Connect with us

Noticias

Professora de Porto Nacional grava documentário em chapada da Natividade-TO

Published

on

Localizada a 197 quilômetros da capital Palmas e próximo a cidade de Natividade _ TO, encontra-se o município de Chapada da Natividade, reconhecido como comunidade quilombola pela Fundação Cultural Palmares em 2006. Na zona rural também foi reconhecida outra comunidade, a São José.

Fundada na terceira década do século XVIII, sob a influência  da extração do ouro descoberto em suas terras, Chapada da Natividade possui uma arquitetura com casarões que marcam o estilo daquela época. Foram os descendentes de escravos que impulsionaram a povoação da cidade no final do século XVIII,nas proximidades do Posto de contagem de Chapada da natividade.

Apesar da sua fundação remontar ao século XVIII, a sua emancipação política somente ocorreu em 1º de Janeiro de 1996. De acordo com o Censo do IBGE, ano 2010, a população era de 3.277 habitantes, a estimativa para 2018 é de 3.334.

Como patrimônio histórico, a cidade possui a igreja de pedra, também conhecida como “Igreja dos Pretos” e “Igreja de Nossa Senhora do Rosário”. Segundo narrativa dos moradores, a obra foi iniciada por escravos fugidos, que se esconderam no local, entretanto foram capturados pelos feitores antes de concluírem a construção do templo. A igreja chama a atenção por sua beleza e estrutura.

A religiosidade é marcante na cidade, principalmente a católica. Anualmente, no mês de julho, são realizados os festejos do Divino Espírito Santo e da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Sant’Anna. Os moradores explicam que a junção dos festejos deve-se à dificuldade que a comunidade possuía em encontrar padres para celebrarem as missas no mês de maio, uma vez que a paróquia era em natividade e os festejos do Divino coincidiam. Por isso, resolveram realizar os dois festejos no mês de julho.

Os festejos são tradicionais com a realização do reinado e festas do Capitão do mastro, costumes trazidos pelos portugueses para o Brasil.

Também é tradicional na comunidade a produção de bolos artesanais: bolo de arroz na palha da bananeira, trovão, amor perfeito e licores. A dança súcia e o toque de tambores estão sendo resgatados por um trabalho da equipe do Colégio Estadual Fulgêncio Nunes, possuindo como maiores incentivadores a professora Roberta Tavares de Albuquerque Menezes e o senhor Patricinho, membro da comunidade e folião, com o apoio da equipe gestora e demais professores.

Em 2016 o colégio passou a participar de uma pesquisa de Doutorado, com a professora e pesquisadora Nelzir Martins Costa (UFT- Araguaína), a qual realiza um trabalho de leitura literária de obras temáticas afrobrasileiras, distribuídas pelo Programa Biblioteca na Escola, com o objetivo de incentivar e fomentar a discussão das questões étnico-raciais na escola e assim promover a valorização e o empoderamento da cultura e da identidade negra.

A comunidade conta com uma Associação denominada Visão de Águia, a qual dá o suporte e pensa as ações necessárias para a manutenção e valorização da identidade quilombola. A associação tem como presidente a professora Edinalda Alves de Araújo Santana que vem desenvolvendo, juntamente com a sua equipe, um trabalho de relevância na comunidade.

Informações: Nelzir Martins Costa

Veja o Documentário a baixo:

 3,155 total views,  16 views today

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Novo malware dá a hackers controle total sobre celular

Published

on

 

Uma nova ameaça está à caça de usuários de celulares Android. Batizado de Rogue, o malware é uma ferramenta de administração remota (RAT, Remote Administration Tool) que dá a um hacker controle absoluto sobre o smartphone da vítima, o que torna muito fácil roubar dados pessoais que podem ser usados para fraude e extorsão, logins de redes sociais ou de sistemas de home banking.

Segundo um artigo da Check Point Research detalhando a origem da ameaça, o Rogue é a verdade a combinação de dois outros malware, chamados Cosmos e Hackshaw. Após infectar um aparelho, seja através de um app malicioso ou e-mail de phishing, a ameaça se registra como admistrador do dispositivo e esconde seu ícone da lista de aplicativos para não chamar a atenção.

A partir daí um hacker, munido apenas de um smartphone comum, pode monitorar em tempo real a localização da vítima, usar a câmera para tirar fotos, gravar o áudio de chamadas, ler mensagens de notificação (especialmente as de apps como o Facebook, WhatsApp, Instagram, Telegram, Skype e Line), registrar tudo o que é digitado e muito mais. Tudo isso sem chamar a atenção.

O que mais preocupa os especialistas não é a capacidade técnica do Rogue, já que há muitos outros RATs no mercado com recursos similares, como o BRATa, mas o fato dele ser extremamente acessível. Ele é vendido por US$ 29,90 (cerca de R$ 160) em fóruns na Dark Web, e vem em um pacote “pronto para usar”. Isso dá mesmo aos criminosos com pouca habilidade técnica a capacidade de executar ataques sofisticados.

Para se proteger contra o Rogue e outras ameaças no celular, valem as mesmas dicas de sempre: nunca instale apps de fontes desconhecidas, preste atenção às permissões que um aplicativo pede ao ser aberto e tenha um antivírus no celular. As informações que estão nele valem muito mais do que você imagina.

Fonte: Novo malware dá a hackers controle total sobre celular – TecnoTriks

 135 total views,  135 views today

Continue lendo

Business

WhatsApp: usuários aderem mensageiro rival após mudança de política

Published

on

WhatsApp: usuários aderem mensageiro rival após mudança de política

 

O número de downloads do Signal, mensageiro “ultrasseguro” e rival do WhatsApp, cresceu consideravelmente nesta semana. A plataforma veio ao Twitter nesta quinta-feira (7) dizendo estar entusiasmada com o grande número de cadastros, e ciente de atrasos no envio de códigos de verificação do mensageiro, dado o grande número de contas criadas nos últimos dias.

A popularidade do Signal ficou em evidência após o CEO das companhias multimilionárias Tesla e SpaceX Elon Musk publicar para seus mais de 41,5 milhões de seguidores no Twitter a mensagem “Usem Signal”. O tuíte de Musk foi postado logo depois do WhatsApp divulgar suas novas e controversas políticas de privacidade. A mudança nos termos de uso do app obriga que usuários aceitem o compartilhamento de suas informações com o Facebook, caso queiram continuar utilizando o mensageiro.

Número de downloads do app de mensagens Signal aumenta e pode ter relação com mudança de política do WhatsApp; saiba mais — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

O bilionário Elon Musk publicou dois tuítes em sequência, nesta quarta-feira (6), em alusão às empresas do Facebook. O primeiro alfinetou a rede social, e o segundo, o mensageiro. Sem mencionar as companhias diretamente, Musk publicou um meme com peças de dominó que relacionavam a proposta inicial do Facebook de classificar mulheres em “gostosas ou não” na universidade aos acontecimentos recentes da invasão de extremistas ao Congresso dos Estados Unidos. Logo em seguida, Musk publicou “usem o Signal”.

Como enfatiza o site americano The Verge, não está claro se o bilionário está ciente das mudanças de privacidade do WhatsApp, que passam a vigorar dia 8 do próximo mês. Dentre as novas políticas do mensageiro estão uma maior integração entre o Facebook e o WhatsApp, deixando claro a intenção do app de mensagens em compartilhar dados de usuários com empresas parceiras do Facebook.

Alguns dos dados que poderão ser compartilhados pelo mensageiro com a rede social são o endereço de IP do usuário, número pessoal de telefone, foto de perfil, informações como o “visto por último” dos status, atividades realizadas no WhatsApp — incluindo como o usuário interage com outras contas e empresas no mensageiro —, além de sua lista de contatos.

Não está claro se o número de usuários do Signal cresceu por conta do tuíte de Musk ou em resposta às novas políticas de privacidade adotadas pelo WhatsApp. Vale lembrar que tanto o Facebook quanto o WhatsApp se envolveram em atritos com a Apple recentemente, depois que a companhia da maçã divulgou melhorias em privacidade na atualização do iOS. Dentre as melhorias estão novas regras anti-rastreamento, além de exigências que determinam que apps na App Store deixem em evidência as permissões requeridas e quais dados dos usuários são coletados.

Em resposta enviada para o site americano The Verge, o WhatsApp diz que “continua profundamente comprometido em proteger a privacidade das pessoas” e que as novas políticas de privacidade do mensageiro não vão afetar “a forma como as pessoas se comunicam em particular com amigos ou familiares” no WhatsApp.

Fonte: WhatsApp: usuários aderem mensageiro rival após mudança de política – TecnoTriks

 1,974 total views,  771 views today

Continue lendo

Noticias

Presidente corta carros, combustível e suspende verba de representação de vereadores de Palmas

Published

on

A presidente da Câmara Municipal de Palmas, Professora Janad Valcari (Podemos), apresentou em entrevista coletiva, as primeiras medidas administrativas após tomar posse como presidente da Casa de Leis. Diante de um momento de crise sanitária com forte impacto na economia, as novas medidas serão cruciais para adequar o orçamento da Casa a nova realidade pela qual passa o País.

Entre as medidas anunciadas a de maior impacto no orçamento está o corte do contrato para locação de veículos para gabinetes dos vereadores e conseqüentemente a extinção de despesas com combustível, somente essas medidas, trará uma economia de dois milhões e duzentos e cinqüenta e seis mil reais (2.256.000,00) com veículos e mais um milhão e duzentos mil reais com combustíveis (1.200.000,00) durante a gestão.

Novos cortes também foram feitos na redução de contratação de servidores comissionados, bem como, no não pagamento da Cota de Despesa de Atividade Parlamentar (Codap), durante este mês de janeiro. Cada vereador receberia 11 mil e quinhentos reais neste mês, representando uma economia para Casa de 209 mil reais em janeiro. “O foco principal de nossa administração será a transparência, quero que essa Casa dê total transparência em todos os sentidos de forma ampla e analítica para que o cidadão tenha amplas informações da movimentação financeira pública” disse Janad.

A Presidente também destacou a questão da entrada de todas as pessoas que frequentam o Parlamento. “Todas as pessoas que entrarem no nosso ambiente serão identificadas, pois queremos que haja segurança não só para o parlamentar e para o servidor, mas para as todas as pessoas que entrarem aqui”, garantiu.

Entre as novas medidas anunciadas está a criação do Diário Oficial próprio da Casa, por meio de plataformas gratuitas, para garantir a economia de recursos. Também será implantado sistema digital, por meio do qual, os cidadãos poderão acompanhar todos os projetos que tramitam na Casa, desde quando é protocolado, a movimentação nas Comissões até o desfecho final da matéria.

 1,758 total views,  621 views today

Continue lendo

Publicidade

Desenvolvimento de Sites! +Bônus!

2

Facebook

Advertisement

Categorias

Trending