Operação Rota do Ouro investiga mercado ilegal de ouro no Tocantins

 

A Polícia Federal deflagrou nessa manhã (23) a Operação Rota do Ouro, com o objetivo de desarticular suposto mercado de ouro ilegal extraído da região de Natividade/TO.

Aproximadamente 60 policiais federais cumprem dez mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal de Gurupi/TO e 12 mandados de intimação, nos estados de Tocantins, São Paulo, Bahia, Distrito Federal e Pará. Ocorre também o bloqueio de valores nas contas bancárias dos envolvidos, visando a recuperação de valores do ouro extraído e reparação dos danos ambientais causados com a extração.

A investigação teve início com uma fiscalização em conjunto da PF com o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, culminando no fechamento de garimpo ilegal na zona rural de Chapada de Natividade/TO. A investigação atualmente aponta que o ouro extraído de forma ilegal tem como destino São Paulo e o exterior.

A extração ilegal não gera benefícios para a comunidade local, não há criação de empregos formais e nem arrecadação de impostos. A população local tem sofrido com os danos ambientais e contaminação com metais pesados utilizados pela garimpagem ilegal do ouro.

Os investigados podem responder pelos crimes de usurpação de bens da União, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O nome da operação faz referência ao seu objetivo que é de elucidar qual o destino do ouro extraído da região de Natividade/TO.

Fonte: PF-TO

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-04-01 at 09.34.52
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?