UTI em Porto Nacional: Qual o preço de uma vida?

Porto Nacional é sem sombra de duvidas um dos maiores centros de saúde do estado do Tocantins, localizada na região central do estado, e com um raio de ação que abrange diretamente 12 municípios, na região denominada de Amor Perfeito.

A cidade conta hoje com uma estrutura moderna e bem aparelhada no âmbito municipal, as unidades básicas de saúde atendem a contento a rede, e a UPA – Unidade de Pronto de Atendimento, passou a ser uma espécie de mini hospital, por atender com efetividade casos que outrora passavam diretamente pelo hospital de referência.
O município conta ainda com um centro de referência municipal criado especificamente para o tratamento do novo coronavírus, tendo em vista a preocupação da saúde municipal em atender a comunidade portuense dentro de um serviço especializado.

A cidade tem uma importante faculdade de medicina que já formou inúmeros profissionais que prestam seus serviços na cidade e migraram para diversas regiões do Brasil após sua formação. Escolas técnicas que formam profissionais na área da radiologia, enfermagem e laboratoriais sempre por aqui existiu e oportunizou espaço para a formação e qualificação de homens e mulheres que escolheram trabalhar pelo bem comum de uma sociedade.
Pois bem, a pergunta colocado no título desta matéria questiona não apenas qual o preço de uma vida, mais o porquê de não se investir em uma UTI, unidade que serve justamente para salvar vidas?

 

Referência em saúde
O sistema de saúde da Capital da Cultura sempre foi destaque em todo o Tocantins e Brasil, cabe citar como referência o trabalho pioneiro dos médicos Eduardo Manzano e Heloisa Lotufo, através da organização social, COMSAUDE, que em mais de 50 anos apostaram suas fichas em um projeto comunitário de saúde e escolhendo a cidade do antigo norte de goiás como ponto de partida.

Os exemplos são muitos, de profissionais da área da saúde que decidiram investir suas vidas em favor da comunidade portuense e tocantinense, cabe abrir um parêntese e citar também o legado do nobre e sempre lembrado Dr. Euvaldo Thomaz de Souza, médico e que em função de sua forte atuação na área médica foi eleito prefeito de Porto Nacional, e que no campo da saúde merece destaque pela militância na área e pela luta da garantia pela vida.

 

UTI em Porto Nacional
A luta pela implantação de uma UTI – Unidade de terapia intensiva em Porto Nacional é bem antiga mais que diante do agravamento do quadro de pandemia “Covid-19” que assola o estado do Tocantins e que consequentemente chegou em nosso município vitimando muitas pessoas e deixando um forte questionamento sobre a necessidade urgente de implantação de uma UTI na cidade.

Existe um forte apelo popular e um clamor que vem ganhado força através das rede sociais e inúmeras manifestações sendo realizadas no sentido da instalação urgente de uma unidade de terapia intensiva na cidade. A mobilização reivindica um posicionamento urgente da gestão estadual no sentido de que a população não seja deixada a reboque.

Justiça x UTI
Diante do forte cenário de crescimento no número de pacientes com Covid-19, o Ministério Público do Tocantins e a Defensoria Pública Estadual em uma atuação conjunta, propuseram à Justiça, no último sábado, 15, uma Ação Civil Pública com pedido de Tutela de Urgência à Justiça para que o Estado providencie a implantação de dez leitos clínicos, três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma UTI móvel no Hospital de Referência de Porto Nacional (HRPN), exclusivos para pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

O promotor de Justiça Luiz Antônio Francisco Pinto e a defensora pública Kenia Martins Pimenta, que assinam a Ação, requerem, também, que seja nomeado imediatamente um profissional habilitado para a Direção Clínica do Hospital, que está sem o responsável por esta função.

A Ação Civil Pública enfatiza que o Hospital Regional de Porto Nacional é referência não só para sua região de expansão (Porto Nacional, Fátima, Brejinho de Nazaré, Monte do Carmo, Santa Rita, Ipueiras, Silvanópolis, Pindorama, Santa Rosa, Chapada de Natividade, Natividade, Ponte Alta do Tocantins e Mateiros), mas também para a região sudeste do Estado, por conta dos hospitais estaduais instalados nas cidades de Arraias e Dianópolis serem considerados de pequeno porte.

O momento é de bastante apreensão pela comunidade portuense tendo em vista as perdas irreparáveis em virtude do hospital de referência de Porto Nacional não ter ainda uma UTI, a mobilização em favor da vida merece atenção e neste momento é necessário uma ação efetiva do governo estadual em função de implantar no município condições que favoreçam a garantia da vida.

Texto: Willian da Luz

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-04-01 at 09.34.52
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?