Prefeitura de Porto Nacional promove ciclo de reuniões para orientar beneficiários do CadÚnico - Jornal Porto Midia

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio das Secretarias Municipais da Assistência Social, Educação e Saúde promoveram na última semana de abril um ciclo de encontros com diversas famílias da comunidade durante a V Semana de Orientação do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família. Na quarta-feira, 25, aconteceu a penúltima reunião no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS União), conduzida pela Coordenação Interestadual do Programa Bolsa Família, constituída por ambas as secretarias.

 

Foram tratados assuntos referentes ao Cadúnico, Programa Bolsa Família, benefícios, condicionalidades para a permanência nos programas sociais, direitos e deveres dos beneficiários, entre outros esclarecimentos. O Cadúnico é a porta de entrada para os programas sociais do Governo Federal e Estadual. O fechamento do encontro aconteceu na sexta-feira, 27, com a comunidade do Assentamento Pau D’Arco, conduzida pela coordenadora do Cadúnico e Programa Bolsa Família, Nelcirene Rodrigues da Secretaria da Assistência Social.

 

Condicionalidades em dia

 

Para a coordenadora municipal do Programa Bolsa Família na Educação, Maria do Carmo Carneiro de Oliveira, é importante ressaltar a importância da frequência escolar das crianças cadastradas no programa, para evitar a perca do benefício, sendo assim, se acontecerem faltas, que sejam justificadas. Frisou também a importância de manter a vacinação em dia, além de medição de peso, entre outros.

 

“O Bolsa Família é o carro chefe destes encontros, e o nosso maior foco nessas comunidades é levar informações sobre o Programa, principalmente na área da saúde e educação sobre a frequência dos beneficiários na escola para que não criem infrequência e tenham seus benefícios cancelados. E na Saúde da mesma forma, recolher os dados nutricionais, peso, altura, vacinação em dia, para que sejam enviados tudo ao Ministério da Educação e posteriormente esses dados são repassados para o tesouro do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que trabalha com a Assistência Social nos estados e municípios”, resumiu Oliveira.

 

CadÚnico

 

O CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda. Ele atesta a participação para tais programas como o Bolsa Família. O beneficiário deve sempre ficar atento às condicionalidades e benefícios do programa.

 

E os encontros ocorreram nos CRAS do município (Esperança, União, Escola Brasil e Pau D’Arco)

 

Fonte : SECOM

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

300x250
Paulista
277158474_1419113205204878_6132805285539760849_n
WhatsApp Image 2022-02-24 at 15.13.31
WhatsApp Image 2021-11-19 at 12.16.21

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?