Ex-secretário de infraestrutura é denunciado por fraudar licitação da ponte de Porto Nacional

O Ministério Público Federal (MPF) protocolou nesta quarta-feira (3) uma denúncia contra Sérgio Leão, ex-secretário de Infraestrutura e presidente do antigo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Tocantins (Dertins), por fraude na licitação da ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional.

As irregularidades teriam ocorrido em 2015 durante o mandato do governador Marcelo Miranda (MDB). Na época, a vencedora da licitação foi a empresa Rivoli SPA.

Conforme a denúncia, a licitação para construção da ponte começou em 2014, quando a empresa foi inabilitada porque não conseguiu comprovar capacidade técnica e econômica. Um ano depois, quando Sérgio Leão assumiu a presidência do Dertins, a Rivoli fez um pedido de reconsideração e acabou sendo admitida para retornar à licitação.

De acordo com a denúncia, o ex-presidente do Dertins ainda teria feito pressão para que a Rivoli fosse escolhida vencedora.

Um representante da empresa também foi denunciado por fraude em licitação. Caso sejam condenados, os dois podem pegar uma pena de dois a quatro anos e pagar multa.

Apesar da licitação ter sido realizada, a obra da ponte nunca começou. No começo deste ano, o governador Mauro Carlesse (PHS) informou que o contrato com a Rivoli não seria levado adiante. A recomendação também foi feita pelo MPF.

Sérgio Leão também é alvo de outras investigações por irregularidades na construção de obras no estado. Ele foi um dos indiciados pela operação Convergência, uma das fases da operação Ápia, por corrupção na construção de estradas. Também chegou a ser preso durante as investigações da operação Reis do Gado.

Informações / G1 Tocantins

Foto / Divugação
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?