Pai de ex-governador paga fiança e deixa prisão em Palmas

A Justiça Federal confirmou que José Edmar Brito Miranda, pai do ex-governador Marcelo Miranda (MDB), pagou fiança e deixou a cela em que estava detido no Quartel de Comando Geral da Polícia Militar em Palmas. Ele recebeu o direito de responder em liberdade em função da idade de 85 anos e do estado de saúde.

A fiança, de 200 salários mínimos, foi estipulada pelo juiz federal João Paulo Abe. Brito Miranda e o ex-governador foram presos pela Polícia Federal ontem junto com um dos irmãos de Marcelo Miranda, Brito Júnior. Os três são apontados pelo Ministério Público Federal como integrantes de uma quadrilha que teria desviado mais de R$ 300 milhões dos cofres públicos do Tocantins.

Ainda não há informações sobre para onde Brito Miranda foi após sair do QCG. Entre as medidas cautelares que ele terá de cumprir, estão a proibição de contato com investigados na Operação Reis do Gado, que investiga crimes de corrupção no Tocantins, e o recolhimento no período noturno e aos finais de semana em seu domicílio.

O mesmo juiz que autorizou a soltura do pai sob fiança determinou que o ex-governador e o irmão devem continuar presos. Marcelo Miranda está em uma sala do Estado Maior, também no QCG da PM. A medida foi determinada por razões de segurança. Já Brito Júnior foi para uma cela especial na Casa de Prisão Provisória de Palmas por ter diploma de nível superior.

Brito Miranda na saída do Instituto Médico Legal — Foto: Djavan Barbosa/Jornal do Tocantins

Outro lado

Na quinta-feira (26) a defesa dos Miranda disse que as prisões foram sem fundamentos, que os fatos citados são antigos, foram denunciados no processo da operação Reis do Gado e que ainda aguardam decisão judicial sobre eles.

A esposa de Marcelo Miranda, a deputada federal Dulce Miranda (MDB), emitiu nota afirmando que não tem acesso ao processo investigativo. Ela disse que como esposa, tem plena convicção da inocência e da integridade do marido e que estendo a mesma confiança ao sogro e ao cunhado.

O esquema

Conforme a decisão judicial, Brito Miranda, pai do ex-governador, e Brito Miranda Júnior, irmão, funcionavam como pontos de sustentação para “um esquema orgânico para a prática de atos de corrupção, fraudes em licitações, desvios de recursos, recebimento de vantagens indevidas, falsificação de documentos e lavagem de capitais, cujo desiderato [finalidade] era a acumulação criminosa de riquezas para o núcleo familiar como um todo.”

Os investigadores concluíram que os atos ilícitos eram divididos em sete grandes eixos, envolvendo empresas, fazendas, funcionários públicos e laranjas, “que se relacionavam organicamente entre si para o desenvolvimento exitoso das atividades criminosas, mas que funcionavam como grupos formalmente autônomos e independentes, sempre apresentando Marcelo Miranda, Brito Miranda e Brito Júnior como elo de ligação”.

A decisão aponta ainda que, durante as investigações, foram verificados episódios de falsificação de escrituras públicas e registros de imóveis vinculados à família para promover a ocultação e blindagem patrimonial. Também há indícios de ameaças a testemunhas, compra de depoimentos e destruição de provas.

A investigação ainda apontou a utilização de equipamentos de contrainteligência para dificultar e impedir a investigação pelas autoridades policiais. “Assim como a rara utilização do sistema bancário legalizado, consoante teria restado claro a partir do insucesso das medidas de bloqueio determinadas pelo eminente ministro Mauro Campbell Marques”, diz a decisão.

O texto da decisão afirma que a sucessão de atos de investigação não resultou no desmantelamento da organização criminosa, que continuaria em pleno funcionamento através de prepostos. A lavagem de dinheiro se daria pela aquisição de fazendas, aviões, veículos e gado mediante a ausência de escrituração em nome de laranjas.

Com Informações do G1 Tocantins

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?