Helicóptero da Segurança Pública resgata estudantes de Brasília na região de Porto Nacional

A equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER –TO), efetuou, no início da tarde desta quarta-feira (4), na zona rural do município de Porto Nacional, o resgate de três estudantes de Geologia da Universidade de Brasília (UNB), que estavam presos em um penhasco, próximo a divisa com o município de Fátima.

Por volta das 13h, à equipe a bordo da aeronave do CIOPAER, órgão vinculado a Secretaria da Segurança Pública (SSP – TO), foi acionada pelo Batalhão de Polícia Ambiental da PM, o qual informou que a Embaixada Americana, em Brasília, havia relatado que um dispositivo eletrônico de emergência tinha sido acionado por estudantes de Geologia da Universidade de Brasília, os quais estavam na região de Porto Nacional a fim de realizar um levantamento da situação geográfica da região.

Dessa maneira, por volta das 14h, a aeronave do Ciopaer decolou de Palmas em direção ao local do fato, levando a bordo uma equipe multimissão, bem como o comandante do Batalhão Ambiental. Cerca de 30 minutos depois, de posse das coordenadas geográficas fornecidas, o helicóptero chegou ao destino, no entanto, não havia um ponto apropriado para o pouso uma vez que se tratava de um local de difícil acesso.

Desse modo, dois integrantes do Ciopaer desceram com a utilização de cordas e abriram uma clareira na mata fechada para chagar até o paredão de pedra, onde os três estudantes estavam presos e sem poder descer ou subir devido às condições do local.

Os tripulantes então, com a utilização de cordas e técnicas de salvamento, fizeram o resgate dos três jovens e providenciaram os primeiros socorros aos mesmos, que apesar de levemente feridos, estavam muito assustados com a situação, uma vez que já não possuíam mais água para o consumo.

Em seguida, os integrantes do Ciopaer abriram outra clareira na mata para que a aeronave pousasse e pudesse resgatar os estudantes até Porto Nacional, onde foram entregues aos cuidados de uma equipe do Corpo de Bombeiros e pudessem ser atendidos no Hospital Regional daquele município.

A intervenção rápida e eficiente da aeronave do CIOPAER contribuiu de forma decisiva para que os três estudantes pudessem ser resgatados do local onde se encontravam, uma vez que, nas condições em que se encontravam, eles poderiam vir a óbito, visto que não tinham mais água potável para beber e também estavam em exposição contínua ao sol, há várias horas, e já apresentavam sinais de desidratação. A ação também demonstrou a total integração e harmonia entre as forças de segurança compostas pelo CIOPAER, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que tem como objetivo preservar a vida de todo cidadão.

Fonte: SSP-TO

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?