Connect with us

Noticias

Polícia Militar realiza ações lúdicas e educativas em comemoração ao dia das crianças

Published

on

Em comemoração ao dia das crianças foram realizadas diversas ações lúdicas e educativas em unidades da Polícia Militar em todo o estado como em Araguatins, Palmas, Gurupi e Colinas. As especializadas como Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) também promoveram atividades para a criançada.

Araguatins

Em Araguatins ocorreu aIII edição de Corrida beneficente com a Força Tática voltada ao Dia da Criança aconteceu na manhã deste sábado, 12. A corrida que foi organizada pela equipe de Força Tática da Unidade com percurso aproximado de 2,5 km pelas principais ruas da cidade contou com a presença de mais de 500 participantes, dentre a sociedade civil, crianças e militares. A ação social conseguiu arrecadar quase 600 brinquedos destinados às crianças de baixa renda de Araguatins.

A corrida foi em grupo e não houve competição. O comandante do 9º BPM, tenente-coronel W. Costa, acompanhado de demais militares e suas famílias foi o responsável pela largada.

O evento foi prestigiado pelo prefeito de Araguatins Cláudio Santana; promotor de Justiça Dr. Décio Gueirado; diretor do Colégio da Polícia Militar de Araguatins, tenente-coronel Márcio Cardoso Almeida, acompanhado de alunos; policiais militares de Araguaína e da Polícia Militar do Estado do Maranhão, além de representantes de diversos outros órgãos; empresários e membros da comunidade local.

A corrida teve início no cais do Porto de Araguatins, passando pelas principais ruas da cidade. Durante o percurso houve distribuição de água mineral para os participantes, e apoio de uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros. O encerramento se deu na base da Força Tática do 9º Batalhão da PM onde os atletas participaram de uma mesa de frutas e ainda sorteios de mini viaturas e copos personalizados da Força Tática.

Para a realização da corrida o 9º BPM contou com ajuda de patrocinadores, entre eles, Prefeitura Municipal, Poder Judiciário, empresários e membros da comunidade.

Ao término do evento os brinquedos arrecadados, dentre doações e os comprados com as inscrições, foram distribuídos nos bairros carentes da cidade. 

Palmas

Na tarde de domingo, 13, o 1º Batalhão da PM (BPM) promoveu uma homenagem às crianças na 2º Companhia Operacional localizada na Quadra 906 Sul, com a colaboração do Proerd e Força Tática do 1º BPM, Grupo de Operações com Cães (GOC), Corpo de Bombeiros, Associação Comunitária e o comércio local. 

O Proerd fez a animação do evento e ainda trouxe a mascote DARE pra alegrar a criançada. Já o GOC fez demonstrações do que os cachorros podem fazer para contribuir com o serviço da Polícia Militar. A Força Tática também participou da festa, além de mostrar um pouco sua força de atuação, ainda quebrou o gelo tendo mais aproximação com os pequenos homenageados. Já os Bombeiros trouxeram a tirolesa que foi animação total, sendo executada com a maior segurança. A festa contou ainda com uma mesa de frutas, picolés, distribuição de briguentos e pintura facial para as crianças presentes.

No dia 12, também houve uma comemoração na sede da escolinha de futebol do 1º BPM. O SESI colaborou com brinquedos (escorregador inflável, futebol de sabão show, pula-pula e touro mecânico). O Proerd realizou a animação e ainda trouxe a mascote DARE pra alegrar a festa. Militares da Força Tática e Bombeiros realizaram ações a atividades buscando a interação e integração entre as crianças. O Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) fez um pouso com o helicóptero no campo do 1°BPM e empolgou a turma toda. Além das brincadeiras, que também tiveram a participação de pais, não faltou pipoca, refrigerante, suco, picolé, bolo e cachorro-quente.

Já no setor Morada do Sol em Palmas, policiais militares da Base Comunitária do 6º Batalhão da PM realizaram um evento comemorativo no dia 12, que contou com a presença de 130 crianças. Houve diversas  brincadeiras, palestras, distribuição de brinquedos e um delicioso lanche, oferecido aos participantes, tendo sido organizado pelo sargento Evaldo Souza da Silva, que ministra aulas de jiu-jitsu na base, através do projeto Escolinha Comunitária do 6° Batalhão.

“O projeto desenvolvido no setor Morada do Sol, pelo sargento Souza, através das aulas de jiu-jitsu, é fundamental para a aproximação da Polícia e comunidade, ensinando aos alunos não só artes marciais, mas orientações para a vida, pois o projeto tem esse objetivo”, afirmou o tenente-coronel João Leyde de Souza Nascimento, comandante do 6° Batalhão da PM.  

Os apoiadores do evento foram o major Thiago Monteiro Martins, assessor do Núcleo Estadual de Polícia Comunitária, o capitão Walber Pereira Lima, do Núcleo Estadual de Polícia Comunitária, o vereador Moisemar Marinho, o médico da unidade básica  de saúde local, Dr. Luís F. Florest, o presidente da associação de moradores do setor Morada do Sol ll, Charles Noleto, a presidente da associação das mulheres do setor Morada do Sol ll, Adriana Alencar da Silva e Quartetto Supermercados.

Colinas

Já no domingo, 13, a homenagem ao dia das crianças aconteceu na sede da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O evento foi destinado aos dependentes de policiais militares. Cerca de 60 crianças puderam brincar nos brinquedos montados, receberam brindes e aproveitaram o cardápio preparado especialmente para elas.

Ações do BPMA

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), responsável pelas ações de proteção do meio ambiente em todas as suas interfaces, participou de dois eventos em comemoração ao dia das crianças no dia 12, realizando trabalho de educação ambiental por meio de exposição de animais taxidermizados. Um realizado em Palmas durante a realização do projeto SESC Ciranda e outro no Parque Mutuca em Gurupi.

As ações foram implementadas pelo Núcleo de Educação Ambiental cujo trabalho busca sensibilizar o público alvo na construção de valores comportamentais e atitudinais em relação à necessidade de preservação e conservação dos recursos ambientais.

Ressalta-se que, as ações permitem influenciar positivamente a população em decisões sobre atividades de riscos e degradação do meio ambiente. Além disso, pode fazer com que os indivíduos percebam fatos que afetam o bem-estar da sociedade de um modo geral e, dessa forma, fomenta a busca de meios a fim de solucionar as problemáticas existentes.  

BPMRED

Policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) montaram uma escolinha de trânsito no Parque Mutuca em Gurupi, onde por meio de atividades lúdicas foi abordado sobre o comportamento no trânsito para crianças de 4 a 10 anos de idade. Na ocasião, as crianças aprenderam com a pista sobre trânsito e a sinalização de uma forma bem divertida.

Fonte / PM-TO

 345 total views,  4 views today

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias

Lagoa da Confusão recebe Núcleo de Identificação que facilitará emissão da carteira de identidade

Published

on

Atendendo a um requerimento do presidente da Câmara Municipal de  Lagoa da Confusão,  vereador Luiz Edvaldo Coelho dos Santos – o Di (PTB), aprovado por unanimidade,   o novo Núcleo de Identificação foi entregue nesta sexta-feira, 9, no município. A entrega do núcleo foi realizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), por meio do Instituto de Identificação, vinculado à Superintendência da Polícia Científica e contou  coma participação do presidente da Câmara Municipal de Lagoa da Confusão, vereador Luiz Edvaldo Coelho dos Santos, do Prefeito Thiago Carlos, bem como, do vice-prefeito, Salustiano Barros, e demais autoridades.

O Vereador Luiz Edvaldo explicou que o objetivo dessa iniciativa é facilitar o acesso do cidadão ao documento de Carteira de Identidade. O núcleo vai funcionar no Centro de Referência da Assistência Social do município (CRAS) do município, localizado na Avenida Antônio Alves Duarte, S/N Qd.4 Lt. 11 e 12, Setor Central e o telefone para contato é o 63 3364 -1110.

O Núcleo de Identificação de Lagoa da Confusão foi implantado após assinatura de um Termo de Cooperação, celebrado entre a SSP-TO e a Prefeitura Municipal da cidade. A entrega do novo serviço à população aconteceu nesta sexta-feira de forma simbólica, em virtude do momento de pandemia que o mundo está passando.

Agendamentos
Em razão da pandemia da Covid-19 e em atendimento às determinações do Decreto Estadual nº 6.234, que trata do trabalho remoto, a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Superintendência da Polícia Científica, informa que o atendimento no Instituto de Identificação e seus Núcleos está sendo realizado de forma parcial. O serviço de atendimento, incluindo o do novo Núcleo de Lagoa da Confusão, retorna a partir do dia 15 de abril conforme ordem cronológica de agendamentos realizados anteriormente na Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação (PAPI).

Para a diretora de Papiloscopia do Instituto de Identificação, Naídes César Silva, a unidade é de extrema importância e a partir desse momento, a população de Lagoa da Confusão terá mais conforto, já que não precisará se deslocar para outros municípios para ter acesso ao documento de identidade e ainda poderá emitir também o Atestado de Antecedentes Criminais.

 1,024 total views,  461 views today

Continue lendo

Noticias

CEM Florêncio Ayres lança projeto “No dia da vacinação estenda a mão”

Published

on

A equipe do Colégio Estadual, CEM Professor Florêncio Ayres de Porto Nacional,lança o projeto,“No dia da vacinação estenda a mão”– que consiste na arrecadação de alimentos não-perecíveis e higiene, para distribuição às famílias carentes do Município que estão passando por privações alimentares, devido aos efeitos da pandemia. Levar um quilo de alimento é o que se pede, no dia da vacinação contra Covid-19 ou deixar sua doação nos postos de arrecadação que funcionarão no local de vacinação.

 

Insegurança alimentar

“Atualmente,grandepartedapopulaçãoadulta e produtiva de Porto Nacional,estádesempregadaousubempregada. O aumento dos preços dos alimentos criou uma insegurança alimentar grande e precisamos ajudar a essas pessoas” – destaca, Elieson Silva Santos, diretor do CEM Florêncio Ayres.

Parceiros

São parceiros do projeto humanitário, a Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Assistência Social; Comsaúde e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Porto Nacional..

Distribuição

De acordo com a coordenadora Pedagógica do CEM Florêncio Ayres, Tânia Lopes, ao final do expediente de vacinação, os alimentos arrecadados serão transformados em cestas básicas e distribuídas logo em seguida para as famílias. “Precisamos agilizar a entrega dessas cestas para mitigar a fome de muitos dos nossos semelhantes, que são nossos irmãos, e precisam do auxílio de cada um de nós, por isso, pedimos a todos que contribuam com sua doação” –pede a coordenadora.

 

Maiores Informações – Professora Tânia Lopes – Coordenadora Pedagógica CEM FLORÊNCIO AYRES DE PORTO NACIONAL 63 98452-7001

 1,165 total views,  541 views today

Continue lendo

Brasil

Mestre Nona e Banda Sol com Nona cantam músicas premiadas em festivais, neste domingo, live do Circuito Cultural de Porto Nacional

Published

on

O Circuito Cultural de Porto Nacional apresenta a live-show: Mestre Nona e Banda Sol com Nona, neste 11 de abril, 8 horas da manhã, pelo canal do Youtube da Prefeitura de Porto Nacional.

Apoio

O evento online é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Comunicação, Cultura e Turismo e faz parte das medidas de apoio à classe artística, tão impactada pelos efeitos da pandemia do Covid-19, informa Fábio Barbosa, diretor de Cultura, de Porto Nacional.

O show

Serão 45 minutos de show, apresentando só as canções premiadas nos festivais de música, promovidos no Tocantins, desde os anos 90. “ Nosso repertório está de primeira e tem canções como: Casa Pequena, Para chamar de meu, Cacimba d’água, entre outras” – detalha Mestre Nona.

Banda

Com Mestre Nona no vocal e percussão, a Banda Sol com Nona trás os seguintes músicos: Gonzaga, na sanfona; Bonfinzinho, no triangulo; Antônio Filho, na bateria; Horácio, no contrabaixo; Hugo Magno, no Saxofone; Henrique Romano, na guitarra.

Mestre Nona

Raimundo Nonato Lopes da Silva – MESTRE NONA, cantor, compositor, percursionista, artista que Canta Porto e o Tocantins, tecendo uma poesia ímpar de amor à nossa história. Professor de precursão, tem nas veias, o dom da arte e assim, venceu a maior parte dos festivais de música que disputou.

Ficha Técnica

Live – Show: Mestre Nona e Banda Sol com Nona

11 de abril

8 horas da manhã

Canal do Youtube da Prefeitura de Porto Nacional.

 2,215 total views,  605 views today

Continue lendo

Publicidade

Desenvolvimento de Sites! +Bônus!

2

Facebook

Advertisement

Categorias

Trending