Vice-prefeito de Novo Acordo é afastado das funções a pedido do Ministério Público do Tocantins - Jornal Porto Midia

O pedido de afastamento cautelar do vice-prefeito de Novo Acordo, Leto Moura Leitão Filho, pleiteado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) em Ação Civil Pública, foi acatado pela Justiça. A decisão liminar foi proferida nesta segunda-feira, 27, e afasta o vice-prefeito das funções relativas ao cargo pelo prazo de 180 dias. Leto Moura é acusado de tentar matar, no início deste ano, o prefeito do Município, Elson Lino de Aguiar Filho, com o objetivo de ascender ao cargo de chefe do Poder Executivo. O vice-prefeito encontra-se recluso na Casa de Prisão Provisória de Palmas.

Na decisão, a juíza da Comarca de Novo Acordo, Aline Iglesias, expôs que “é temerário permitir que o réu possa, ao ser liberado da preventiva, circular pelos corredores da prefeitura e realizar seu trabalho como vice-prefeito, enquanto não esclarecida a questão da tentativa de homicídio”.

ACP

A Promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli sustenta na Ação Civil Pública que o vice-prefeito deve ser responsabilizado por improbidade administrava por atentar contra os princípios da moralidade na administração pública e da lealdade institucional, com o fim de concretizar um projeto de poder, ou seja, executar o atual prefeito para ascender ao posto de chefe do Poder Executivo.

Ação Penal

No dia 24 de abril, o Ministério Público também ofereceu denúncia criminal em desfavor de Leto Moura Leitão Filho e outros três acusados por tentarem matar o prefeito de Novo Acordo, Elson Lino de Aguiar Filho. O crime aconteceu no dia 09 de janeiro de 2019, quando Gustavo Araújo, a mando de Leto Moura, foi até a residência do prefeito e disparou três tiros contra a vítima, dois no rosto e um no braço.

Fonte / MPE-TO

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Anuncie aqui, clique aqui para entrar em contato.

Veja também

Porto Mídia - PodCast

Publicidade

300x250
Paulista
277158474_1419113205204878_6132805285539760849_n
WhatsApp Image 2022-02-24 at 15.13.31
WhatsApp Image 2021-11-19 at 12.16.21

Anuncie aqui,
clique aqui para entrar em contato.

Já conhece nosso podcast?