Na noite deste domingo (29), em Formoso do Araguaia, indígena Dodô Tyhanté Javaé, de 21 anos, foi morto a tiros após reagir uma abordagem e desferir golpes de faca contra um policial militar. A Polícia Militar estava no local para apurar uma ocorrência de violência doméstica.
Segundo informações tudo começou quando por volta das 20h20 a polícia foi acionada para atender a uma ocorrência de uma possível violência doméstica na rua JK, no centro de Formoso.
Militares foram até o local onde segundo testemunhas, um homem armado estaria correndo atrás de uma mulher com uma faca e ameaçava um morador da cidade. O rapaz em questão seria Dodô Tyhanté Javaé. Quando a PM chegou o indígena saiu correndo de um matagal em direção aos policiais e armado com uma faca partiu para cima do Sargento Genésio.
Conforme a PM, o militar foi atingido por golpes de faca nos braços e nas costas e só não saiu ferido por causa da farda e do colete que usava. Diante da agressão, o outro militar efetuou disparos contra o autor que atingido não resistiu aos ferimentos.
Representantes da aldeia São João, localizada no município, querem apuração do caso e que a polícia deveria imobilizar e não atirar em indígena. Segundo eles, Dodô levou três tiros no peito e poderiam ter usado outro meio para fazer a imobilização.