Connect with us

Noticias

Polícia Militar realiza ações lúdicas e educativas em comemoração ao dia das crianças

Published

on

Em comemoração ao dia das crianças foram realizadas diversas ações lúdicas e educativas em unidades da Polícia Militar em todo o estado como em Araguatins, Palmas, Gurupi e Colinas. As especializadas como Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) também promoveram atividades para a criançada.

Araguatins

Em Araguatins ocorreu aIII edição de Corrida beneficente com a Força Tática voltada ao Dia da Criança aconteceu na manhã deste sábado, 12. A corrida que foi organizada pela equipe de Força Tática da Unidade com percurso aproximado de 2,5 km pelas principais ruas da cidade contou com a presença de mais de 500 participantes, dentre a sociedade civil, crianças e militares. A ação social conseguiu arrecadar quase 600 brinquedos destinados às crianças de baixa renda de Araguatins.

A corrida foi em grupo e não houve competição. O comandante do 9º BPM, tenente-coronel W. Costa, acompanhado de demais militares e suas famílias foi o responsável pela largada.

O evento foi prestigiado pelo prefeito de Araguatins Cláudio Santana; promotor de Justiça Dr. Décio Gueirado; diretor do Colégio da Polícia Militar de Araguatins, tenente-coronel Márcio Cardoso Almeida, acompanhado de alunos; policiais militares de Araguaína e da Polícia Militar do Estado do Maranhão, além de representantes de diversos outros órgãos; empresários e membros da comunidade local.

A corrida teve início no cais do Porto de Araguatins, passando pelas principais ruas da cidade. Durante o percurso houve distribuição de água mineral para os participantes, e apoio de uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros. O encerramento se deu na base da Força Tática do 9º Batalhão da PM onde os atletas participaram de uma mesa de frutas e ainda sorteios de mini viaturas e copos personalizados da Força Tática.

Para a realização da corrida o 9º BPM contou com ajuda de patrocinadores, entre eles, Prefeitura Municipal, Poder Judiciário, empresários e membros da comunidade.

Ao término do evento os brinquedos arrecadados, dentre doações e os comprados com as inscrições, foram distribuídos nos bairros carentes da cidade. 

Palmas

Na tarde de domingo, 13, o 1º Batalhão da PM (BPM) promoveu uma homenagem às crianças na 2º Companhia Operacional localizada na Quadra 906 Sul, com a colaboração do Proerd e Força Tática do 1º BPM, Grupo de Operações com Cães (GOC), Corpo de Bombeiros, Associação Comunitária e o comércio local. 

O Proerd fez a animação do evento e ainda trouxe a mascote DARE pra alegrar a criançada. Já o GOC fez demonstrações do que os cachorros podem fazer para contribuir com o serviço da Polícia Militar. A Força Tática também participou da festa, além de mostrar um pouco sua força de atuação, ainda quebrou o gelo tendo mais aproximação com os pequenos homenageados. Já os Bombeiros trouxeram a tirolesa que foi animação total, sendo executada com a maior segurança. A festa contou ainda com uma mesa de frutas, picolés, distribuição de briguentos e pintura facial para as crianças presentes.

No dia 12, também houve uma comemoração na sede da escolinha de futebol do 1º BPM. O SESI colaborou com brinquedos (escorregador inflável, futebol de sabão show, pula-pula e touro mecânico). O Proerd realizou a animação e ainda trouxe a mascote DARE pra alegrar a festa. Militares da Força Tática e Bombeiros realizaram ações a atividades buscando a interação e integração entre as crianças. O Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) fez um pouso com o helicóptero no campo do 1°BPM e empolgou a turma toda. Além das brincadeiras, que também tiveram a participação de pais, não faltou pipoca, refrigerante, suco, picolé, bolo e cachorro-quente.

Já no setor Morada do Sol em Palmas, policiais militares da Base Comunitária do 6º Batalhão da PM realizaram um evento comemorativo no dia 12, que contou com a presença de 130 crianças. Houve diversas  brincadeiras, palestras, distribuição de brinquedos e um delicioso lanche, oferecido aos participantes, tendo sido organizado pelo sargento Evaldo Souza da Silva, que ministra aulas de jiu-jitsu na base, através do projeto Escolinha Comunitária do 6° Batalhão.

“O projeto desenvolvido no setor Morada do Sol, pelo sargento Souza, através das aulas de jiu-jitsu, é fundamental para a aproximação da Polícia e comunidade, ensinando aos alunos não só artes marciais, mas orientações para a vida, pois o projeto tem esse objetivo”, afirmou o tenente-coronel João Leyde de Souza Nascimento, comandante do 6° Batalhão da PM.  

Os apoiadores do evento foram o major Thiago Monteiro Martins, assessor do Núcleo Estadual de Polícia Comunitária, o capitão Walber Pereira Lima, do Núcleo Estadual de Polícia Comunitária, o vereador Moisemar Marinho, o médico da unidade básica  de saúde local, Dr. Luís F. Florest, o presidente da associação de moradores do setor Morada do Sol ll, Charles Noleto, a presidente da associação das mulheres do setor Morada do Sol ll, Adriana Alencar da Silva e Quartetto Supermercados.

Colinas

Já no domingo, 13, a homenagem ao dia das crianças aconteceu na sede da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O evento foi destinado aos dependentes de policiais militares. Cerca de 60 crianças puderam brincar nos brinquedos montados, receberam brindes e aproveitaram o cardápio preparado especialmente para elas.

Ações do BPMA

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), responsável pelas ações de proteção do meio ambiente em todas as suas interfaces, participou de dois eventos em comemoração ao dia das crianças no dia 12, realizando trabalho de educação ambiental por meio de exposição de animais taxidermizados. Um realizado em Palmas durante a realização do projeto SESC Ciranda e outro no Parque Mutuca em Gurupi.

As ações foram implementadas pelo Núcleo de Educação Ambiental cujo trabalho busca sensibilizar o público alvo na construção de valores comportamentais e atitudinais em relação à necessidade de preservação e conservação dos recursos ambientais.

Ressalta-se que, as ações permitem influenciar positivamente a população em decisões sobre atividades de riscos e degradação do meio ambiente. Além disso, pode fazer com que os indivíduos percebam fatos que afetam o bem-estar da sociedade de um modo geral e, dessa forma, fomenta a busca de meios a fim de solucionar as problemáticas existentes.  

BPMRED

Policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) montaram uma escolinha de trânsito no Parque Mutuca em Gurupi, onde por meio de atividades lúdicas foi abordado sobre o comportamento no trânsito para crianças de 4 a 10 anos de idade. Na ocasião, as crianças aprenderam com a pista sobre trânsito e a sinalização de uma forma bem divertida.

Fonte / PM-TO

 367 total views,  4 views today

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias

Relator do processo contra chapa de Carlesse no TSE quer multar governador e vice em R$ 162 mil por irregularidades na Eleição Suplementar

Published

on

O ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, do Tribunal Superior Eleitoral, votou por condenar parcialmente o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL) e o vice-governador, Wanderlei Barbosa (Sem partido) por supostas irregularidades na Eleição Suplementar de 2018. Carvalho Neto é o relator de dois processos contra a chapa formada por Carlesse e Wanderlei para aquela eleição, na época ambos eram do PHS.

Nos dois casos, o ministro entendeu que o governador e o vice se beneficiaram de condutas vedadas durante o período eleitoral e que por isso deveriam pagar multas relativas aos dois processos que, somadas, chegam a cerca de R$ 162 mil. Apesar disso, ele entendeu que as condutas não foram graves o suficiente para justificar tornar os dois inelegíveis. Por isso, o ministro não atendeu o pedido do Ministério Público Eleitoral para que eles perdessem os direitos políticos.

G1 procurou o Palácio Araguaia que informou que “só irá se pronunciar após o fim do julgamento”, declarou. Na época em que o MP Eleitoral entrou com o processo, o Governador disse que todas as ações da campanha foram pautadas na legalidade e que tinha certeza que o desfecho do processo seria positivo.

Em uma das ações, a acusação era de que eles tinham exonerado cerca de dois mil funcionários públicos temporários, sem justa causa, no período em que a legislação não permite. Na outra, a questão era a publicação de um vídeo com a então presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Roberta Castro, nas páginas oficiais do governo. Na filmagem, eram apresentadas obras de perfuração de poços artesianos no interior do Tocantins.

O voto do relator agora será submetido aos outros seis ministros do TSE que têm até o próximo dia 6 de maio para se manifestar contra ou a favor do entendimento de Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. A votação é em plenário virtual, sem discussões por videoconferência ou presenciais.

Os processos foram movidos pelo MP eleitoral ainda em 2018. Na época o pedido era para que o governador e o vice perdessem os cargos, mas como o mandato terminou antes da questão ser decidida, o pedido passou a ser pela inelegibilidade.

A Eleição Suplementar daquele ano foi convocada por causa da cassação do então governador Marcelo Miranda (MDB), também por irregularidades durante campanhas eleitorais e também por decisão do TSE. Carlesse e Wanderlei acabaram vencendo três ciclos eleitorais no mesmo ano, já que levaram a maioria dos votos no primeiro e no segundo turno da Eleição Suplementar e foram reeleitos em primeiro turno nas Eleições Gerais daquele ano.

Com informações do G1 Tocantins

 1,973 total views,  238 views today

Continue lendo

Noticias

MPTO investiga caso de idoso que teria deixado de receber segunda dose de vacina contra Covid-19 porque a aplicação já estava registrada em seu cartão

Published

on

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 27ª Promotoria de Justiça da Capital, instaurou procedimento para apurar situação envolvendo um idoso de 67 anos que teria deixado de receber a segunda dose da vacina contra Covid-19 porque a aplicação estaria indevidamente registrada no seu cartão de vacinas. Ao instaurar o procedimento, o MPTO requisitou informações ao secretário de Saúde de Palmas sobre o caso, que foi noticiado na imprensa no último domingo, 2.

Ao titular da Semus, foi requerida cópia integral do procedimento administrativo instaurado pela secretaria para averiguar este caso, bem como dados do registro da vacina aplicada, cópia do cartão de vacina do idoso, escalas dos servidores do dia em que a vacinação foi registrada e prontuário atualizado do servidor que teria aplicado o imunizante.

Também é questionado pelo MPTO qual será a conduta da Semus com relação ao idoso, que informa estar com a segunda dose descoberta, bem como se existem outras reclamações no mesmo sentido. O prazo estabelecido para resposta foi de 10 dias.

Está atuando no procedimento a promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, da área de defesa da saúde.

 1,327 total views,  162 views today

Continue lendo

Noticias

Inovação: carro elétrico da Energisa tem zero emissão de ruídos e poluentes

Published

on

A Energisa Tocantins, sempre ligada em novas tecnologias e iniciativas sustentáveis, deu mais um passo para um futuro com a aquisição de um veículo 100% elétrico e com 0% de emissão de poluentes e ruídos. O carro foi adquirido para conscientização e disseminação do conceito de sustentabilidade para a população em geral.

“Veículos elétricos são um enorme passo rumo a um futuro cada vez mais sustentável. Então procuramos trazer essa conscientização para o nosso estado, por meio de um veículo que demonstra inovação e tecnologia em prol da locomoção e agilidade urbana. Além disso, é importante se preocupar com o aquecimento global, adotando iniciativas para a redução da emissão de poluentes. Acreditamos que esse veículo possa ser o início de uma frota tocantinense mais sustentável em um futuro próximo”, afirma o analista de Eficiência Energética da Energisa Tocantins, Domingos Pinto Costa Júnior.

A bateria do carro elétrico pode ser carregada em até 3 horas e possui autonomia para percorrer até 300 km com velocidade média de 90 km/h, além de contar com frenagem regenerativa e poder ser recarregada em qualquer fonte 220 v. A performance é de um carro “normal” a combustão, sem deixar nada a desejar, sendo uma ótima experiência para o condutor.

É o futuro

 

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), as projeções indicam que até 2030 haverá cerca de 130 milhões de veículos elétricos no mundo. As estimativas apontam ainda um aumento de até 24% nas vendas anuais destes carros. Esse aumento vem crescendo a cada ano, as maiores empresas e montadoras do planeta estão se preparando, elaborando propostas e projetos mais sustentáveis que são impulsionados pelo aumento da conscientização das pessoas com os recursos naturais e pela dependência de combustíveis fósseis para a mobilidade humana.

 1,345 total views,  159 views today

Continue lendo

Publicidade

Desenvolvimento de Sites! +Bônus!

2

Facebook

Advertisement

Categorias

Trending