Judiciário ajuda a promover 1º Curso de Formação da Rede de Atendimento à Mulher de Porto Nacional

O atendimento à mulher vítima de violência doméstica e sexual foi o tema do 1º Curso de Formação da Rede de Atendimento à Mulher de Porto Nacional, promovido pela Defensoria Pública do Estado em parceria com Judiciário e outras instituições. A formação, realizada de 27 a 29 de março, abordou desde o primeiro acolhimento institucional, por meio da Polícia Civil, até a tramitação do processo no Judiciário e comunicação à vítima das decisões judiciais sobre o agressor.

A assistente social Mirtes Pereira de Moura, da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, ministrou o tema “Atendimento às mulheres em situação de violência – a mulher e as dificuldades em romper da relação violenta, ciclos de violência”.

A delegada Milena Santana de Araújo Lima, uma das instrutoras do curso, destacou a importância do bom atendimento, “pois é nesse momento em que somos convidados a entrar na vida mais íntima de uma família”, explica.

Reeducação para o agressor

O curso destacou ainda a necessidade de tratamento do agressor, como parte do núcleo familiar em desequilíbrio, e foi firmado um convênio entre Ministério Público do Estado e Poder Judiciário para realização do projeto “Desconstituindo o Mito de Amélia”, que objetiva qualificar a política de atendimento à mulher que sofre violência doméstica, determinando acompanhamento e mudança do agente agressor. 

O juiz Allan Martins Ferreira, titular da 2ª Vara Criminal de Porto Nacional, participou do evento e destacou a importância do amparo às vítimas e o tratamento do agressor. “Os crimes de violência doméstica representam quase 20% de todos os crimes que julgo na 2ª Vara Criminal. Não adianta apenas punir o agressor se a própria vitima é relegada, não tem para onde ir e não tem uma casa para abrigá-la. Precisamos sanar essas falhas, bem como prevenir essas ações com educação do agressor”, concluiu o magistrado.

Fonte / TJTO

Foto: Divulgação
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?