Oficina pedagógica ensina adolescentes do Ceip Central a produzirem pamonhas e cural

Para aproveitar a safra do milho e reforçar o viés pedagógico da medida socioeducativa, a equipe de gestores do Centro de Internação Provisória Masculina de Palmas (Ceip Central) ofertou nesta segunda-feira, 11, uma Oficina de Alimentos Regionais: Produção de Pamonha aos 13 adolescentes internos na unidade. A atividade envolveu adolescentes, analistas e técnicos socioeducadores.

Os milhos foram doados pelo chefe da unidade, Edgar Soares, e utilizados por toda equipe de socioeducadores para ensinar aos internos o preparo de pamonhas e curau. “Aprendemos a fazer pamonha, ficamos mais à vontade e comemos. Foi muito bom.”, explicou o adolescente M.C.M, 18 anos, que pela primeira vez preparou a iguaria. “Eles passaram por todos os processos de preparo, aprenderam sobre a colheita, sobre mercado e estiveram mais próximos da equipe. Nosso objetivo é possibilitar a ressocialização”, ressaltou Edgar.

Durante o evento a nutricionista da unidade, Patrícia Cruz Batista, orientou e explicou sobre a importância do alimento e valores nutritivos do cereal, já a equipe pedagógica propôs aos adolescentes uma produção de textos sobre a produção de milho. O chefe de unidade chamou a atenção para o caráter pedagógico deste tipo de ação, “mesmo sendo um centro de internação provisória, onde o adolescente tem uma passagem mais rápida, nossa equipe entende que este tipo de ação faz uma boa diferença no comportamento e na visão empreendedora do adolescente”.

Projetos

Na Constituição Federal de 1988, no artigo 227, educar e profissionalizar são citados como deveres de todos os cidadãos. O superintendente do Sistema Socioeducativo, Gilberto Costa, explica que a sociedade civil e empresários, podem contribuir com ações positivas dentro no Sistema. “Todos somos responsáveis e podemos nos comprometer mais com as boas ações que têm sido desenvolvidas dentro das unidades socioeducativas tocantinenses. Neste ano teremos mais eventos deste tipo, e contamos muito com o apoio social, as portas estão abertas”, disse.

Fonte/  Seciju 

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-04-01 at 09.34.52
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?