Governo aumenta número de colégios militares e amplia ensino de tempo integral no Tocantins

As áreas que envolvem Educação, Juventude, Esporte, Cultura e Ensino Superior têm recebido atenção especial da Gestão do governador do Tocantins, Mauro Carlesse. Muitas das ações que foram executadas no ano passado, como o aumento do número de colégios militares e a ampliação do ensino de tempo integral, estavam inclusas no Plano de Governo apresentado à Justiça Eleitoral nas eleições de 2018.

Educação de Qualidade

Na meta Educação de Qualidade, o Governo avançou com retomada de obras e ações voltadas para reforço das atividades pedagógicas. Ao longo de 2019, foram investidos cerca de R$ 12 milhões na construção, reforma e ampliação de unidades de ensino e R$ 7,5 milhões no aparelhamento das escolas.

As escolas militares passaram de oito para 12 unidades em funcionamento e mais seis lançadas para iniciarem as aulas neste ano, permitindo que mais estudantes e municípios pudessem ter acesso a este modelo de ensino.

Da mesma forma, o ensino médio integral foi ampliado. Apenas por meio do Programa Escola Jovem em Ação, implantado no Tocantins em 2017, o número de escolas saltou de 12 para 22. Um total de 5.528 estudantes do ensino médio passou a ter a oportunidade de exercitar seu protagonismo, participando ativamente de todo o processo educacional, desde a elaboração, execução, até a avaliação das ações realizadas na escola.

Na meta Juventude e Esportes, o Governo do Tocantins implantou as Escolinhas de Iniciação Esportiva. Cerca de 60% dos municípios tocantinenses, das 13 Diretorias Regionais de Educação, foram atendidos de forma direta ou indireta. De forma direta com a entrega de kits esportivos: bolas, redes, cones, coletes, apitos, bomba para inflar, bolas, colchonetes, jogos de camisa, entre outros itens, e de forma indireta com a cessão de profissionais de Educação Física lotados na Superintendência, empréstimo de materiais esportivos utilizados nos Jogos Estudantis.

Expansão do Ensino Superior

Na área doEnsino Superior,o Governo vem atuando, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), oferecendo ensino gratuito e qualidade. A instituição sendo expandida com a criação do Câmpus no município de Paraíso do Tocantins e a implantação do curso de Medicina.

Além disso, a Unitins passou, em 2019, por melhora na estrutura dos prédios no interior do Estado, recebeu novos equipamentos, implantou a biblioteca virtual e está com 100% dos seus cursos reconhecidos ou em processo de reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Fomento à Cultura

Em relação àCultura, a área ganhou novos projetos e ações com a criação da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). Dentre os trabalhos em destaque está a realização das sextas culturais e festivais gastronômicos por todo o Estado, recadastramento artístico e cadastro de artesãos, além de feiras de artesanato e divulgação da cultura tocantinense em outros locais do Brasil e do mundo.

Plano de Governo

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, já cumpriu ou colocou em execução grande parte das metas estabelecidas em seu Plano de Governo, apresentado à Justiça Eleitoral no pleito de 2018. As ações contemplam as diversas áreas do Estado e impactam diretamente na melhora da qualidade de vida do cidadão tocantinense.

O plano apresentado contempla 12 eixos e 46 metas prioritárias. O foco do documento esta em ações voltadas ao municipalismo e a melhora dos serviços públicos oferecidos à população nas diversas áreas do Executivo Estadual.

Fonte /  Jesuino Santana Jr./Governo do Tocantins

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?