Polícia Militar do Tocantins apresenta balanço das ações de 2021

A Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) tem trabalhado incansavelmente para garantir a tranquilidade nos lares dos tocantinenses. No ano de 2021, a PM promoveu diversas ações que contribuíram com a promoção da segurança pública e culminou na redução dos principais índices de criminalidade, conforme aponta o balanço divulgado nesta quinta-feira, 30.

Com o empenho da atual gestão do Comando Geral da PM e o apoio do Governo do Estado, foram várias as conquistas por parte da corporação que podem ser conferidas no vídeo institucional publicado pela Polícia Militar: https://www.youtube.com/watch?v=XaeqF_9ucUg&t=5s

Dentre as principais ações, destacam-se a realização das etapas finais do tão aguardado concurso público para o provimento de mil novos policiais militares, que em breve estarão nas ruas garantindo a segurança da nossa população.

“Com o cumprimento de todas as etapas previstas em editais, nós estamos caminhando para a posse desses novos guerreiros que chegam para somar a nossa corporação e para trazer ainda mais êxito ao nosso policiamento preventivo e ostensivo. É uma vitória para comemorar com todo cidadão honesto que busca viver em harmonia com a segurança pública”, destacou o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel QOPM, Julio Manoel da Silva Neto.

Combate à criminalidade

O balanço de 2021 demonstra uma redução nos índices de criminalidade, graças à capacidade técnica da Polícia Militar e resultado de todo o investimento realizado no último ano com a aquisição de novas armas e equipamentos e com o comprometimento dos integrantes das fileiras da instituição.  Houve queda em cerca de 18% no número de crimes de furto, e em 39% nos crimes de roubo no Estado.

Após o atual comando fortalecer o trabalho da Patrulha Maria da Penha, com a entrega de nova viatura contendo a identidade visual do programa, e também com a nova ferramenta, o Botão de Pânico, a PMTO registrou uma redução de 60% nos números de ocorrências de violência doméstica em 2021, comparadas ao ano anterior.

Conquistas

Dentre as novidades deste ano, está a substituição e renovação da identidade visual com a nova frota de viaturas, com veículos mais modernos, em busca de oferecer mais conforto aos policiais militares e um melhor atendimento ao cidadão.

Ainda em 2021 foram criadas novas unidades da Polícia Militar: o Grupamento Aéreo (Graer), que já opera com duas aeronaves, e proporciona rápido deslocamento para atendimentos das demandas aéreas da corporação, como translado de insumos e materiais, apoio às tropas especializadas e combate ao crime organizado no Estado do Tocantins. Bem como a criação do Regimento de Polícia Montada (RPMon), em fase de instalação, responsável pelo policiamento ostensivo montado, que apresenta, enquanto principal característica a ostensividade e a mobilidade.

A realização de grandes operações também foram destaque no ano de 2021: a Operação Hórus com resultados expressivos em relação à apreensão de armas, drogas e recuperação de veículos roubados e furtados. A Operação Narco Brasil, integrada com as demais forças de segurança em todo o Estado. A Operação Piracema, onde foram apreendidos cerca de 10 mil metros de redes, além de pescado, que foram distribuídos posteriormente a comunidades carentes. E neste fim de ano, a Polícia Militar realiza a Operação Boas Festas, com foco em coibir ações dos criminosos, atuando com policiamento estratégico nos locais de realização das festividades natalinas e de réveillon, visando a tranquilidade social.

No campo capacitação a PM se destacou com a especialização do seu efetivo por meio de diversos cursos, sendo referência para as coirmãs do país em ações de qualificação:  Curso de Habilitação de Oficiais da Administração, da Administração da Saúde e Músicos; Curso de Ações Táticas Especiais, Curso Operacional de ROTAM, Curso de Policiamento Ambiental, Curso de Policiamento de Trânsito Rodoviário, Curso de Instrutor de Armamento e Tiro, e início do aguardado Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.

Outras conquistas importantes marcaram este ano, com a publicação da Lei complementar número 128 que elevou a Polícia Militar ao nível de Secretaria de Estado; a Lei número 3.829, que trouxe importantes alterações na carreira dos policiais militares.  Foi assegurado aos militares que irão se aposentar o direito à promoção por tempo de serviço por meio da Lei número 3.805 de 2021. A publicação do Decreto nº 6.314, que regulamenta e permite a admissão especial de militares da reserva remunerada da PMTO. A Publicação da Portaria nº 05, que garantiu a cautela pessoal de arma de fogo a todos os nossos militares e a promoção de mais de 1500 militares no mês de abril.

Inovação tecnológica

Tecnologia e inovação também foram marcas deste ano, com todas as unidades operando 100% através do PMTO Mobile. A ferramenta agiliza e deixa mais completo os atendimentos de ocorrências, além de ser totalmente sustentável ao eliminar a necessidade de uso de papel durante o trabalho dos PMs.

A PMTO  publicou no mês de novembro o novo regulamento de uniformes da instituição, trazendo opções modernas de fardamento adequados ao clima do Estado. Em continuidade aos investimentos, deve ser publicado em breve o Regulamento de Identidade Visual da PMTO promovendo em todas as Unidades de área e especializadas o padrão de cor e identidade modernas.

O comando da PMTO reforça que o resultado positivo advém do empenho de todos os policiais militares, obstinados em servir e proteger o tocantinense. “Nossa missão é promover a segurança pública e garantir que a população possa circular com tranquilidade entre suas casas, trabalhos e comércios. Para isso, estamos comprometidos a dar continuidade ao que já vem sendo feito, a exemplo deste ano repleto de desafios, missões cumpridas e várias conquistas que trazem orgulho para toda a tropa”, destacou o Coronel Silva Neto.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

webbanner-IPTU2024_PortoNacional_-300-x-300-pix
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-06 at 08.29.22
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?