Joaquim Maia participa da aula inaugural do curso da Universidade da Maturidade de Porto Nacional

O Prefeito de Porto Nacional Joaquim Maia deu as boas-vindas aos novos acadêmicos da 2º turma da Universidade da Maturidade, na tarde desta quinta-feira, 6, na Universidade Federal do Tocantins – Campus de Porto Nacional.

A UMA é fruto da parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Tocantins. A turma de 66 alunos foi recepcionada pelo coordenador do Programa de Extensão da UFT professor Luiz Sinésio Neto, pela secretária municipal Verônica Fontoura e pelo diretor do câmpus da UFT na cidade, George França.

Qualidade de vida aos idosos

Em sua fala o prefeito ressaltou a importância de proporcionar junto a Universidade Federal do Tocantins benefícios voltados para a formação e o conhecimento dos idosos. “É um momento muito especial estar com a UMA perto da gente. Na qual temos a oportunidade agora, através da Prefeitura, da nossa Secretaria Municipal da Assistência Social de estar contribuindo para qualidade de vida de nossos idosos”, pontuou o prefeito de Porto Nacional Joaquim Maia.

A secretária da Assistência Social, Verônica Fontoura, enfatizou a importância de melhorar a vida da pessoa madura através da universidade.

“Quando pensamos em políticas públicas para nossos idosos, não podemos deixar de pensar em educação. É a educação que vai fortalecer nossos idosos, no empoderamento, nas conquistas pelos seus direitos, então hoje estamos muito felizes e agradecemos o nosso prefeito Joaquim Maia que nos oportunizou juntamente com a universidade federal e a UMA esse momento único para nossos idosos, iniciando hoje as aulas”, avaliou a secretária.

Aprendizagem

O coordenador da Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor Luiz Sinésio Neto, o tema que será trabalhado com os acadêmicos durante todo este ano será a aprendizagem ao longo da vida, que é uma coluna central do envelhecimento. “Neste primeiro semestre vamos abordar questões relacionadas à cidadania, garantia de direitos, autonomia e envelhecimento ativo”, destacou.

O diretor do câmpus, George França, também falou sobre parceria e proximidade com a Prefeitura. “Muito importante essa parceria que foi estabelecida entre a universidade e a gestão municipal. E o mais primordial disso é saber que há a interação entre a universidade e a comunidade. Os alunos da UMA hoje representam uma parcela muito importante da nossa sociedade aqui em Porto Nacional. São pessoas que certamente trarão muita experiência, muito debate, muitas coisas produtivas para nossa universidade. De fato é um momento impar pra comunidade em geral”, refletiu o diretor do Câmpus George França.

Ao todo, são sessenta e seis novos acadêmicos que terão, neste primeiro ano, aulas das seguintes disciplinas: Gerontologia, Mediação de Conflitos, Atividades Física, Direito do Idoso, Coral e Teatro.

Fonte / Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Foto / Rodrigo Alves
Fonte / Rodrigo Alves
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?