O período de adesão das unidades prisionais e socioeducativas é de 08 a 19 de julho de 2019

A aplicação do Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) Nacional 2019, ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. No Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está viabilizando a adesão de unidades prisionais e socioeducativas para garantir a oferta da prova a todos os reeducandos e socioeducandos interessados no Exame. Conforme o edital, as provas serão aplicadas nos dias 08 e 09 de outubro.

A participação no exame é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo, 18 dezoito anos completos para o Ensino Médio, na data de realização do Exame. Para aumentar os A Seciju está trabalhando na mobilização das unidades prisionais e das unidades socioeducativas para que a prova seja ofertada em todas as unidades mantidas pelo Estado.

De acordo com o superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gilberto da Costa Silva, as equipes técnicas estão aumentando a articulação para ampliar a participação dos adolescentes. “Com o envolvimento de toda a equipe pedagógica e servidores do sistema socioeducativo, os adolescentes tem alcançado êxito junto ao Encceja e também ao Enem, o que gera boas chances desse adolescente não mais reincidir junto a atos infracionais”, ressaltou.

No Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO) está sendo realizado um trabalho semelhante de sensibilização, como explica a gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso (Gaespe), Marluce de Oliveira. “Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de inscritos para elevar o nível de escolaridade dos apenados. Para isso, os diretores e os responsáveis pedagógicos das unidades são fundamentais para viabilizar a adesão ao processo de inscrição. Outro desafio é ofertar material pedagógico aos apenados para subsidiar a certificação”, disse.

A prova do Encceja contribui para diminuir os índices de defasagem escolar. De acordo com a representante estadual do sistema socioeducativo junto ao Exame, Auricélia Cruz, a oferta é um avanço. “A participação no Encceja é algo exitoso, pois é uma ferramenta que irá diminuir a distorção idade/série, que é uma realidade de praticamente 90% dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa”, garante.

Adesão

As unidades prisionais e socioeducativas interessadas em aplicar o Encceja Nacional PPL devem firmar termo de adesão, responsabilidades e compromissos com o Inep entre 8 e 19 de julho de 2019, exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Adesão e Inscrição PPL. Cada unidade prisional ou socioeducativa indicada terá um responsável pedagógico que, além das inscrições dos participantes, ficará encarregado de acessar os resultados e pleitear a certificação.

Aproveitamento de notas

Para conseguir o certificado do Encceja é necessário que o candidato alcance a pontuação mínima em todas as provas (100 pontos, ou 5 pontos no caso da prova de redação). No entanto, é possível pegar uma declaração de proficiência para as disciplinas em que a média for atingida, a fim de utilizá-las em provas futuras, caso não alcance o mínimo necessário em todas as disciplinas. O exame é dividido em quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha.

Cronograma

O período de adesão das unidades prisionais e socioeducativas é de 08 a 19 de julho de 2019. O período de inscrição de socioeducandos e reeducandos é de 15 a 26 de julho deste ano e a aplicação das provas (Ensino Fundamental e Médio) será nos dias 8 e 9 de outubro. A divulgação dos resultados é sempre até o décimo dia útil após a realização do exame.

Com Informações / Ascom Cidadania e Justiça

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2021-12-06 at 18.51.44
WhatsApp Image 2021-11-20 at 07.01.56
WhatsApp Image 2021-11-19 at 12.16.21
271167716_1371306459985553_2769517668468713410_n
WhatsApp Image 2021-08-06 at 08.36.06
WhatsApp Image 2021-10-29 at 09.23.51

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?