Polícia Militar realiza ações lúdicas e educativas em comemoração ao dia das crianças

Em comemoração ao dia das crianças foram realizadas diversas ações lúdicas e educativas em unidades da Polícia Militar em todo o estado como em Araguatins, Palmas, Gurupi e Colinas. As especializadas como Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) também promoveram atividades para a criançada.

Araguatins

Em Araguatins ocorreu aIII edição de Corrida beneficente com a Força Tática voltada ao Dia da Criança aconteceu na manhã deste sábado, 12. A corrida que foi organizada pela equipe de Força Tática da Unidade com percurso aproximado de 2,5 km pelas principais ruas da cidade contou com a presença de mais de 500 participantes, dentre a sociedade civil, crianças e militares. A ação social conseguiu arrecadar quase 600 brinquedos destinados às crianças de baixa renda de Araguatins.

A corrida foi em grupo e não houve competição. O comandante do 9º BPM, tenente-coronel W. Costa, acompanhado de demais militares e suas famílias foi o responsável pela largada.

O evento foi prestigiado pelo prefeito de Araguatins Cláudio Santana; promotor de Justiça Dr. Décio Gueirado; diretor do Colégio da Polícia Militar de Araguatins, tenente-coronel Márcio Cardoso Almeida, acompanhado de alunos; policiais militares de Araguaína e da Polícia Militar do Estado do Maranhão, além de representantes de diversos outros órgãos; empresários e membros da comunidade local.

A corrida teve início no cais do Porto de Araguatins, passando pelas principais ruas da cidade. Durante o percurso houve distribuição de água mineral para os participantes, e apoio de uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros. O encerramento se deu na base da Força Tática do 9º Batalhão da PM onde os atletas participaram de uma mesa de frutas e ainda sorteios de mini viaturas e copos personalizados da Força Tática.

Para a realização da corrida o 9º BPM contou com ajuda de patrocinadores, entre eles, Prefeitura Municipal, Poder Judiciário, empresários e membros da comunidade.

Ao término do evento os brinquedos arrecadados, dentre doações e os comprados com as inscrições, foram distribuídos nos bairros carentes da cidade. 

Palmas

Na tarde de domingo, 13, o 1º Batalhão da PM (BPM) promoveu uma homenagem às crianças na 2º Companhia Operacional localizada na Quadra 906 Sul, com a colaboração do Proerd e Força Tática do 1º BPM, Grupo de Operações com Cães (GOC), Corpo de Bombeiros, Associação Comunitária e o comércio local. 

O Proerd fez a animação do evento e ainda trouxe a mascote DARE pra alegrar a criançada. Já o GOC fez demonstrações do que os cachorros podem fazer para contribuir com o serviço da Polícia Militar. A Força Tática também participou da festa, além de mostrar um pouco sua força de atuação, ainda quebrou o gelo tendo mais aproximação com os pequenos homenageados. Já os Bombeiros trouxeram a tirolesa que foi animação total, sendo executada com a maior segurança. A festa contou ainda com uma mesa de frutas, picolés, distribuição de briguentos e pintura facial para as crianças presentes.

No dia 12, também houve uma comemoração na sede da escolinha de futebol do 1º BPM. O SESI colaborou com brinquedos (escorregador inflável, futebol de sabão show, pula-pula e touro mecânico). O Proerd realizou a animação e ainda trouxe a mascote DARE pra alegrar a festa. Militares da Força Tática e Bombeiros realizaram ações a atividades buscando a interação e integração entre as crianças. O Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) fez um pouso com o helicóptero no campo do 1°BPM e empolgou a turma toda. Além das brincadeiras, que também tiveram a participação de pais, não faltou pipoca, refrigerante, suco, picolé, bolo e cachorro-quente.

Já no setor Morada do Sol em Palmas, policiais militares da Base Comunitária do 6º Batalhão da PM realizaram um evento comemorativo no dia 12, que contou com a presença de 130 crianças. Houve diversas  brincadeiras, palestras, distribuição de brinquedos e um delicioso lanche, oferecido aos participantes, tendo sido organizado pelo sargento Evaldo Souza da Silva, que ministra aulas de jiu-jitsu na base, através do projeto Escolinha Comunitária do 6° Batalhão.

“O projeto desenvolvido no setor Morada do Sol, pelo sargento Souza, através das aulas de jiu-jitsu, é fundamental para a aproximação da Polícia e comunidade, ensinando aos alunos não só artes marciais, mas orientações para a vida, pois o projeto tem esse objetivo”, afirmou o tenente-coronel João Leyde de Souza Nascimento, comandante do 6° Batalhão da PM.  

Os apoiadores do evento foram o major Thiago Monteiro Martins, assessor do Núcleo Estadual de Polícia Comunitária, o capitão Walber Pereira Lima, do Núcleo Estadual de Polícia Comunitária, o vereador Moisemar Marinho, o médico da unidade básica  de saúde local, Dr. Luís F. Florest, o presidente da associação de moradores do setor Morada do Sol ll, Charles Noleto, a presidente da associação das mulheres do setor Morada do Sol ll, Adriana Alencar da Silva e Quartetto Supermercados.

Colinas

Já no domingo, 13, a homenagem ao dia das crianças aconteceu na sede da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O evento foi destinado aos dependentes de policiais militares. Cerca de 60 crianças puderam brincar nos brinquedos montados, receberam brindes e aproveitaram o cardápio preparado especialmente para elas.

Ações do BPMA

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), responsável pelas ações de proteção do meio ambiente em todas as suas interfaces, participou de dois eventos em comemoração ao dia das crianças no dia 12, realizando trabalho de educação ambiental por meio de exposição de animais taxidermizados. Um realizado em Palmas durante a realização do projeto SESC Ciranda e outro no Parque Mutuca em Gurupi.

As ações foram implementadas pelo Núcleo de Educação Ambiental cujo trabalho busca sensibilizar o público alvo na construção de valores comportamentais e atitudinais em relação à necessidade de preservação e conservação dos recursos ambientais.

Ressalta-se que, as ações permitem influenciar positivamente a população em decisões sobre atividades de riscos e degradação do meio ambiente. Além disso, pode fazer com que os indivíduos percebam fatos que afetam o bem-estar da sociedade de um modo geral e, dessa forma, fomenta a busca de meios a fim de solucionar as problemáticas existentes.  

BPMRED

Policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) montaram uma escolinha de trânsito no Parque Mutuca em Gurupi, onde por meio de atividades lúdicas foi abordado sobre o comportamento no trânsito para crianças de 4 a 10 anos de idade. Na ocasião, as crianças aprenderam com a pista sobre trânsito e a sinalização de uma forma bem divertida.

Fonte / PM-TO

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?