foram registradas 52 ocorrências de posse de entorpecentes, ao passo que 94 ocorrências de tráfico de entorpecentes foram apresentadas nas delegacias.

 

 

 

Fonte: PM-TO

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias

PM prende suspeitos de receptação, apreende arma de fogo e localiza combustível em matagal na capital

Published

on

Na segunda-feira, 15, por volta das 18h, a Polícia Militar (PM) prendeu na região sul de Palmas, dois indivíduos acusados de receptação e posse irregular de arma de fogo. Com a dupla os policiais apreenderam uma motocicleta com registro de furto/roubo. Já na residência de um dos suspeitos os policiais encontraram uma arma de fogo, tipo espingarda.

Depois de ser acionada via telefone 190, uma equipe da Força Tática do 1° Batalhão da PM se deslocou para averiguar uma denúncia de que indivíduos, em atitude suspeita, conduziam uma motocicleta na Quadra 812 Sul.

Durante patrulhamento, a equipe localizou os suspeitos conduzindo o veículo. Após avistarem a viatura eles tentaram fugir, sendo interceptados e submetidos à abordagem. Os militares então constataram que a motocicleta tinha restrição de furto/roubo.

Durante a ação, um dos indivíduos acabou confessando a posse de uma arma tipo espingarda, escondida em sua residência, onde o armamento foi apreendido. Os suspeitos e todo material encontrado foram conduzidos à Delegacia de Polícia para a realização dos procedimentos previstos em lei.

Combustível localizado em matagal

Já na manha desta terça-feira, 16, por volta das 7h, também em Palmas, uma equipe da Patrulha Escolar Comunitária do 1° BPM, durante patrulhamento pela Avenida NS 01, na altura da Quadra 903 Sul, avistou uma moita de capim com um saco de lixo amarrado, indicando possível demarcação.

Os policiais então adentraram cerca de 30 metros pelo matagal e localizaram três galões de 40 litros, cheios de combustível, de cor amarelada e cheiro similar à gasolina. O material foi encaminhado à Delegacia onde foi realizada a lavratura do boletim de ocorrência e a apreensão do combustível.

Fonte: PM-TO

Continue lendo

Noticias

Corpo não reclamado permanece no Instituto Médico Legal de Palmas

Published

on

A Polícia Científica do Tocantins informa à população em geral sobre a existência de corpo nas dependências do Instituto Médico Legal (IML) de Palmas, pertencente a Márcio Batista dos Santos, de 37 anos, que ainda não foi reclamando por parentes ou amigos.

 

De acordo com a Gerência do IML, o corpo de Marcio, que foi morto por espancamento, deu entrada no órgão no dia 7 de outubro de 2018, após ter sido localizado na Avenida NS B 2, próximo a um supermercado de Palmas.

 

Marcio tem compleição física mediana, mede 1,70cm de altura, é da cor negra, tem cabelos castanhos encaracolados, é natural de Varzea da Palma-MG, filho de Etelvina Batista dos Santos e Leonardo Cardoso dos Santos e, no momento em que deu entrada no IML, trajava calça bege, camisa vermelha, cueca preta, além disso, portava carteira de bolso, contendo documentos pessoais.

 

Quem tiver qualquer informação que possa ajudar a localizar parentes de Márcio, pode entrar em contado com IML, de Palmas, através do Telefone (63) 3218 – 6840, ou então pode ir diretamente até a sede do Instituto, que fica localizado na quadra 304 Sul, Avenida NS 04, Plano Diretor Sul, Palmas – TO.

Fonte: SSP-TO

Continue lendo

Noticias

Polícia Civil autua dois suspeitos por tráfico de drogas em Porto Nacional

Published

on

Na noite do último sábado (13), policiais civis da Central de Flagrantes de Porto Nacional, comandados pelo Delegado Fabrício Piassi autuaram, em flagrante delito pelos crimes e tráfico de drogas, Wemerson Ferreira Nunes, de 27 anos e Hugo Felipe Custódio de Campos, de 25 anos de idade.

De acordo com o Delegado Fabrício a ocorrência teve início quando policiais militares apresentaram na Central de Flagrantes de Porto Nacional, os dois indivíduos acima mencionados, os quais estavam transitando em uma motocicleta pelo município de Porto Nacional, que era conduzida por Wemerson, quando não obedeceram a ordem de parada dada pelos militares e empreenderam fuga, ocasião em que Hugo dispensou uma sacola contendo porções de cocaína.

Após acompanhamento, a dupla foi alcançada e abordada pelos militares, que encontraram ainda, em poder de Wemerson, quatro porções de maconha, além da quantia de R,00, em notas pequenas.

Apresentados na Central de Flagrantes, os conduzidos autorizaram a realização de buscas em suas residências, tendo então os policiais civis plantonistas, com o auxílio de policiais da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), de Porto Nacional, diligenciado nas referidas casas e encontrado na residência de Wemerson mais seis porções de maconha, todas embaladas, além de sacolas e pinos para o embalo de drogas.

Ao serem ouvidos pela autoridade policial, Hugo e Wemerson argumentaram que as drogas encontradas eram para consumo próprio, tendo Wemerson, que trabalha como mototaxista, em Porto Nacional e que se utilizava de sua motocicleta quando dos fatos, esclarecido ainda que por vezes realiza corridas para indivíduos que realizam o tráfico de drogas na localidade.

Em razão dos fatos, Wemerson foi autuado em flagrante delito pela prática dos crimes de desobediência, tráfico e associação para o tráfico. Por sua vez, Hugo, que responde a ação penal por tráfico de drogas no Estado de São Paulo, foi autuado em flagrante delito pela prática dos crimes de tráfico e associação para o tráfico.

Após a realização das providências legais cabíveis, ambos os indivíduos foram encaminhados à Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

 

Fonte: SSP-TO

Continue lendo

Facebook

Advertisement

Categorias

Publicidade

Publicidade

Trending