Estado descumpre decisão e bebê morre após ficar 43 dias esperando cirurgia no coração - Jornal Porto Midia

O Bebê Davi Gabriel morreu após ficar 43 dias internado no Hospital Maternidade Dona Regina, em Palmas. A criança aguardava por uma cirurgia no coração, Foi enterrado na manhã desta segunda-feira (30) em Porto Nacional,  a Decisão judicial havia determinado, há 20 dias, que o paciente fosse transferido para outra unidade da Federação a fim de que pudesse ser submetido a cirurgia, mas o Estado não cumpriu a determinação da Justiça.

A Secretaria de Saúde afirmou que aguardava a emissão do alvará, para usar o valor bloqueado pelo poder judiciário, e poder realizar a transferência, mas ele não foi emitido até o momento.

O bebê era natural da cidade de Porto Nacional e foi enterrado no cemitério da cidade nessa segunda-feira (30). A família lamenta a morte prematura da criança., que mesmo com o juiz ter mandado bloquear as contas do estado, o mesmo não cumpriu com a determinação em promover a cirurgia.

A criança nasceu com uma síndrome grave no coração, chamada de cardiopatia complexa congênita. Os pais eram assistidos pela Defensoria Pública que conseguiu a decisão judicial para que o menino fosse transferido a outro estado. Porém o Estado não cumpriu.

Segundo a Defensoria Pública, outras quatro crianças com cardiopatia morreram em 2018 esperando cirurgia. Em todos os casos havia decisão da Justiça determinando a realização dos procedimentos. Atualmente, há outro bebê na mesma situação esperando por cirurgia no coração.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que lamenta profundamente a morte do bebê Davi Gabriel e que já havia autuado o processo de compra para realização do procedimento cirúrgico do recém nascido. Porém, a secretaria disse que aguardava a emissão do alvará pelo poder judiciário para poder realizar a transferência, mas ele não foi emitido.

 

Foto: Divulgação

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

300x250
Paulista
277158474_1419113205204878_6132805285539760849_n
WhatsApp Image 2022-02-24 at 15.13.31
WhatsApp Image 2021-11-19 at 12.16.21

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?