Fórum discute os desafios educacionais em Araguaína

A XIII edição do Fórum Permanente de Educação Infantil do Tocantins – FEITO foi realizada durante a sexta-feira, 27, com reflexões sobre os desafios a serem enfrentados e superados pelas escolas durante a pandemia. Acompanharam a live, gestores, coordenadores, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e população em geral.

Transmitido durante todo o dia pelo canal do YouTube da Prefeitura, o encontro teve tradução em libras, legendas e áudio descrição. A servidora do Centro de Educação Infantil Municipal Cora Coralina, a cantora Flávia Cândido conduziu um momento artístico e cultural no início da programação.

O superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, destacou a importância das discussões para desenvolver a educação em seus diversos âmbitos. “Esta semana, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que o impacto da pandemia foi maior para trabalhadores jovens e menos escolarizados. Portanto, mais do que nunca, precisamos trabalhar para corrigir essa distorção, e o Sebrae é parceiro para não deixar que a educação seja um gargalo para o desenvolvimento dos nossos jovens. Estamos de mãos dadas com a comunidade de Araguaína e região para propor alternativas diante desse contexto tão desafiador”, destacou.

Para a diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, a transformação dessa realidade só é possível por meio de um trabalho conjunto. “Tenho certeza que a partir dessas palestras, iremos aplicar todos esses conhecimentos. A educação é a base fundamental do crescimento de todos nós, enquanto indivíduos e, neste momento de transição, precisamos planejar, diagnosticar e agir em vista do bem comum”, pontuou.

A secretária Municipal de Educação de Araguaína, Elizângela Silva de Sousa, completou ressaltando que a formação infantil é um processo essencial, sendo um divisor para o crescimento do ser humano como um todo e agradeceu. “Agradeço ao Sebrae que está sempre presente acreditando e apoiando todas as nossas atividades de cunho educacional”, disse.

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues Barros, afirmou que o Sebrae tem sido um grande parceiro da gestão. “Agora estamos ampliando as nossas ações com o Sebrae para oportunizar às nossas crianças o aprendizado voltado para o empreendedorismo. Tenho muito a agradecer a toda equipe do Sebrae Araguaína, que tem feito um trabalho belíssimo”, finalizou.

Palestras
Iniciando os debates, Maridalva Bertacini e Marcelo Batista trouxeram o tema: “Escutar, acolher, diagnosticar para planejar” e “Protagonismo da Educação Infantil”. No período da tarde, a palestrante Cláudia Werneck debateu a “Inclusão na Primeira Infância: isto é possível?”. Finalizando o ciclo, Carol Levy, trouxe conhecimentos para os presentes com a indagação: “Tenho mesmo que contar histórias?”.

Ao final do evento, todos os 1.126 participantes inscritos puderam emitir o certificado de participação pelo link http://bomevento.ergonsistemas.com.br. O XIII Fórum Permanente de Educação Infantil do Tocantins – FEITO é uma realização da Prefeitura de Araguaína, em parceria com o Sebrae Tocantins.

(Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-04-01 at 09.34.52
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?