Servidoras do Sistema Penitenciário se formam em Curso de Alinhamento Operacional Prisional

Servidoras do Sistema Prisional e Penitenciário se formaram nesta sexta-feira, 22, em primeiro curso de formação específico para as mulheres que trabalham em estabelecimentos penais do Estado do Tocantins. Denominado Curso de Alinhamento Operacional do Prisional (CAOP), o curso foi ofertado pela Escola Superior de Gestão Penitenciário e Prisional do Tocantins (Esgepen) que faz parte da estrutura da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju) e capacitou 38 servidoras, selecionadas via edital.

O secretário da Cidadania e Justiça, Heber Fídelis, participou da cerimônia de formatura e destacou que a gestão do governador Carlesse visa capacitar servidores para desenvolver um trabalho de excelência com vistas ao cumprimento adequado da pena e a ressocialização. “Estamos trabalhando com o objetivo de sermos referência em gestão do sistema penitenciário e prisional para o Brasil e isso dependerá da dedicação de cada um de nós, a exemplo dessas 38 mulheres que se esforçaram para se especializarem”, ressaltou.  

Weslane de Oliveira Chaves, servidora da unidade masculina Cadeia Pública de Araguatins, foi homenageada durante a formatura como “Aluna Destaque” do curso. “Participar dessa capacitação foi uma experiência muito boa e irei compartilhar com meus colegas da unidade. Tivemos muito conhecimento teórico, técnico e operacional, o que complementou o trabalho que já desenvolvemos nas nossas unidades, como também nos preparou para participar de cursos em outros estados”, destacou.  

O instrutor do curso, o Técnico em Defesa Social Leandro Monteiro, afirmou que as servidoras são muito competentes e que o curso complementou as habilidades que elas já tinham. “As servidoras estão bem preparadas e aptas a desenvolverem o protocolo padrão para os adentramentos, procedimentos de revistas dentro dos pavilhões e rotinas”, enfatizou.  

Finalização do curso

Na manhã desta sexta-feira, 22, as alunas participaram de uma corrida que percorreu o Centro Administrativo Estadual simbolizando o encerramento da capacitação. Com certificação de 62h/aula, O CAOP Feminino foi ofertado para padronizar os procedimentos de rotina e fortalecer a segurança de reeducandos e agentes nos estabelecimentos penais. Conforme o gerente da Escola Superior de Gestão Penitenciário e Prisional do Tocantins (Esgepen), Daniel Rodrigo Araújo, mais uma edição do CAOP-Feminino acontecerá ainda neste semestre. 

Fonte / SECIJU

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

WhatsApp Image 2024-03-22 at 19.03.32
doe-sangue-salve-vidas-696x457
WhatsApp Image 2024-03-25 at 09.08.41 (1)
ba92e667-1bff-4238-b3e6-567f74f9dc2d
Brasao_Prefeitura_PNG

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?