Delegados que investigam políticos tiram zero em relatório de produtividade

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (18) o primeiro relatório de produtividade da Polícia Civil do Tocantins, chamado de Relatório de Atividades Funcionais (RAF). Delegados responsáveis por investigações contra políticos e esquemas de corrupção tiraram notas zero em praticamente todos os quesitos.

O documento analisa dados quantitativos em 15 critérios objetivos, entre eles a quantidade de inquéritos abertos e encerrados, prisões e buscas realizadas. Conforme a publicação, o relatório leva em conta a atuação policial no primeiro trimestre de 2019.

A Secretaria de Segurança Pública informou que “foram verificadas inconsistências nos dados” e fará correção dos número. 

O delegado Guilherme Rocha, que é responsável pela Repressão a Crimes de Maior Potencial contra a Administração Pública (Dracma) de Palmas, se manifestou sobre a avaliação. Ele ficou com zero em toda a avaliação.

Guilherme Rocha@deltaguilherme

?

OpiniãoFoi publicado o RAF constando minha produtividade como ZERO. É dizer, operações como JOGO LIMPO, ESPECTRO(fantasma na AL), CATARSE (fantasma em tudo), dentre outras; não passam de um FAZ DE CONTA no imaginário do povo tocantinense. Próximo passo: minha remoção da DRACMA.709:09 AM – Jun 19, 2019

Guilherme Rocha, inclusive, concluiu nesta semana a investigação sobre a existência de fantasmas na Assembleia Legislativa. O inquérito levou ao indiciamento do presidente da AL, Antônio Andrade (PHS), do filho dele Tony Andrade (PSD), que é vereador de Porto Nacional, além de outras seis pessoas.

O delegado Bruno Boaventura, que no ano passado investigou o escândalo do lixo hospitalar e uma mala encontrada em Araguaína com R$ 500 mil, ambos ligados a membros da família do deputado Olyntho Neto (PSDB), também aparece com quase todos os requisitos zerados. O delegado, inclusive, foi exonerado do cargo de chefia após as investigações ganharem proporção.

A forma que o relatório foi desenvolvido recebeu críticas do Sindicato dos Delegados, pois também atribuiu nota zero até para aqueles profissionais que estão licenciados ou exercem cargos de chefia.

“Praticamente a totalidade dos números publicados não condiz com a realidade, chegando ao absurdo de se atribuir produtividade zero a inúmeros delegados”, diz o sindicato.

“[…] o relatório publicado não demonstra de forma cristalina o trabalho desempenhado pelos Delegados de Polícia, em vez de transparência estamos diante de um relatório que distorce a realidade”, afirma o sindicato em outro trecho da nota.

Outro lado

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirma que o Relatório de Atividades Funcionais “atende às diretrizes de uma gestão pública baseada em evidência e orientada por resultados”, para garantir uma melhor prestação de serviços à população.

“Nosso enfoque é a efetividade e o avanço nas políticas e projetos de segurança pública para o Tocantins. E, para isso, é necessário um diagnóstico para o planejamento e execução de ações eficientes. O relatório apresentado hoje é uma parte do leque de dados sobre a estrutura de nossos órgãos e atuação de nossos profissionais […] Dentro desse contexto, estamos capacitando nosso efetivo e ouvindo suas sugestões e demandas”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio.

Correção de números

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que foram verificadas inconsistências nos dados constantes do Relatório de Atividades Funcionais (RAF) dos delegados de polícia do Tocantins, publicado no Diário Oficial do Estado – DOE desta terça-feira, 18, em razão de que será publicada nesta data nova Portaria tornando sem efeitos a publicação anterior.

A SSP informa ainda que a desconformidade foi evidenciada em Nota Técnica elaborada pela Diretoria de Inteligência e Estratégia da instituição, responsável pelo levantamento dos dados.

Por fim, a SSP destaca que foi determinada a verificação dos motivos determinantes para o fato e eventual apuração de responsabilidades.

Com informações do G1 Tocantins

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?