I Encontro de Comunicadores de Porto Nacional reúne profissionais da década de 50 até dos dias atuais

Saudosismo histórico, compartilhamento de vivências e experiências valorosas, uma volta ao tempo de ouro da Comunicação portuense, profissionais de vanguarda e o jornalismo atual comentado pelo jornalista secular, Cleber Toledo. Assim foi o I Encontro de Comunicadores de Porto Nacional, idealizado e realizado pela Secretaria Municipal da Comunicação de Porto Nacional. O evento aconteceu nesse sábado, 08, no auditório do Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira – Comandante Vicentão, na orla da cidade. Cerca de 200 pessoas prestigiaram e participaram. Foi um marco na Comunicação do estado do Tocantins.

WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.27.32

Comunicadores da década de 50 até os dias atuais

Reunindo profissionais das décadas de 50, 60, 70, 80, 90, e dos anos 20 (2020), o I ENCOM homenageou personalidades que desenvolveram a Comunicação em Porto Nacional, como o farmacêutico e jornalista Oswaldo Ayres da Silva, fundador do Jornal A Nórma, em 1953 e, também, do periódico O Porvir, em 1922. Esses veículos eram produções libertárias que marcaram a história da imprensa norte-goiana, atuando na construção da causa separatista, quando da possiblidade de divisão do norte do estado de Goiás para virar estado do Tocantins.

WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.55.47

O primeiro Troféu Imprensa do ENCOM foi para Walter Thomaz de Souza, parente próximo de Oswaldo Ayres. O segundo troféu foi para o radialista que marcou a década de 80, Raildo Barros. Quem recebeu a homenagem foi sua mãe, dona Raimunda Nonato; a viúva, Ozair Castro, irmãos e os filhos Yuri Barros e Keyth Raysa.

WhatsApp Image 2020 02 08 at 12.08.57

Prefeito Joaquim Maia, o homenageado Walter Thomaz de Souza e o secretário municipal da Comunicação, Lidevino Filho

WhatsApp Image 2020 02 08 at 12.08.59

Família do homenageado Rildo Barros

WhatsApp Image 2020 02 08 at 12.09.01

 Irmã de Raildo Barros

Raildo foi um dos grandes nomes do rádio portuense, sendo também coordenador das Rádios Anhanguera AM e Araguaia FM. Ele morreu em 1996 e seu assassinato foi tema de uma matéria jornalística do programa Linha Direta da TV Globo.

O terceiro Troféu Imprensa foi para o ex-telégrafo aéreo e ex-gerente das Rádios Anhanguera AM e Araguaia FM, o comunicador José Pereira de Macedo, que desde os anos 1950 empreende e é apaixonado por comunicação.

WhatsApp Image 2020 02 08 at 12.09.09

Homenageado, José Pereira de Macedo e família

Outro ponto alto do evento foi a palestra “Uma Releitura de Política Editorial para o Webjornalismo”, ministrada pelo empresário, jornalista e editor-chefe do Portal CT, Cleber Toledo.

WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.26.13

Palestrante jornalista Cleber Toledo

O prefeito Joaquim Maia, feliz, reconheceu a grande importância e influência de seu bisavô Luís Leite Ribeiro para o início da comunicação social em Porto Nacional. “Que honra saber que a comunicação em nosso Município partiu da minha família. Meu avô fundou o jornal Folha do Norte, em 1891”, disse.

O secretário municipal da Comunicação e realizador do evento, Lidevino Filho, agradeceu todos os comunicadores de Porto Nacional e do Tocantins, pela participação nesse, que será o primeiro de muitos Encontros de Comunicadores do Estado.

“Comunicar é uma arte. A transmissão da informação, seja por qual veículo for, é essencial para a vida em sociedade. Os profissionais da Comunicação são formadores de opinião que trabalham diuturnamente para unir e envolver as pessoas e suas sociedades, com a transmissão de informações e conhecimentos através de gerações”, disse satisfeito o Secretário de Comunicação.

WhatsApp Image 2020 02 08 at 12.09.15

Secretário Municipal da Comunicação, Lidevino Filho

A Palestra

Só uma questão de leitura de cenário a partir de análises do Google Analytics. O senso comum diz que o webjornalismo só se dá, exclusivamente, em tempo real. Que os sites devem dar as notícias rapidamente e sobre tudo. Não é bem assim. A rapidez na disseminação da informação depende de muitos fatores importantes, e um deles é a checagem da notícia. A publicização da informação exige veracidade dos fatos.

No webjornalismo, o tempo de exposição, o volume de acessos e a velocidade de atualização das informações são importantes para as métricas. Sem elas, a estratégia pode não ser tão assertiva. Produzir conteúdo e ser bem ranqueado é fundamental no meio digital. É tão importante que o Google sempre atualiza seus algoritmos de ranqueamento para posicionar posts realmente relevantes. No entanto, só criar sem estratégia não é o suficiente.

O volume de acessos implica quantos cliques têm a matéria em minutos, horas, dia. Considerando o volume de acesso, qualquer matéria que a Folha/Globo/Estadão colocarem terá dezenas de milhares de visualização na primeira hora. O CT, para chegar a milhares de visualização, precisa oferecer matérias com ganchos fortes e expô-las por mais tempo. A velocidade de atualização depende do volume de acesso.

Para se ter um volume de acesso grande é preciso, antes de tudo, ter uma grande produção de notícias. Para ter uma grande produção de notícias, é preciso investir muito em pessoal, o que é caro. Para essa grande produção ter qualidade, é preciso que seja própria, o que significa informação analisada, checada, definida a angulação e contextualizada.

Com um Estado de economia ainda incipiente, só haverá recursos para essa elevada produção própria e qualificada, se o veículo se aliar a grupo de interesse político.

O leitor – Os leitores fiéis dos sites, em linha geral, não são, necessariamente, o usuário médio de redes sociais, mas, em grande medida, os mais qualificados, e muitos sequer têm ou pouco usam as redes.

Outro caminho em busca de um grande volume de acesso é fazer postagens sem qualificação da notícia. Isso não funciona! Nivela o jornalismo por baixo e não atinge o objetivo (grande volume de acesso). São notícias, na sua quase absoluta maioria, sem interesse público e sem interesse do público. São notícias copiadas e coladas sem nenhuma preocupação com qualidade, angulação, checagem e contextualização.

Os caminhos possíveis para um webjornalismo regional de qualidade e de longo prazo, passa pela especialização ou redução do foco de abrangência e pela qualificação da notícia.

“Devemos saber que não vamos conseguir um grande volume de acesso, nos padrões dos sites nacionais, mesmo com a qualificação da informação. Será ainda pior sem essa qualificação, porque nivela o jornalismo por baixo. Devemos saber que mais importante do que a audiência é a credibilidade da informação, que vai gerar a capacidade de influenciar a sociedade, que é o maior valor de mercado de um veículo de comunicação, e não meramente a audiência”, destacou o jornalista Cleber Toledo.

Na verdade, a audiência dos veículos de internet tende a cair com a expansão progressiva das redes sociais, mas, trabalhando, profissionalmente, seu poder de influenciar os debates, será crescente.

A informação bruta das redes tende a ter cada vez menos credibilidade, com o amadurecimento do público sobre o tema. Marcas e instituições vão continuar querendo se vincular a veículos que lhes emprestam credibilidade. Já há uma fuga de marcas das redes sociais pelo nível baixo da relação que ali se estabelece.

Os veículos precisam, então, definir o foco (área de cobertura), que deve estar em sintonia com a realidade de mercado (há patrocínio para este setor?). Se tornarem referência de qualidade em cobertura do segmento, a ponto de pautar o debate público e ter capacidade de influenciá-lo.

Um veículo de comunicação regional com uma política editorial bem-sucedida deve ter qualidade e veracidade na transmissão da notícia.

Contando histórias

O Raimundo Coimbra, conhecido como Indiana Joe, foi um dos pioneiros de rádio em Porto Nacional, desde os movimentos de rádios livres, as famosas rádios piratas da década de 1980.

O locutor, lisonjeado pela participação no I ENCOM, emocionou os participantes ao relembrar da era de ouro do rádio. Na década de 80, a radiodifusão era feita com muito idealismo, paixão e participação na vida da comunidade.

O locutor de voz grossa relembrou dos grandes nomes do rádio naquela época, como Raildo Barros, Arnaldo Bahia, Alessandro Lima (Xandão), Wesley Rocha, Miguel Rodrigues, Elói Gonçalves, Alisson Lima, Valdemar Júnior e muitos outros.

WhatsApp Image 2020 02 08 at 12.08.53

Raimundo Coimbra, conhecido como Indiana Joe

Troféu Imprensa

Um dos homenageados, José Pereira de Macedo, também relembrou sua trajetória como telégrafo aéreo e a luta pela instalação de duas rádios em Porto Nacional, na transmissão AM e FM.

Ambas correspondem a métodos populares e eficientes de transmissão de informação por meio de sinais de rádio. A mais popular e eficaz forma de transmissão durante grande parte do século XX, permanecendo, até hoje, como um canal atemporal de propagação de conteúdo. 

WhatsApp Image 2020 02 08 at 12.08.50

José Pereira de Macedo

História

Em 1891 fui fundado o primeiro jornal portuense “Folha do Norte”, pelo comerciante Luís Leite Ribeiro. O único em circulação na cidade. O coronel Frederico Lemos também foi dono desse jornal. Sua tipografia foi comprada em Paris.

O segundo jornal portuense foi “O Incentivo”, em 1902, também de Frederico Lemos e Luís Leite Ribeiro. O terceiro jornal foi “O Norte de Goyaz”, em 1905, fundado pelo médico e deputado federal, Dr. Francisco Ayres da Silva.

O quarto periódico foi o “Jornal do Povo”, em 1920, também do coronel Frederico Lemos e de Quitiliano da Silva e Rafael Fernandes, dirigido por Abílio Nunes. O quinto foi o “Folha dos Moços”, em 1930, dos Frades Dominicanos, feito por alunos da Escola Santo Tomaz de Aquino.

O sexto foi o Goyaz Central, em 1945, do Partido Social Democrático (PSD), orientado por Adelino Gonçalves. O sétimo foi “A Nórma”, em 1953, fundado por Osvaldo Ayres da Silva que também fundou “O Porvir”, em 1922.

Pode-se mencionar, ainda, outros jornais, entre os quais, “O Polichinelo” (1919), também do Osvaldo Ayres; “O Porto Nacional” (1964), de Antônio Poincaré Andrade; “Brasil Central” (1985), tendo como diretor, Getúlio Matos; e “O Paralelo 13” (1986), fundado por Edson Rodrigues e Edivaldo Rodrigues.

WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.55.45

Jornalista Marimar Aiala

WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.37.06

Radialista João Alberto

WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.35.43
WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.26.05

Radialista e mestre de cerimônias, Alessandro Lima, o Xandão

WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.26.01

Exposição de antiguidades – relíquias de José Pereira de Macedo

WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.24.58
WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.24.59
WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.25.01
WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.25.04
WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.25.58
WhatsApp Image 2020 02 08 at 10.26.03

Por / Umbelina Costa

Fotos: Dornil Sobrinho e Antônio Cruz

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

webbanner-IPTU2024_PortoNacional_-300-x-300-pix
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-06 at 08.29.22
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?