Sertões 2019: Saúde municipal está equipada e preparada para receber a competição “off road” em Porto Nacional

Na expectativa para a chegada do maior Rally das Américas, que chega a Porto Nacional no dia 28 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde e toda a Rede de apoio já está preparada para atender, da melhor forma, a grande equipe Sertões, bem como, turistas, visitantes e a comunidade local. Estratégias de saúde estão sendo montadas para oferecer serviços eficientes e de qualidade e, também, bloquear qualquer tipo de contaminação.

As equipes de urgência e emergência ficaram de plantão no Circuito Sertões para acolher pilotos, navegadores e todos os envolvidos na competição, prestando assistência à saúde e desenvolvendo ações preventivas, como a saúde bucal, e orientações de combate às doenças sexualmente transmissíveis.

Instantaneamente, as equipes também farão ofertas diferenciadas, disponibilizando fisioterapeutas, terapeutas e massagistas para cuidar da parte muscular dos atletas, tantos com dores pontuais, como os que estão com desconfortos musculares generalizados. As massagens relaxantes vão aliviar as tensões dos competidores causadas pela alta adrenalina gerada durante a competição.

Cerca de 20 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas, massagistas e educadores físicos proporcionarão um relaxamento exclusivo para os pilotos, acolhendo-os especialmente. Os acadêmicos do curso de Enfermagem da Liga de Urgência e Emergência do ITPAC também vão participar das ações. Sempre parceiros da Saúde Municipal.

Isso tudo, considerando que a equipe Rally do Sertões estará enfrentando uma jornada de viagens longas, horas dentro de veículos, com tempo seco e quente, tensão, e bastante poeira pelo caminho.

Também serão entregues para os participantes da grande comitiva Sertões, kits educativos informando que a Saúde Municipal carrega a bandeira da prevenção e promoção da saúde, com orientações direcionadas aos “Desbravadores do Brasil” – equipe e atletas que trafegam o interior do país em busca de emoção.

A Unidade de Pronto Atendimento de Porto Nacional (UPA) – 24 horas – estará totalmente preparada, com médicos e toda a equipe de enfermagem, para atender qualquer demanda emergencial. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também estará de plantão.

A Secretaria Municipal da Saúde comunicou à Secretaria de Estado da Saúde sobre a chegada do evento em Porto Nacional, inclusive contando com a grande quantidade de pessoas, cerca de 2 mil, que a cidade vai receber, em um só dia.

O Hospital de Referência de Porto Nacional deve estar preparado para as urgências maiores, para acolhimento e assistência aos que procurarem os serviços da Unidade.

Imunização

Outro ponto importante é a preocupação com a prevenção de doenças. O Brasil está com surto de Sarampo em alguns Estados, e “o Tocantins está fora da linha vermelha de alerta”, sem nenhum caso suspeito e nem identificado.

Ainda assim, a Secretaria Municipal da Saúde fará uma “ação de bloqueio” junto à comitiva Sertões, onde será feita a checagem dos cartões vacinais das equipes, como forma de averiguar se as vacinas estão em dias e, consequentemente, preparar estratégias de cuidado, prevenção e orientação, mostrando que o Tocantins e Porto Nacional estão fora do vírus do Sarampo.

Caso necessário, as vacinas serão oferecidas após um levantamento do histórico de Sarampo do indivíduo, para verificar a necessidade da imunização, sempre dentro dos parâmetros apontados pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, as vacinas são destinadas para crianças de 1 ano aos 15 meses de idade, mas como o Município receberá pessoas de todo o país e também das Américas, a cobertura vacinal estará disponível para as demandas necessárias.

Fonte / Umbelina Costa

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?