Como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital de forma eficiente e potencializar o atendimento aos clientes?  

Como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital de forma eficiente e potencializar o atendimento aos clientes?

Em um cenário no qual,  pelo menos 74% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com marcas e 54% já compraram alguma coisa pelo app segundo a pesquisa Mensageria no Brasil e 2 bilhões de pessoas usam a ferramenta no mundo inteiro, de acordo com a própria empresa, entender essas estratégias é fundamental.

Pare e pense: enquanto consumidor e empresário, você consegue fugir do WhatsApp para se comunicar com seus clientes e parceiros de negócios?

Se a resposta é não, está mais do que na hora de aprender como criar uma conta comercial no WhatsApp Business e utilizar os recursos  do serviço para transformar seus contatos em oportunidades.

Afinal, como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital e por que é importante fazer isso? Quais são os recursos que o WhatsApp Business oferece para as empresas divulgarem seus produtos ou serviços? Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business?

Caso você tenha essas dúvidas, amigo (a) empreendedor (a), esse artigo é para você. Ao longo do conteúdo vamos explorar dicas práticas para te ajudar a melhorar a comunicação do seu negócio com WhatsApp Business. Leia mais!

Como criar uma conta comercial no WhatsApp Business?

Como criar uma conta comercial no WhatsApp Business? É preciso pagar para usar o aplicativo com funcionalidades exclusivas? É preciso ter CNPJ para utilizar a ferramenta?

A criação da conta comercial no WhatsApp para negócios pode ser mais simples do que você imagina. O aplicativo é gratuito, não precisa de CNPJ (apenas um segundo chip) e está disponível para os sistema Android  e IOS, na Google Play Store e App Store.

Baixou o aplicativo? Hora de configurar sua conta comercial no WhatsApp. Veja o passo a passo abaixo:

  1. Após baixar o aplicativo, você precisa aceitar os termos e condições de uso do aplicativo;
  2. Em seguida, é preciso inserir seu número de telefone comercial e confirmar o cadastro por SMS. Você pode usar um número de celular ou um número fixo. Caso escolha a segunda opção, a ativação do cadastro deve ser feita a partir do botão ‘me ligue’;
  3. Tudo certo? Hora de configurar o perfil da sua empresa. Na aba configurações da empresa, selecione a aba perfil e insira as seguintes informações:
  • Nome e foto de exibição;
  • Segmento da empresa;
  • Endereço comercial;
  • Horário de atendimento;
  • E-mail;
  • Site;
  • Mensagem de status.

Agora que você já tem uma conta comercial no WhatsApp Business, é muito  importante entender na prática o que dá para fazer com essa ferramenta e quais os recursos que podem torná-la uma poderosa estratégia de relacionamento, comunicação e vendas!

Vamos lá?

Quais são os recursos exclusivos do WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um software que surgiu com a proposta de facilitar a comunicação empresarial.

Agilidade. Essa é a palavra que define o que qualquer cliente espera ao entrar em contato com uma empresa com o objetivo de fazer uma compra ou solucionar um problema. Neste cenário, o WhatsApp é a ferramenta perfeita para descomplicar a vida e fortalecer a comunicação com seus clientes.

O aplicativo oferece recursos exclusivos para quem tem uma conta comercial. Ou seja, com o WhatsApp Business você pode:

  • Criar um catálogo comercial para mostrar seus produtos para os clientes;
  • Configurar respostas automáticas para agilizar o primeiro contato com o cliente;
  • Mostrar o site, o endereço e outras informações da sua empresa;
  • Analisar métricas de atendimento;
  • Classificar suas conversas com os clientes a partir de etiquetas e encontrá-las facilmente quando for necessário.

Gostou? Veja como usar essas funcionalidades na prática!

Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business

Aprender como criar um  catálogo de produtos no WhatsApp Business  é uma excelente estratégia de marketing digital para mostrar seus produtos de forma assertiva para o cliente.

 

 

O catálogo de produtos do WhatsApp Business é basicamente  uma vitrine virtual, que facilita a comunicação e te ajuda a organizar as informações de forma objetiva e atraente. Chega de trocar mil arquivos de fotos com o cliente e encher a memória do celular. Se identificou?

Veja como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business com o tutorial abaixo!

  1. Acesse o menu configurações, em seguida, clique na aba configurações da sua empresa;
  2. Selecione a opção catálogo, localizada abaixo do menu perfil comercial;
  3. Clique em adicionar um produto ou serviço;
  4. Insira as fotos do seu produto e preencha a descrição com informações de preço, nome do produto e destaques;
  5. Pronto. Para adicionar mais produtos, é só repetir o processo. Simples, viu só?

Dica extra: para criar um catálogo atraente, invista em fotos de qualidade e capriche na descrição dos produtos. Faça o exercício de se colocar no lugar da persona do seu negócio: o que ela gostaria de encontrar em um catálogo? O ditado pode parecer clichê, mas a primeira impressão realmente pode ficar!

Dicas para agilizar o atendimento com o WhatsApp Business

Por ser um canal de troca de mensagens entre o cliente e a empresa, o WhatsApp Business oferece uma série de recursos que podem e devem ser explorados a favor da sua estratégia. Abaixo, descrevemos algumas possibilidades.

Use o recurso das mensagens automáticas

No menu “Configurações da empresa”, é possível personalizar mensagens para situações diversas como: mensagem de ausência, mensagem automática para envio aos clientes caso você esteja offline, mensagem de saudação para novos clientes e respostas favoritas.

O próprio WhatsApp Business já conta com algumas sugestões, mas é possível alterar o texto, configurar os horários de envio das mensagens. No caso das mensagens favoritas, você pode criar vários atalhos  e inserir novas mensagens a partir das configurações.

Classifique suas conversas com etiquetas

Como não perder as mensagens durante as inúmeras conversas que podem ser iniciadas no WhatsApp Business, é possível?

Para a alegria das equipes de atendimento, é sim. Ao contrário do WhatsApp tradicional, a conta comercial do aplicativo permite que você  adicione rótulos e etiquetas coloridas nas conversas e grupos.

Essa funcionalidade também pode ser ativada no menu de configurações e o WhatsApp Business já conta com 5 etiquetas iniciais.

Digamos que você precisa classificar as conversas de novos clientes, pedidos entregues ou pagamento pendente e precisa transferir esses dados para uma planilha.

Com as etiquetas do WhatsApp Business, essa tarefa fica muito menos complicada. Basta selecionar as mensagens, clicar no símbolo de etiqueta que fica na parte superior e selecionar quais etiquetas se encaixam no caso do seu cliente.

Ao usar  essas dicas, você terá uma estratégia muito mais organizada e dificilmente se esquecerá de um caso específico do cliente.

 

 

Fonte: https://nerdweb.com.br/noticias/2020/09/como-usar-o-whatsapp-em-estrategias-de-marketing-digital.html

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?