Projeto da Ouvidoria do Ministério Público chega às escolas da rede pública e desperta o interesse de jovens

Apresentar a jovens e adolescentes informações sobre as áreas de atuação do Ministério Público e seus canais de acesso disponíveis ao cidadão é o objetivo do projeto “Apresentando a Ouvidoria do Ministério Público nas Escolas”, iniciado nesta terça-feira, 24, pela Ouvidoria da instituição. O Centro de Ensino Médio Castro Alves, localizado na região norte da capital, foi a primeira escola a receber a ação.

Nesta primeira visita, a ouvidora do MPTO, procuradora de Justiça Leila da Costa Vilela, conversou com pelo menos 50 estudantes, distribuídos em três turmas. Falou sobre as atribuições do Ministério Público, as situações em que o cidadão pode acioná-lo, como o órgão ministerial está distribuído no Tocantins, sua composição e o alcance dos serviços perante a comunidade, além de relatar experiências profissionais ao longo da sua carreira.

Segundo a ouvidora, o projeto deveria ter sido iniciado ainda no ano passado, mas devido à pandemia, o cronograma foi adiado e será cumprido até o fim do mês de setembro. O intuito é demonstrar o que o Ministério Público pode fazer em benefício do cidadão. “O projeto vai divulgar e disseminar conhecimentos sobre o Ministério Público e sobre o canal que aproxima a comunidade da Instituição”.

A estudante Natasha Lima, aluna do 1º ano do Ensino Médio, ouviu atentamente a explanação e saiu da palestra consciente das situações em que vai poder procurar a Ouvidoria. “A Ouvidoria é um local onde a gente pode falar sobre nossos interesses, tirar dúvidas e até relatar problemas, seja com o meio ambiente, questões escolares e até familiares”, disse.

Maressa Andreia Alves, também do 1º ano, já tinha conhecimento do que era o Ministério Público e relatou que a partir de agora possui uma melhor compreensão do papel institucional. “Eu já tinha uma certa ideia, porque minha mãe já recorreu algumas vezes ao órgão por questões escolares e coisas do tipo”.

Ao fim dos encontros, os estudantes receberam material gráfico com informações e dados de acesso à Ouvidoria.

Cronograma

As próximas palestras acontecerão no Colégio da Polícia Militar – Unidade II e no Centro de Ensino Médio Tiradentes.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-04-23 at 13.09.24
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?