Prefeitura de Porto Nacional realiza abertura da Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas

O Prefeito Joaquim Maia, acompanhado da primeira-dama e articuladora Municipal do Selo Unicef, Aline Maia, abriu nesta terça-feira, 19, em ato realizado no auditório do Fórum Drº Feliciano Machado Braga, a Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, com o tema “Todos pela Prevenção”.

 

Com diversos eventos programados até terça-feira, 26, a iniciativa é do Conselho Municipal Sobre Drogas, em parceria com a Fundação da Juventude e todas as secretarias do Município. O objetivo da Semana é conscientizar a população sobre os perigos do uso das drogas.

 

A abertura contou com a presença de centenas de jovens, entre líderes e membros de organizações juvenis, profissionais, estudantes, autoridades e sociedade civil. Participaram também o presidente do Conselho Estadual sobre Drogas, José Américo Júnior, os secretários municipais, Edioney Nunes, do Esporte, Anna Crystina Brito, da Saúde, Verônica Fontoura, da Assistência Social, e o presidente da Fundação da Juventude, Murilo Ferreira.

 

“É muito importante a integração de esforços de todas as secretarias e órgãos da gestão municipal e da sociedade civil para o sucesso da proposta”, destacou o presidente do Conselho Municipal sobre Drogas, Matheus Domingos, na abertura do evento.

 

Prevenção

 

Destacando a importância da discussão em toda a sociedade sobre as drogas, o Prefeito agradeceu aos parceiros e ressaltou a importância de trabalhar a prevenção e oferecer novos caminhos aos jovens.

 

“A realização da Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas é uma causa muito nobre que temos a honra de participar, pois sabemos da luta existente para combater este mal. Nós temos durante toda uma semana a oportunidade de estar discutindo com nossos jovens e adolescentes as políticas que são envolvidas nas reduções dos danos pelo uso das drogas”, frisou Joaquim.

 

O delegado da Polícia Civil, Diogo Fonseca, que também participou do evento, reafirmou a necessidade de ações como a Semana. “A Polícia Civil tem sempre a intenção de participar de eventos deste tipo. A gente agradece o convite, primeiramente porque divulgamos a participação da PC no sentido de receber as denúncias da população. Essas denúncias são fundamentais para o desenvolvimento de nosso trabalho de investigação”, explicou Diogo.

 

Para o delegado, é muito importante trabalhar a prevenção. “Também numa visão mais atual de polícia, atuar junto à prevenção da droga, a gente sabe que hoje em dia, ela traz junto, diversos outros delitos, não só o tráfico ou o usuário, mas a reboque disso aí, vêm os crimes que todos os dias a gente se depara nas delegacias. Que são os furtos, os roubos, os homicídios. Tanto que as duas delegacias, de tráfico e homicídio, estão vinculadas por causa disso. Então a droga hoje em dia é principal fator de violência nos munícipios. Então a Polícia Civil se envolve nesses eventos, exatamente não só pra atuar na repressão, mas também pra buscar prevenção, que no final das contas, é o melhor remédio para combater a criminalidade”.

 

A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, refletiu sobre os malefícios causados pelo consumo das drogas. “É uma semana muito importante que traz para o debate uma temática que aflige e assola hoje o Brasil, o Tocantins, e Porto Nacional. A droga não tem barreira de idade, não tem barreira geográfica, não tem barreira cultural e social”, pontuou Brito.

 

Representantes e recuperandos da Fazenda da Esperança de Porto Nacional também marcaram presença na solenidade.

 

Programação

 

Durante toda a semana, a comunidade terá acesso a informações sobre o tema, A programação do evento envolverá roda de conversas sobre drogas com a juventude em instituições de ensino superior, escolas e grupos de jovens, além de festival de hip-hop, gincanas intergrêmios estudantis, cinema na praça, dentre outras atividades.

Fonte : Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?