Prefeitura de Porto Nacional realiza formatura dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida nos cursos de qualificação do Senai - Jornal Porto Midia

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia realizou cerimônia de entrega de certificados aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida, que participaram de cursos profissionalizantes ofertados no Município em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI de Taquaralto.

Foram formados 138 concluintes. Eles são moradores do conjunto residencial Paraíso, conhecido popularmente como Irmã Edila.

Participaram da solenidade o prefeito Joaquim Maia, a primeira-dama, Aline Maia, a secretária Flávia Halum Ayres, o deputado estadual Ricardo Ayres, a gerente da unidade do SENAI Taquaralto, Patrícia Rebelo e a coordenadora pedagógica da instituição, Iolanda Dias.

Formação profissional

A política habitacional em Porto Nacional vai além da entrega de moradias. Por meio do projeto Técnico Social, o Município em parceria com o Senai oferta cursos profissionalizantes.

O objetivo é gerar oportunidades de formação profissional, bem como fomentar o eixo do empreendedorismo, estimulando a autonomia financeira das famílias e a geração de emprego e renda.

O prefeito Joaquim Maia destacou a promoção da inclusão social. “É de extrema importância a parceria com as instituições, possibilitando o acesso da comunidade aos cursos e, consequentemente, ao enriquecimento profissional”, afirmou Joaquim.

A secretária Flávia Ayres, ressaltou que estas atividades estão previstas nas regras do Minha Casa Minha Vida, e fazem parte do acompanhamento pós-mudanças, que vem sendo feito pela pasta nos condomínios entregues pela Prefeitura.

“O programa, depois que os beneficiários recebem a sua moradia, faz um acompanhamento por um determinado período com eles, auxiliando-os em várias etapas. E a etapa dos cursos profissionalizantes é uma delas, onde a gente vem buscando uma capacitação para melhoria de renda e geração de emprego, para que possam ter realmente mais oportunidades”, explicou Flávia.

Cursos

Os cursos técnicos ministrados pelo SENAI foram: montagem e fabricação de pizzas, fabricação de bolo de pote, fabricação de bolos artesanais, fabricação de sanduiches naturais, salgadeiro, fabricação de bombons e trufas, montador e reparador de computador, mecânico de ar condicionado, eletricista e instalador residencial e informática básica.

Cada curso contou com 20 vagas, sendo realizadas nos períodos vespertino e noturno, entre os meses de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018. Esta é a primeira etapa de cursos, ainda está previsto a contemplação de outros na área da beleza, além de palestras educativas.

 

Fonte : Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

300x250
Paulista
277158474_1419113205204878_6132805285539760849_n
WhatsApp Image 2022-02-24 at 15.13.31
WhatsApp Image 2021-11-19 at 12.16.21

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?