Forças de Segurança capacitam comunidade e criam Conselho Comunitário de Segurança em Carmolândia - Jornal Porto Midia

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, equipe do Núcleo Estadual de Polícia Comunitária da SSP/TO, em parceria com o 2º Batalhão da PMTO realizaram a 53ª Edição do Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS), na cidade de Carmolândia, no norte do Estado. Na oportunidade foi implantado o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) da cidade.

O CACS tem como objetivo capacitar a comunidade local para atuar voluntariamente em parceria com as polícias no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem-estar social, sobretudo por meio da atuação dos CONSEGs e Redes Comunitárias de Segurança.

Fizeram parte da equipe de palestrantes policiais civis e militares, sendo ministradas disciplinas relacionadas à Segurança Pública, funções constitucionais das Polícias, comportamento do cidadão quando abordado pela polícia, prevenção ao uso de drogas, reconhecimento de situações de risco, mobilização social, CONSEGs e prevenção criminal.

Ao final do Curso, aproximadamente 80 participantes receberam um certificado de 12 horas/aula, e estão aptos a colaborar com a segurança preventiva em suas respectivas comunidades.

Na ocasião, foi realizada a implantação da Diretoria Provisória do CONSEG Carmolândia, cuja presidência ficou a cargo do senhor José Silvânio, que também atua como Guarda Civil no município. O conselho é uma ferramenta de participação social em segurança pública, que atua como entidade sem fins lucrativos, de adesão voluntária e que se reúne para discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, além de poder desenvolver projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, com foco na prevenção à criminalidade e violência.

Para o presidente do CONSEG, o curso proporcionou uma visão muito positiva das polícias, destacando a importante função da comunidade na segurança preventiva nos municípios. “A capacitação estimulou a participação de cada cidadão na segurança e esclareceu o papel de cada um na prevenção de crimes, quebrando também a resistência que a população tem em relação às polícias, demonstrando que as forças policiais atuam para proteger e ajudar a comunidade de bem, e queremos manter essa construção por meio do CONSEG”, pontuou.

Fonte / PM-TO

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

300x250
Paulista
277158474_1419113205204878_6132805285539760849_n
WhatsApp Image 2022-02-24 at 15.13.31
WhatsApp Image 2021-11-19 at 12.16.21

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?