Trajetória do hip hop de Porto Nacional é contada através de documentário da Associação Aph2t - Jornal Porto Midia

Trajetória do hip hop de Porto Nacional é contada através de documentário da Associação Aph2t

A cidade de Porto Nacional carrega um título que é merecidamente seu, Capital da Cultura e berço artístico de várias manifestações.

Dentro de tantos cenários que podemos destacar e movimentos que sempre permaneceram firmes e atuais, se destaca o hip hop portuense  o ritmo e a poesia e as letras que atravessaram uma geração e que continua atual e a cada dia vem se fortalecendo a mensagem e expressão única.

O hip hop é mais que um estilo musical, é uma cultura que se movimenta e se reinventa com o contexto social e acontecimentos sociais sejam em qual foro setor ou localidade. Porto Nacional, sempre soube se impor quando o assunto é música e autenticidade, e o hip hop é isso, é romper com imaginário e colocar verdade, rima, no estilo de falar, vestir, e se manifestar, o hip é hop é compromisso.

 

Aph2t – Associação Portuense de Hip Hop

Dentro de um contexto de luta e de imposição no seu lugar de fala, a Associação Portuense de Hip Hop (Aph2t, resolveu  lançar um documentário que conta a trajetória do hip hop em Porto Nacional.

O projeto contou com a participação de antigos e também atuais nomes do rap portuense como os grupos Contra Proposta, Voz do Morro, DJ Romiro, Ministério Verbo, Cartel Rap e Jovens de Atitude e também apoiadores da cultura como o comunicador Wesley Rocha.

 

19 anos de caminhada

 

Fundada em 04 de maio de 2013, a Associação Portuense de Hip Hop no Tocantins – APH2T é um órgão de classe e representação do movimento Cultural, Político e Social Hip Hop da Região Central do Tocantins.

Embora a APH2T tenha surgido somente em 2013, o movimento Hip Hop em Porto Nacional, e no Tocantins, como mostra o documentário, iniciou ainda na década de 1990, reunindo, na Praça do Centenário, jovens da periferia que encontraram na música (RAP), na dança (Breaking), na arte visual (Grafite) e nos scratchs do DJ um meio legítimo de expressão e reivindicação de seus direitos.

 

Documentário

Hoje integram a APH2T os grupos Jovens de Atitude (JDA) e Mano Naughty, e outros simpatizantes do movimento. Manos e minas que encontraram no Hip Hop uma oportunidade de vida e que fazem dessa cultura urbana uma poderosa ferramenta de denúncia social.

O registro conta com uma linguagem fácil e própria do hip hop e carrega dentro dele personagens reais e uma rica trajetória de um movimento autentico e que se impõe de forma natural e que conseguiu escrever uma bela história na cena musical de Porto Nacional e do Tocantins.

 

Texto: Willian da Luz com informações da Aph2t

Fotos: Divulgação

 

Assista ao documentário no canal da Aph2t no YouTube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

277158474_1419113205204878_6132805285539760849_n
300x 250
WhatsApp Image 2021-11-19 at 12.16.21
WhatsApp Image 2022-06-01 at 12.46.40
WhatsApp Image 2021-10-29 at 09.23.51

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x