História e Patrimônio Histórico-Cultural de Porto Nacional são explorados na Semana dos Museus

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo, está realizando a Semana Nacional de Museus, o evento cultural se estenderá até o próximo dia 19 de maio, com uma programação que contempla: Cultura, Patrimônio e Tradição. Acadêmicos do Tocantins visitaram o Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional e o Centro Histórico da cidade que neste ano completa 281 anos de história.

Roteiro Geo-turístico

         A programação do período vespertino, recebeu a visita de cerca de 40 acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Ulbra, de Palmas,acompanhados pelas professoras Camila de Queiróz e Fernanda Abreu, que na ocasião,  foi apresentado o Centro Histórico da cidade, através da Professora Doutora, Rosane Balsan e a acadêmica de Geografia, Dannyella Luz.

     Foram explorados os aspectos arquitetônicos que envolvem a construção da Catedral Nossa Senhora das Mercês e a importância do Centro Histórico de Porto Nacional, que tombado com patrimônio histórico e cultural do Brasil. A área delimitada abrange cerca de 250 edificações, conjuntos de ruas, largos e praças, incluindo a Avenida Beira Rio e o entorno da Catedral.

Núcleos culturais

Após, os alunos conheceram o Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional, criado em 1980, com o objetivo de abrigar e conservar os bens de natureza material e imaterial e conservar a memória cultural da cidade. A visita dos acadêmicos seguiu ainda com a palestra do professor, historiador e  músico, Everton dos Andes, que abordou o papel dos dominicanos na formação cultural da cidade e na educação. Ressaltou também, as construções e formação arquitetônica da cidade que mantém traços de origem românica e francesa.

Por/ Willian da Luz (Secom Porto Nacional)

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-04-01 at 09.34.52
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?