Desfile cívico de 7 de setembro encanta população de Porto Nacional

Uma grande festa cívica marcou as comemorações à Independência do Brasil nesta sexta-feira, 7 de setembro. A Secretaria da Educação da Prefeitura de Porto Nacional trabalhou com muita dedicação para a realização da tradicional solenidade.

A Avenida Beira-Rio reuniu milhares de cidadãos, entre estudantes, pais, professores, autoridades e comunidade em geral para prestigiar as escolas municipais e estaduais, fanfarras, Exército, Marinha, Polícia Militar, Associação dos Reservistas, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Grupo de Escoteiros, secretarias municipais, Apae, entre outras entidades.

Diversidade e encanto

O prefeito Joaquim Maia que estava acompanhado da primeira dama, Aline Maia, e ao lado de secretários municipais, parabenizou toda a equipe pelo trabalho, enfatizando o valor simbólico da data em que se comemora a independência nacional.

“Uma festa muito bonita, com a participação das escolas municipais, das entidades que são apoiadas pelo munícipio. Tudo aquilo que a gente tem desenvolvido dentro da nossa cidade sendo representada aqui, como também as próprias forças armadas, Marinha e o Exército, que estiveram aqui engrandecendo junto com a Guarda Municipal. Eu tenho certeza que hoje Porto Nacional mostrou a sua força através da sua cultura, e também numa demonstração de patriotismo, de organização, através da entrega de todos aqueles que compõem a estrutura do Munícipio para ajudar na realização desse grande dia”, enfatizou o prefeito.

Resgate ao civismo

Vinte e quatro pelotões, formado por escolas e entidades, marcharam ao longo da avenida entoados por bandas e fanfarras, caracterizados especialmente para a ocasião.

“Esse 7 de Setembro foi uma data muito especial porque o desfile ficou muito bonito, e a cada ano que passa a gente vai melhorando. É um momento que se promove um resgate ao civismo e ao sentimento patriótico, principalmente nas crianças e jovens. O envolvimento dos alunos, e de toda gestão, foi primordial para a realização dessa belíssima iniciativa”, comemorou a secretária da Educação, Shyrleide Maia.

Cultura regional

Bandeiras e faixas foram exibidas, destacando a cultura regional, fatos históricos, além de ações e atividades desenvolvidas no Município. “Eu achei maravilhoso. Muita homenagem. Isso é muito bom, trazendo a memória a Porto Nacional antiga, a Porto Nacional presente. Mostrou também tudo aquilo que se tem feito nas secretarias, da Saúde, do Esporte, da Educação. Tudo isso é trazer a recordação e memória da gente, as coisas boas de nossa cidade”, frisou a pastora Vanda Marli Moura, que prestigiava o evento ao longo da avenida.

Para o secretário municipal da Cultura e Turismo, Arnaldo Bahia, o desfile cívico superou as expectativas.

“196 anos de independência, e Porto Nacional como sempre participando da história política do nossos país. E neste 7 de setembro, como podemos observar, um desfile diferenciado, com a participação de vários elementos fundamentais que fizeram e fazem parte da nossa história. Porto Nacional como sempre na vanguarda do tempo”, refletiu satisfeito.

Apresentações

O ato cívico contou ainda com a apresentação dos soldados do Tiro de Guerra 11-005, de Porto Nacional, comandado pelo SubTenente João Aerton Brauner.

E com diferentes canções e ritmos a Fanfarra Estudantil “A Furiosa” do CEM Florêncio Aires, bem como a Fanfarra da Escola Marieta Pereira de Macedo deram um show de cidadania e musicalidade.

A Banda de Música da Guarda Municipal Mestre Adelino, regida pelo maestro Alexandre, também foi destaque.

 

Fonte: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2021-12-06 at 18.51.44
WhatsApp Image 2021-11-20 at 07.01.56
WhatsApp Image 2021-11-19 at 12.16.21
271167716_1371306459985553_2769517668468713410_n
WhatsApp Image 2021-08-06 at 08.36.06
WhatsApp Image 2021-10-29 at 09.23.51

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?