Proerd certifica pais e alunos indígenas na Aldeia Canuanã em Formoso do Araguaia - Jornal Porto Midia

Na manhã desta última sexta-feira, 31, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) realizou a solenidade de formatura de 56 alunos e 74 pais dentro da aldeia indígena Canuanã, município de Formoso do Araguaia.

No evento estiveram presentes o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Gurupi, tenente-coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; a coordenadora do Estadual do Proerd, tenente-coronel Alaídes Pereira Machado; o diretor da Escola Canuanã – Fundação Bradesco, Ricardo Figueiredo; os caciques Tehamby da aldeia Canuanã e Micael da aldeia Boa Esperança,  além de algumas autoridades políticas e a banda de música da PM.

O curso inédito dentro de uma aldeia, foi coordenado pela tenente Shirley Rocha Albino e teve duração de duas semanas, sendo aplicado para os pais e alunos do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Indígena Tainá. Ao todo cinco etnias foram atendidas pelo programa: Javaé, Karajá, Xerente, Tuxá e Ava-Canoero.

Além dos certificados, na solenidade também houve o sorteio de brindes e a entrega de troféus aos três primeiros colocados nas redações sobre as drogas e a violência. E na oportunidade, através da parceria com o judiciário de Formoso do Araguaia, a Escola Tainá recebeu três kits esportivos, contendo uma bola de futebol society, um apito profissional, uma luva de goleiro, 11 coletes reserva, uma bomba e dois uniformes de goleiro.

Durante o discurso à comunidade indígena, o cacique Tehamby disse que foi bem recebido quando esteve na sede do 4º BPM, acompanhado do cacique Micael. Assim, agradeceu ao comando pela parceria, por não medir esforços para implantar o projeto na aldeia. E destacou ainda a importância dos índios não se envolverem com entorpecentes ou álcool.

O comandante do 4º Batalhão de Gurupi, tenente coronel Márcio Antônio Barbosa também agradeceu a cada integrante da aldeia Canuanã pela oportunidade de trabalhar em parceria com eles. “Tenho certeza que valeu a pena acreditar nesse projeto e agora temos a pretensão de estender o Proerd para outras aldeias”, afirmou o comandante do 4º BPM.

Fonte: PM-TO

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

300x250
Paulista
277158474_1419113205204878_6132805285539760849_n
WhatsApp Image 2022-02-24 at 15.13.31
WhatsApp Image 2021-11-19 at 12.16.21

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?